Dúvidas Clássicas sobre Alimentação para Grávidas – Aprenda a se alimentar corretamente

Aprenda qual o tipo de alimentação correta para grávidas e mantenha seu peso correto durante a gestação.

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Além das preocupações triviais, como decoração do quarto do bebê, que maternidade escolher, nomes de menino e de menina, não se deve esquecer da alimentação correta e da saúde durante a gravidez.

Quanto de peso posso ganhar na gravidez?

Para uma gravidez, o ideal é que você não esteja acima do seu peso, assim vai ter que tomar menos cuidado em relação ao ganho de peso, que deve ser entre 9 a 12kg durante a gravidez.

O médico ou um nutricionista pode fazer para você uma dieta com a quantidade correta de calorias e com todos os nutrientes necessários, essenciais para uma gravidez saudável e para o crescimento do feto sem complicações.

Você pode ter como parâmetro, um ganho de peso gradual de 1,5 a 2kg nos 3 primeiros meses e depois, de 250 a 400g de peso no decorrer da gestação. Claro que esses números podem variar e são só número base. O controle de peso será realizado durante as consultas ao médico que registrará seu peso a cada visita, recomendando o controle correto da sua alimentação e do seu peso.

Grávida pode fazer dieta na gravidez?

Caso você esteja fazendo uma dieta muito controlada, é importante que você comunique seu médico imediatamente após saber da gravidez, pois pode afetar diretamente no desenvolvimento do seu feto, indiferente do fato de você estar com sobrepeso ou obesa.

Se você toma comprimidos emagracedores, shakes ou qualquer outro composto para emagrecer, normalmente na embalagem está escrito se é recomendado ou não. A maioria não é recomendado, então tenha cuidado. O mesmo vale para suplementos para ganho de massa muscular. Qualquer dieta para grávida acima do peso deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista, também acompanhada de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico total diário.

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O que comer durante a gravidez para não passar mal?

Para evitar passar mal, muitos médicos recomendam realizar refeições com menos gorduras e alimentos mais secos, poucas gorduras e com fibras para evitar o intestino preso.

O ideal é que sejam feitas pequenas refeições, de três em três horas, mas tomando cuidado em escolher os alimentos, que devem ser pouco calóricos como biscoitos cream cracker, água e sal e frutas como maçã e banana que podem ser consumidos facilmente e são fáceis de se transportar.

No caso de você estar com enjôo dos alimentos e estiver vomitando, é importante que você beba muito líquido para evitar ficar desidratada. Você pode tomar água e também comer frutas que tem muita água como melancia, melão e sucos naturais sem açúcar.

Qual alimentos devo evitar durante a gravidez?

Evite café, bebidas a base de cafeína, energéticos, bebidas alcóolicas durante a gravidez. Também alimentos pesados, gordurosos e frituras, o útero aumentado provoca mais pressão no estômago e um dos sintomas que logo vão aparecer são os enjôos e a azia.

Um exame de sangue pode mostrar um baixo nível de ferro no sangue, que indica anemia, aí você pode se alimentar com feijão, carnes como fígado ou fazer a reposição com remédios indicados pelo seu médico.

Lógico que só comer bem não garante uma gestação saudável, é preciso aliar alimentação e exercício, que não podem ser esquecidos durante a gravidez.

Quer saber mais sobre o aumento de peso na gravidez? Veja nosso artigo.

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E se você já está acima do peso ou quer se manter em forma, não deixe de ler nosso artigo sobre Exercícios na Gravidez.

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Tem alguma dúvida em relação à alimentação para grávidas? Mande pra gente pelos comentários!

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