importância do acido fólico

Ácido Fólico Gravidez – Importância do Ácido Fólico na Dieta da Grávida

Para garantir uma gravidez saudável bem como a saúde da criança, a futura mamãe precisa se programar para se alimentar corretamente. Os habitos alimentares precisam de algumas modificações, alguns alimentos precisam ser priorizados e alguns completamente excluídos do cardápio.

Durante a gravidez o ácido fólico deve ser incluído na alimentação da grávida, pois ele é essencial para a formação do bebê. Confira abaixo mais informações sobre o folato, quais alimentos o contém e como organizar a sua dieta na gravidez. Aliás, se você tem dúvidas sobre a alimentação, não deixe de conferir as principais dúvidas sobre a alimentação durante a gravidez.

importância do acido fólico

O que é o Ácido Fólico?

O ácido fólico, também chamada de vitamina B9, é uma das vitaminas super importantes nas primeiras semanas de gestação.

Importância do Ácido Fólico para o Bebê

O ácido fólico participa da formação do sistema nervoso do feto, bem como na formação dos glóbulos vermelhos.

Quando a mãe não ingere ácido fólico suficiente, o feto pode apresentar problemas no tubo neural, prejudicando o seu desenvolvimento adequado. O tubo neural se desenvolve nas quatro primeiras semanas da gestação e é responsável pela formação de grande parte do sistema nervoso do bebê, como a espinha bífida e o cérebro.

Ainda para o bebê, o ácido fólico também ajuda a prevenir doenças do coração e trato urinário. Além de ser responsável por prevenir a fissura do lábio-palatina (lábio leporino).

O grande problema é o ácido fólico é essencial nas primeiras 4 semanas de vida do feto – onde muitas vezes a mãe ainda nem sabe que está grávida. Por esse motivo, se você está pensando em engravidar, considere consultar um médico para verificar se sua alimentação está correta.

Em adultos e crianças, o ácido fólico é essencial na produção de glóbulos vermelhos. Por esse motivo, quando a ingestão desse ácido é insuficiente, ocorre a anemia falsiforme – cujos sintomas são muito semelhantes a anemia comum.

Quais Alimentos Contém ácido Fólico?

Os alimentos mais ricos em ácido fólico são:

  • Vegetais de folhas verde-escuras (como o espinafre e a couve);
  • Gema de ovo;
  • Vegetais crucíferos (aspargo, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, por exemplo);
  • Fígado e outras carnes vermelhas;
  • Miúdos de aves;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Queijos pasteurizados;
  • Cacau.

Suplementos de Ácido Fólico: Preciso Tomar?

Dependendo do tipo de alimentação da grávida, muitas vezes o consumo de ácido fólico não é suficiente para suprir as necessidades da mamãe e do bebê à caminho. Nesses casos, a suplementação com ácido fólico pode ser necessária. Nos EUA, normalmente os gineocologistas indicam a suplementação de ácido fólico para as mulheres em idade fértil, mesmo que as mesmas não estejam planejando ter um filho. Essa é uma medida preventiva.

Vale lembrar que a ingestão diária recomendada do ácido fólico é de cerca de 400 mcg ao dia (durante os primeiros meses da gravidez). É possível encontrar suplementos com doses que variam de 1mg a 5mg de ácido fólico – que garantem, com cobra, a ingestão do folato.

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Mas lembre-se: a ingestão de suplementos de folato deve ser recomendada pelo seu médico. 😉

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