Bebidas Alcoólicas e Amamentação

O clima pode até ser de festa e comemoração pela chegada de um novo bebê, mas bebidas alcoólicas e amamentação não combinam. Não importa qual o tipo de bebida alcoólica, nenhuma deve ser consumida pela mamãe que está amamentando.

Apesar do mito de que cerveja preta aumenta a produção de leite, isso não passa de pura lenda urbana e nenhum médico e nem um pediatra vai te receitar cerveja como parte da alimentação durante a amamentação.

O que acontece é que na verdade, o álcool vai afetar a qualidade do leite em menos de 30 minutos após ingerido, pesquisas médicas nesse sentido apontam que a queda na produção de leite materno chega a 23%, quando as mães fazem consumo de bebidas que contém álcool.

A maior dúvida das pessoas é saber se o álcool vai prejudicar seu bebê. O maior prejuízo do álcool no leite é que ele deixa o mais sonolento e com mais fome, já que sua produção de leite vai cair, além de estudos que relacionam mães que bebem durante a amamentação e bebês que tem mais problemas de refluxo.

Isso não significa que você não pode beber de maneira alguma, mas você precisa dar um tempo considerável antes de oferecer seu leite para o bebê, para que todo o álcool seja eliminado do seu corpo, e você também precisa ajudar seu corpo bebendo bastante água para repor os líquidos perdidos devido a ingestão da bebida.

Outra opção é você usar uma bomba extratora de leite para retirar leite antes de consumir alguma bebida alcoólica e oferecer este leite retirado para o bebê em uma mamadeira ou com um copinho de amamentação.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Quando o consumo do álcool é muito grande, à ponto da mãe ser considerada alcoólatra, é de se esperar que a mãe deixe de cuidar corretamente do bebê, então além do problema da presença do álcool no leite, é possível que os todos os cuidados necessários com o bebê sejam negligenciados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *