Aumento de Peso na Gravidez – Veja quantos quilos você pode ganhar

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Ganhar peso na gravidez é conseqüência da própria gravidez, mas quanto pode se engodar durante a gestação?

Os número médios de aumento de peso é de 12,5 kg ao final da gravidez, mas claro que isso depende do seu tipo físico. Toda a mudança no corpo feminino durante a gestação é o que acaba provocando este aumento de peso. O acompanhamento médico é muito importante e ele vai te dar as orientações corretas, mas veja algumas informações bacanas.

aumento de peso gravidez

Agora você vai entender como estão distribuídos os quilos extras em seu corpo durante a gravidez.

O principal, na composição do peso extra na gravidez é o peso do próprio bebê. Podemos considerar o peso médio de 3,3 Kg ao nascer. Sua região abdominal é a que mais cresce, a musculatura do útero se desenvolve e adicionam 900 gramas à essa equação.

Apesar de não aparecer, a placenta, por armazenar líquidos, é responsável por mais 700 gramas no seu peso. O aumento dos seios para a produção de leite materno, pode adicionar mais 400 gramas ao seu peso.

Para manter todo o corpo, seu e do seu bebê funcionando, é necessário algum sangue extra, e não fique achando que é pouco. Só de sangue, são 1,2 Kg adicionados ao seu peso. Outra causa de aumento de peso na gravidez é a acumulação de líquidos, uma parte desse líquido é o líquido amniótico, pesando cerca de 2 Kg.

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E uma parte do peso acumulado no seu corpo é armazenado em forma de gordura, essa gordura pesa cerca de 4 Kg e ela está lá como uma reserva para o momento da amamentação. Veja mais em O Guia da Amamentação.

O controle do peso durante a gravidez é bem complicado, mas você não deve sair fazendo nenhum tipo de dieta para gestantes sem o acompanhamento e recomendação médica. Claro que qualquer ganho de peso além do necessário para um gravidez saudável é ruim, mas também não consumir as proteínas, gorduras e vitaminas necessárias para o  desenvolvimento do bebê também não é nada legal.

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Além de cuidar do peso através do que se ingere, apesar da preguiça, enjoos e indisposições, é bom fazer exercícios. Claro que são exercícios mais leves e menos intensos do que para uma mulher saudável, sendo principalmente realizados para você ganhar resistência física e também para ter algum relaxamento. Os exercícios físicos para gestante ajudam a evitar o aumento de peso na gravidez além da conta.

Como perder peso depois do parto

Parabéns, seu filho nasceu! Agora é a hora que você pensa, o que eu faço para voltar ao meu peso normal? Existe fórmula mágica? Claro que não, mas existem dicas preciosas que você pode usar para ter o seu corpinho de volta e você vai entrar naquela sua calça jeans favorita que você deixou no armário.

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Ganhar peso durante a gravidez é inevitável, mas perder esse peso extra é mais do que necessário para a sua saúde. Veja essas dicas para emagrecer depois da gravidez.

Queime calorias amamentando

Você sabia que a amamentação consome em média 600 calorias por dia? Isso seria pelo menos uma hora de caminhada leva a moderada! Então não pare de amamentar, assim você aumenta o seu gasto calórico diário e te ajuda a perder peso após o parto. O corpo da mulher, mesmo após a gravidez tende a armazenar gordura, justamente para o período da amamentação. Lembre-se que o ato da amamentação é bom para você perder peso, mas também é super útil para o seu bebê, que recebe um alimento completo e ainda o ajuda a crescer de forma saudável.

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Tente criar uma rotina de exercícios

Mexer o corpo é fundamental para perder peso, mesmo para quem não passou por uma gestação e um parto. Como falamos no início, não existe milagre. Sabemos que a vida é corrida depois do nascimento do bebê e você deve estar com o sono atrasado, mas você pode se programar para fazer uma caminhada ao início ou final do dia, quando o sol é menos intenso, e também voltar aos poucos para exercícios mais fortes como corrida e bicicleta. Claro que antes disso você vai falar com seu médico, que vai ter dar alta para fazer exercícios específicos para perder peso e vai te orientar em relação a alimentação também.

Se você já puder fazer, abdominais são ótimos para a região abdominal e você tem resultados mais rápidos do que somente fazendo caminhadas.

Algumas mães começam a fazer pilates, yoga e hidroginástica como exercícios para gestantes e depois do parto, mesmo com o bebê, por gostarem da modalidade acabam continuando com os mesmos exercícios. Nossa dica e também de muitos médicos, é que você faça algum exercício, não importa qual, desde que você se sinta bem e com segurança.

Fecha a boca menina! Pare de comer besteira

Se você é louquinha por um doce, claro que vai ter que dar uma segurada pra perder peso. Muitas mamães falam que sentem muita vontade de açúcar nesta fase, mas é preciso se controlar para perder peso. A dica é ter docinhos pequenos e saber se controlar. Você pode comer gelatina, frutas desidratadas moderadamente e até um chocolate de embalagem pequena.

A dica é também comer frutas como banana, maçã e sucos naturais também. Mesmo quem não está grávida e está em dieta, deve tentar seguir uma alimentação regular de três em três horas, com pequenas porções. Assim você não come um montão numa refeição só e começa a condicionar o seu corpo à perder peso.

Refrigerante e bebidas com gás não são uma boa, além de dar gases, causam distensão abdominal, que pode te fazer sentir até mais fome ainda.

Alguns médicos podem recomendar a redução ou até a restrição total à refrigerantes, principalmente os que são à base de cola, já que além de muito açúcar, contém cafeína, corantes e a água com gás.

refrigerante

Grávida pode tomar refrigerante?

Claro que o refrigerante não é a melhor das bebidas nem para quem não está grávida, mas nem por isso deve haver radicalismo, se for tomar, basta ter cautela na quantidade e também não fazer disso um hábito, só não beba refrigerante se você tiver realmente uma restrição médica para isso.

Algumas grávidas podem ter algum desconforto em relação à essa bebida pois elas contém gás, o que pode dar ou aumentar a sensação de estômago pesado ou cheio mesmo com poucas quantidades ingeridas.

O que beber no lugar do refrigerante durante a gestação

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Se quiser alternativas aos refrigerantes, prefira os sucos naturais, de preferência sem açúcar, água e água de côco. Se não tiver o hábito de beber água, tente manter sempre uma garrafinha por perto e vale até programar um alarme no celular para beber um pouquinho de água a cada uma ou duas horas. A hidratação ajuda em diversos aspectos do funcionamento do seu organismo, da digestão à qualidade da pele, ajudando até a previnir as temidas estrias da gestação.

A ingestão de líquidos também é importante antes, durante e depois das atividades físicas, pois perdemos bastante água e sais minerais com a movimentação do corpo.

A dica extra – cinta pós-parto

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Não é uma dica de alimentação mais vai te ajudar a te dar um corpinho bem bonito em ordem. A cinta modeladora pós-parto é muito indicada, tanto que várias mulheres já saem da maternidade usando. Ela ajuda a colocar tudo do lugar e é feita com materiais elásticos que comprimem a região da cintura.

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E aí? Preparada para emagrecer e voltar ao peso normal de antes da gravidez? Quantos quilos você engordou e quantos você quer perder? Conta pra gente!

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