Câimbras na Gravidez – Porque Ocorrem e Como Prevenir?

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As câimbras podem ocorrer em qualquer pessoa. Comum em praticantes de esportes e grávidas, as causas das câimbras geralmente estão associadas a exercícios em excesso ou falta de cálcio no organismo.

Porque as grávidas têm mais câimbras?

A partir do quarto mês de gravidez o desenvolvimento do bebê começa a ser mais intenso – ele ganha mais peso e desenvolve melhor o seu corpo. Esse desenvolvimento se reflete na barriga da mamãe, que começa a ficar mais pesada. Nessa fase, a postura da mãe se modifica bastante e seus músculos se esforçam mais para se adaptar ao peso da criança: o que pode facilitar o aparecimento de câimbra.

Outro ponto que colabora para o aparecimento de câimbras nas mamães: nos últimos dois trimestres a formação dos ossos do bebê já está mais avançada e, para se desenvolver, a necessidade de cálcio aumenta e esses são supridos pelo organismo da mãe que, o que resulta na predisposição as câimbras durante a gravidez.

gravidas

O que é Câimbra?

Uma câimbra ocorre quando um músculo contrai involuntariamente. Elas podem ocorrer em diversos horários, mas normalmente acontecem após exercícios físicos, durante a noite e até mesmo durante determinadas atividades. Aliás, elas são mais comuns nos músculos das pernas, mas durante a gravidez elas podem ocorrer no abdômen.

Câimbras na Gravidez têm tratamento?

Assim como indicado para esportistas de diversas modalidades: alongue-se sempre e se mantenha em movimento. Em especial para as mamães: caminhadas, natação, hidroginástica e até mesmo pilates são excelentes opções de exercícios. Além disso, procure não usar roupas muito apertadas ou desconfortáveis e evite sapatos e sandálias de salto alto. Não deixe de conferir as nossas dicas de alongamentos para gestantes. 😉

Também fique de olho na alimentação: evite alimentos que possuem muito fósforo em sua formulação, como refrigerantes e salgadinhos de saco (como batatas fritas e salgadinhos de milho). Aliás, consumir alimentos ricos em cálcio também é aconselhado: leites e queijos magros, couve-flor, entre outros. O magnésio e potássio também são minerais que participam no metabolismo muscular, então procure consumir alimentos com esses minerais, como folhas verdes, grãos, cereais integrais e legumes. Aliás, não esqueça de conferir nossas dicas sobre a alimentação na gravidez.

Vale lembrar que as câimbras só são motivo de preocupação quando elas são rotineiras e a dor é constante. Nesses casos, procure seu médio para que ele possa avaliar as prováveis causas e maneiras de tratamento da câimbra.

Dúvidas sobre Caimbras

Porque tenho dores e câimbra nas pernas à noite?

Conforme comentamos anteriormente, as câimbras ocorrem quando os músculos ficam fatigados, seja pela prática de esportes ou outras atividades físicas. Com o corpo da mamãe se modificando para se adaptar ao peso extra do bebê, os músculos podem ficar tensionados por mais tempo do que o normal, o que pode levar aquelas câimbras nas pernas no final do dia.

Como Evitar as Câimbras?

Para evitar as câimbras, siga os seguintes passos:

  • exercite-se
  • alongue-se
  • alimente-se bem

Exercitando-se regularmente você mantém o tônus muscular. Antes de dormir, procure alongar-se corretamente, costas, pernas, braços e toda a extensão do seu corpo. Mantenha também uma alimentação equilibrada e saudável, essa atitude fará bem para você e o seu bebê: consuma alimentos ricos em cálcio, evite alimentos enlatados, salgadinhos e outros alimentos ricos em fósforo.

Além disso, também evite passar muito tempo sentada ou em pé, ou seja, procure alternar seus movimentos ao longo do dia. Aliás, também evite sapatos com salto alto.

Alongue-se corretamente antes de dormir.

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Quando se sentar, sempre apóie corretamente os pés no chão e evite cruzar as pernas, pois esse movimento pode prejudicar a circulação do sangue nas pernas.

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