Você conhece alimentos que te ajudam a produzir mais leite materno?

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O leite materno é a mais importante fonte de nutrientes para os recém-nascidos e a importância de amamentar é mais do que uma unanimidade entre os médicos e especialistas em cuidados infantis. Somente com o crescimento do bebê e seu amadurecimento, você pode introduzir novos alimentos para o bebê, de acordo com a orientação do seu médico.

Para as mamães, é bom saber que alguns alimentos ajudam a aumentar e estimular a produção de leite e ajudar o bebê crescer bem saudável. Um dos problemas mais comuns da amamentação é justamente a falta de leite suficiente, então antes de se desesperar, conheça esses alimentos.

Como estimular a produção de leite?

Muitas vezes você pode se perguntar se existe algum meio de garantir que sua produção de leite materno seja suficiente ou se existe algum meio de produzir mais leite materno para a amamentação.

Uma das dicas para ter bastante leite é estimular seus seios para que ele produza mais, e a melhor maneira para isso é amamentar, já que o corpo só produz leite à medida que ele é consumido pelo bebê.

Ao final de uma mamada, se você perceber que ainda há leite nas mamas, você pode fazer a ordenha manualmente ou com uma bomba extratora da leite, armazenando este leite para depois em recipientes previamente esterilizados.

Outro fator que pode estimular a produção de leite é baixar a ansiedade e toda a mística em relação à amamentação do bebê, já que é uma fase de completa adaptação do bebê e também sua com o bebê.

Se você perceber que está ficando estressada pelas noites mal dormidas, fica ansiosa de mais, tente relaxar e mentalizar coisas positivas, pois o aleitamento materno é muito importante para o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida, quando o leite materno vai inclusive passar todos os anticorpos necessários para o bebê não adoecer facilmente.

Tente dormir pelo menos em um dos períodos que o bebê dorme durante o dia, assim você terá suas energias de volta para amamentar. Outro método que pode ajudar a produção e a saída do leite é fazer compressas mornas antes das mamadas. Você também pode deixar cair bastante água quente sobre as mamas durante o banho também e repetir as compressas mornas ao longo do dia.

O uso de remédios para aumentar a produção de prolactina, que é o hormônio responsável pela produção de leite, não é muito recomendado pelos médicos, mas o uso desses remédios é só utilizado em casos muito específicos e sempre como última estratégia de aumento da produção de leite materno.

Alimentos que ajudam a produzir mais leite materno

Salmão

Peixes como o salmão fazem parte dos chamados super alimentos ou alimentos funcionais. O salmão, assim como outros peixes gordurosos tem bastante ômega-3, além de vitaminas B3, B6 e B12, ele ajuda no desenvolvimento do feto e também durante a amamentação, na produção de leite.

Iogurte

Todos os derivados do leite são bons para as mães durante a amamentação. O iogurte é um alimento muito saudável e é conte de cálcio e vitaminas. Você pode consumir as versões naturais ou com polpa de frutas, de duas à três vezes ao dia.

Frutas e Legumes

Todas as frutas e legumes são liberadas durante a amamentação, além de ajudar a manter uma dieta balanceada e bom poucas gorduras. As vitaminas desses alimentos ajudam na produção do leite e também na saúde e crescimento do bebê. Você pode consumir diversas porções de frutas por dia e saladas e legumes cozidos nas refeições. A laranja, além de ter muita vitamina C, ajuda a te hidratar durante a amamentação.

Alimentos Integrais

Arroz, macarrão, cereais e outras fontes de fibra são fundamentais durante a alimentação, pois possuem carboidratos e são uma excelente fonte de energia durante a amamentação. Para quem tem problemas digestivos, diabetes e sobrepeso, é uma ótima forma de controlar a alimentação, pois os alimentos integrais tem bem mais fibras que os comuns e tem minerais e vitaminas B.

Ovos e omeletes

São uma excelente alternativa para um café da manhã e tem muitas vitaminas, proteínas e minerais para incrementar a produção do leite materno, dentre as vitaminas, você tem a vitamina A, E e K, ótimas para manter o corpo saudável e livre de doenças. E se você já não toma complementos de vitamina D, os ovos também são uma ótima fonte e ajudam a fortalecer os ossos.

Carnes Magras

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É importante manter uma boa fonte de proteínas durante a amamentação, e as carnes magras, de boi ou de frango, podem ser uma boa fonte. Além de proteínas, as carnes oferecem ferro, que é importante para o seu sangue. Lembre-se que as carnes são de digestão mais difícil, então é importante não comer grandes porções.

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