Como se alimentar bem no primeiro trimestre da gestação

O primeiro trimestre da gestação é quando o bebê está se formando e por esse motivo é uma das fases da gestação mais importantes e também mais difíceis, o corpo vai sofrer diversas mudanças ao longo da gestação, mas nos primeiros três meses são mais acentuadas.

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A alimentação precisa ser adequada sim nesse momento (o ideal é começar um plano alimentar antes mesmo de engravidar) mas não se preocupe tanto com isso agora já que devido aos enjôos típicos da gravidez você pode ter dificuldades em se alimentar corretamente.

Um dos mitos ainda presentes é o de que a gestante precisa comer por dois, não precisa, o ganho de peso excessivo pode ocasionar diversos problemas ao longo da gestação, como a diabetes gestacional e descontrole da pressão arterial. O que é necessário de fato é a gestante consumir nutrientes por dois e não calorias.

Alimentos indispensáveis nessa fase da gravidez

É fundamental, sempre que se sentir confortável, fazer pelo menos 5 refeições por dia de alimentos saudáveis, como por exemplo, beterraba, feijão, brócolis e suco de laranja, esses alimentos em especial contêm ácido fólico indispensável na gravidez porque previne diversos problemas congênitos no bebê. O Omêga 3, presente no peixe também é uma excelente escolha.

Café da Manhã

  • granola
  • pão integral
  • leite de soja
  • frutas
  • aveia
  • iogurte
  • queijo
  • leite e derivados

Uma refeição gostosa pela manhã vai te dar a energia necessária para começar o dia, mas assim como em todas as refeições, é importante comer em porções pequenas. Se não tiver apetite logo que acordar, coloque uma fruta e um iogurte na bolsa para tomar depois, mas não deixe para comer muito próximo da hora do almoço.

Almoço e Jantar

  • mandioca
  • mandioquinha cozida
  • feijão
  • lentilha
  • grão de bico
  • frango
  • carne vermelha magra
  • ovo
  • legumes
  • vegetais
  • saladas

Consuma alimentos que proporcionem energia e proteínas, cuidado com massas, arroz e molhos muito calóricos. Se for consumir arroz, prefira o integral.

Ceia

  • Leite
  • Queijo Branco
  • Frutas
  • Biscoitos e bolachas integrais
  • Chá

A ceia é uma refeição super leve, uma ou duas horas antes de dormir. Assim você não vai acordar com muita fome, mas também preste atenção para não beber líquidos de mais e se for consumir chá, veja se ele não tem muita cafeína, o que dificulta o sono para algumas pessoas.

O que beber durante a gestação

Beba no mínimo 8 copos de água por dia e evite bebidas que contenham cafeína, está se sentindo cansada (natural, em especial no primeiro trimestre), experimente tomar um copo de água com uma fatia de limão dentro, limonada ou água de coco.

Normalmente os enjôos são mais intensos de manhã, o que dificulta a alimentação porém ficar muito tempo em jejum aumenta ainda mais o desconforto, então mantenha sempre por perto bolacha de água e sal ou maisena ou ainda um “truque” que costuma funcionar muito bem é cheirar limão. Teste alimentos que podem cair bem no café da manhã, leite batido com uma fruta, lanche com peito de peru, aipo ou cenoura, barrinha de cereal.

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O importante é cuidar bem de você e do bebê e curtir cada momento da gestação.

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