Arquivo da categoria: Escola e Creche

criança na pré-escola

Pré Escola – Tudo que Você Precisa Saber

Compartilha:

A pré-escola é o início da vida estudantil da criança, é quando ela passa dos dias de cuidados com os pais, parente próximos e em muitos casos, babás, para um programa de convívio com outras crianças da mesma idade, com foco no aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades.

Entretanto, essa fase cheia de mudanças pode ser complicada para seu filho. Pode ser que ele se recuse a ir para a escola nos primeiros dias, faça birra e até mesmo fique irritado em casa. Além disso, os pais ficam com muitas dúvidas sobre a necessidade de colocar o filho na pré-escola: com que idade colocar meu filho na pré-escola? Como escolher a pré-escola? O que meu filho vai fazer na pré-escola?

Para te ajudar nessa fase do seu filho e responder a essas (e outras) dúvidas dos pais, montamos esse artigo com várias dicas: para te ajudar a escolher a pré-escola e até mesmo lidar com as possíveis birras do seu filho. 😉

criança na pré-escola

A Importância da Pré Escola

A pré-escola provê um ambiente que pode auxiliar – e muito – o desenvolvimento da criança. Com a exposição ao convívio de outras crianças, números, letras e atividades voltadas ao aprendizado, a criança começa a desenvolver um novo conjunto de habilidades: aprender a compartilhar e interagir com outras crianças, é um excelente exemplo. Por exemplo, filhos únicos normalmente são crianças que, no dia a dia, não possuem muitas oportunidades de desenvolver essa habilidade.

Além disso, os números confirmam: crianças que frequentam a pré-escola são as que enfrentam os primeiros anos de escola com maior facilidade. Melhor desempenho em diversas habilidades como leitura, melhor vocabulário e até mesmo as habilidades matemáticas mais desenvolvidas.

Embora o tempo de pré-escola não seja exatamente como a escola, ela fornece um ambiente que prepara a criança para as responsabilidades que terá no jardim de infância – de uma maneira leve e divertida. Aliás, a pré-escola é uma preparação para o jardim de infância e pode ser de grande ajuda para os pais, pois as crianças sentem menos a transferência para o jardim de infância.

O que meu filho vai aprender na Pré Escola?

Além de fortalecer as habilidades de socialização – como resolver problemas, aprender a compartilhar e respeito aos próximos – a pré-escola é um ambiente que propicia seus filhos a ganharem mais confiança e se tornarem um pouco mais independentes.

Na pré-escola as crianças descobrem que eles podem fazer coisas por si mesmos – a partir de pequenas tarefas como servir seu próprio suco e a guardar seus brinquedos após a brincadeiras; passando até a questões um pouco mais complexas para uma criança, como participar da escolha das atividades do tempo livre em família – o que é excelente para a confiança e auto-estima da criança.

Nesse momento você deve estar se perguntando se as crianças vão começar a aprender a ler ou os princípios básicos de matemática… Sim, na pré-escola as crianças começam a aprender sobre o alfabeto e desenvolver suas habilidades matemáticas, entretanto, na pré-escola o foco principal são habilidades sociais. Através das brincadeiras, histórias e jogos educativos as crianças vão começar a desenvolver as habilidades para leitura e matemática, mas o foco não é prepará-los para a faculdade. 😉

Quando colocar o meu filho na pré-escola?

Existem escolas que aceitam crianças a partir dos 2 anos de idade, mas isso não quer dizer que você deve colocar o seu filho na pré-escola com essa idade. Antes de submeter seu filho a essa nova rotina, é interessante que seu filho já tenha passado pelo desfralde, por exemplo.

Procure avaliar como é a sua rotina e a rotina da família para definir com qual idade vai colocar o seu filho na pré-escola. É interessante que ele já tenha começado a aprender a socializar com outras crianças. Também leve em consideração a rotina de seu filho.

Como Escolher a Pré-Escola?

Em uma palavra: pesquisa.

Antes de optar pela primeira pré-escola que você encontrar, analise a sua rotina e verifique quais pré-escolas melhor se encaixarão na vida de sua família. Em primeiro lugar, considere a localização e o horário. Se você trabalha fora durante a manhã, pode ser interessante verificar as pré-escolas com horário durante a manhã, perto do seu trabalho, por exemplo.

Depois de verificar os horários e locais que melhor se adaptam na rotina de sua família, procure recomendações de outras mães. Afinal de contas, você vai querer os melhores cuidados e atenção para seu filho.

Após escolher algumas opções de escolas, ligue e agende uma visita. Também procure se informar sobre taxa, política de admissão e a rotina das crianças.

Aliás, quando for visitar a pré-escola, alguns itens que você vai precisar checar:

  • a instalação é limpa e segura?
  • Existem áreas de lazer ao ar livre? São seguras?
  • Há abundância de materiais de arte, brinquedos apropriadas para a idade e livros? Eles estão em boas condições?
  • O ambiente é simpático e divertido?
  • Você se sente confortável? Você tem certeza de que uma vez que você deixar o seu filho, ele vai ser feliz e bem cuidado?

Finalmente, se você respondeu “Sim” para todas as perguntas, você pode ter certeza que encontrou o lugar certo para seu filho.

Como Fazer que meu filho goste de ir para a Escola?

Essa é talvez a pergunta mais feita por pais que possuem filhos na idade de ir para a escola ou pré-escola. Se você quer ajudar o seu filho a superar a resistência com a nova rotina você precisará se envolver na escolar de seu filho. Ao levar ou buscar o seu filho para a escola, procure ficar uns 5 minutos e peça ao seu filho te mostrar a escola, contar sobre o que ele gosta de fazer e até mesmo pedir para ele apresentar seus amigos da escola.

Ao mostrar interesse pelas atividades do seu filho ele vai entender que as atividades que ele desempenha são interessantes e importantes, o que vai ajudar a diminuir sua resistência com o ambiente escolar. 🙂

Por sua vez, a escola também deve contar com programas que possibilitem o aumento do interesse das crianças. Feiras de ciências, reuniões e piquiniques são bem excelente opções.

O que fazer quando meu filho faz birra?

As crianças vivem testando os seus limites, isso é natural e produtivo, e é um comportamento humano que nos impulsiona em diversas ocasiões. Entretanto, é necessário fazer com que a criança entenda e respeite determinados limites.

Quando seu filho faz uma birra (ou manha, como outros pais costumam chamar), não é interessante ceder, pois uma vez que você cede a criança irá entender que esse comportamento funciona e vai utilizar esse artifício mais vezes. Nessas situações, não grite ou ameace a criança.

Primeiro, tente argumentar com a criança, no caso da conversa não funcionar. Afaste-se da criança e deixe-a fazendo birra sozinha por alguns momentos. Dessa maneira a criança entenderá que esse comportamento só afasta as pessoas queridas.

Compartilha: