Arquivo da categoria: Fralda e Desfralde

Desfralde do Bebê – Guia Completo para Tirar a Fralda da Criança

Compartilha:

Ensinar a criança a usar o penico ou vaso sanitário pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser.

Os pais muitas vezes passam tanto tempo se preocupando com o desfralde e discute sobre a melhor maneira de fazer isso, mas se a criança estiver realmente pronta, não há muito o que se preocupar.

Não gaste uma enorme quantidade de tempo no desfralde – a vida continua e um dia seu filho vai apenas usar o banheiro.

Tal como acontece com outras atividades, como comer, andar, falar e fazer amigos, as crianças fazem as coisas em seu tempo, não no nosso tempo.

Portanto, não importa quando, seu filho acabará por usar o banheiro – embora alguns mais cedo e outros mais tarde.

desfralde-bebe-usado-penico

Como eu sei que a criança está pronta para o desfralde?

Aqui são pistas que seu filho pode estar pronto: ele mostra um crescente interesse em usar o penico, se sente desconfortável em fraldas sujas; fala sobre o penico; pode se vestir sozinho, vai ao banheiro em algum tipo de cronograma; pode seguir simples instruções, e permanece seco durante longos períodos de tempo.

Estes são alguns sinais de que seu pequeno pode estar pronto para dar adeus às fraldas, mas ele não precisa demonstrar todos estes comportamentos, basta olhar para ver se ele mostra um interesse geral e capacidade para usar o penico.

Normalmente as crianças começam a usar o banheiro entre os 18 e 24 meses de idade. Mas não fique muito preocupado com a idade da criança, fique de olho nos sinais que ela apresenta.

Passo a Passo para Tirar a Fralda do Bebê

Passo 1: Apresente o penico e o vaso sanitário

Próximo ao primeiro aniversário do seu filho, comece a falar sobre o penico, ocasionalmente, para despertar o interesse.

Mantenha livros infantis sobre o treinamento do penico pela casa, e leia junto com o seu filho.

Lembre-se de trazer o assunto para suas conversas, diga coisas como: “Eu me pergunto se Elmo [ou bicho de pelúcia favorito da sua criança] precisa ir ao banheiro” ou “eu tenho que fazer xixi eu estou indo para o penico”.

A idéia é conscientizar a criança sobre o penico e torná-lo mais confortável com o assunto.

Passo 2: Compre o penico certo

Comprar o equipamento necessário, seja um penico cheio que se senta no chão ou os assentos que vão em cima do vaso sanitário adulto.

Alguns pais preferem colocar vários penicos em toda a casa (por exemplo, manter um na cozinha ou na sala de estar, bem como no banheiro e/ou no lavabo), mas os especialistas aconselham a não usar essa estratégia.

Pois depois você terá que acostumar o seu filho a usar apenas um penico ao invés de vários, e só depois o vaso sanitário.

Confira abaixo alguns modelos de penicos e assentos para vaso:

Passo 3: Escolha a hora certa!

Mesmo que seu filho pareça pronto, prefira não fazer o desfralde em tempos de transição ou estressantes, como férias, um novo bebê a caminho, um divórcio ou o começo das aulas, por exemplo.

Aprender essa nova habilidade será uma atividade mais simples e prazeirosa quando a criança estiver mais tranquila e relaxada.

Quando você decidir que é hora de começar a treinar o desfralde, tenha em mente que, se você quer que seu filho vá ao banheiro independentemente do dia ou da noite, certifique-se que ela já esteja dormindo em uma cama grande para criança (ou seja, uma cama de onde ele consegue sair com facilidade).

Além disso, garanta que a criança tenha acesso a um penico sempre que precisar. Dessa maneira eles conseguem alcançar o penico por conta própria, no momento que precisarem.

Passo 4: Mostre como usar o banheiro

Quando você estiver pronto para começar a treinar, escolher determinados momentos do dia para levar seu filho ao banheiro (mesmo que ele não tenha que ir).

Você pode ter que sentar a criança a cada duas horas no penico, antes de sair de casa, antes dos cochilos e antes de dormir – e incluir esse hábito como a primeira coisa a ser feita na manhã.

É interessante é ter momentos chave ao longo do dia e, da mesma maneira quando ensinou o bebê a dormir na cama dele e nos horários certos, você precisa adotar um ritual: peça para a criança tirar as roupinhas necessárias, e sente-a no vaso sanitário por alguns minutos.

Leia um livro ou use um jogo de perguntas para ajudar a passar o tempo de uma maneira divertida.

Mesmo que a criança não faça suas necessidades naquele momento, faça-a lavar as mãos e a parabenize pelo esforço.

como usar o banheiro

Passo 5: Elogie e Incentive!

Quando a criança está no processo de deixar de usar as fraldas, os acidentes são parte do processo. Algumas crianças ainda molham a cama por 5 ou 6 anos.

Nunca puna o seu filho para molhar ou sujar as calças, ele está começando a aprender e você deve ajudá-lo e incentivá-lo.

Na verdade, quando usamos de punição nesse processo, isso só fará com que seu filho tenha medo de usar o penico – o que atrasa o processo de desfralde.

Por isso, sempre que o seu filho usar o penico corretamente, ofereça suporte e uma pequena recompensa. Mas não exagere! Palavras de conforto são suas melhores aliadas.

crianca-usando-penico

Como Incentivar a criança a usar o banheiro?

Calendários coloridos e diário do banheiro

Uma das maneiras mais interessantes é montar um gráfico decorado com o super herói o personagem favorido da criança.

Depois de cada ida sucedida ao banheiro, ele pode colocar uma etiqueta colorida no calendário.

Outra forma de incentivar a criança é mostrar para ela o quanto ela está sendo corajosa e evoluindo. Monte um “diário” do banheiro e, sempre que a criança for bem sucedida ao ir no banheiro, acrescente mais uma história no diário.

Mas lembre-se de sempre colocar a criança como um herói ou heroína, e convidar a criança a te ajudar na escrita.

Sacola de presentinhos

Coloque vários brinquedos baratos e adesivos coloridos em um saco de presente colorido. Cada vez que seu filho usar o banheiro corretamente, permita que ele pegue uma surpresa do saco.

Dúvidas e problemas mais comuns no Desfralde

Meu filho está pronto para o desfralde mas parece assustado!

Seu filho pode se sentir intimidado com a grande tarefa de aprender a usar o banheiro. É necessário incentivar a criança, dizer que a criança já está se tornando uma mocinha ou mocinho, comprando peças de roupa íntima “especiais” e estabelecer alguns incentivos para sempre que a criança vai ao banheiro corretamente.

Ao incentivar a independência da criança você a tranquiliza, mostrando que ela está pronta para deixar as fraldas para trás.

Meu filho faz xixi na cama

Se a enurese é uma ocorrência de repetição, tente acordar a criança a usar o banheiro uma ou duas horas depois de ir dormir.

Mantenha o vaso sanitário de treinamento para fora e adicionar luzes noturnas no quarto e banheiro para tornar as viagens noturnas ao banheiro mais fáceis para a criança.

Meu filho tem “acidentes” durante o dia

Como a criança ainda está se adaptando a ter que ir ao banheiro, ela provavelmente terá alguns acidentes durante o dia.

Quando isso acontecer, mantenha a tranquilidade e não adote uma punição. Tente verificar os horários que a criança tende a ter “acidentes” e a incentive a ir no banheiro.

Assim que você montar o “calendário” de idas ao banheiro, procure lembrar a criança perto dos horários de banheiro: mas somente quando você ver que a criança não está se lembrando.

Procure incentivar a criança a se lembrar de ir ao banheiro, mas não controle as idas!

Meu filho tem recaídas e se recusa a usar o banheiro

Se o seu filho começa a resistir muito ao treinamento de desfralde, pode ser que ela não esteja emocionalmente pronto. Não importa o que ele fizer, jamais adote punições físicas.

Nesse caso, pare o treinamento de desfralde por algumas semanas e, em seguida, tente novamente.

Pode levar esta breve pausa para deixar a criança preparada para passar a usar o banheiro corretamente.

Meu filho não usa o banheiro na creche ou na escola

A rotina de banheiro é diferente em cada creche ou escola, dessa maneira você precisa saber qual a rotina da escola ou creche do seu filho, de maneira a descobrir como incentiva-lo a usar o banheiro fora de casa.

Meu filho fica chateado quando pede para usar o banheiro

O desfralde nem sempre é uma situação fácil para os pais, mas não se esqueça que ele também é frustrante para o seu filho.

Se ele começa a ficar chateado, diga a ele o quanto você quer que ele se torne um mocinho. Ao invés de gritar, deixar claro que ele é a parte mais importante do processo, deixando-o saber que você precisa de sua ajuda.

Se a criança continua a ficar chateada, pare o desfralde por alguns dias e, em seguida, retome quando ela estiver pronta novamente.

Meu filho passou pelo desfralde, mas voltou a ter “acidentes”

Fazer o seu bebê se sentir mal sobre um acidente pode se transformar em uma luta de poder. É provável que ela esteja reagindo a uma grande mudança em casa ou na escola, portanto, seja paciente e de-lhe algum tempo.

Espere até que seu filho lhe diga que está pronto para usar o banheiro novamente e o incentive.

Meu filho não consegue fazer cocô no banheiro

Celebre quando a criança consegue fazer cocô no banheiro – caso contrário, ele pode estar com medo de fazer uma bagunça.

Tente incentivos e recompensas para que ele saiba que você está orgulhoso, ele está agindo como uma criança grande.

Se ele ainda é incapaz de ir, tente tomar nota de quando ele faz cocô durante todo o dia e certifique-se que ele está em um banheiro nesses momentos.

Vou viajar, mas meu filho está no meio do desfralde

Leve na viagem todas as “ferramentas” que você usa em casa.

Se você estiver dirigindo, verifique os pontos de parada e banheiros ao longo do caminho.

Para outros meios de transporte, vá com seu filho regularmente no banheiro, para que ele entenda que o banheiro é uma rotina que deve fazer parte da viagem.

Compartilha:

Como Trocar a Fralda do Bebê? – Até o papai aprende!

Compartilha:

As trocas de fraldas devem ser feitas sempre que o bebê mamar e em todas as vezes que o bebê defecar, no entanto, trocar a fralda antes ou depois da mamada, fica a critério da mãe, porém, se a criança corre o risco de regurgitar com a movimentação da troca de fralda, considere a troca antes da mamada. Normalmente é necessário trocar o bebê cerca de 8 vezes por dia. É mamãe, não é por acaso que passamos a fazer as contas em número de fraldas. Aliás, confira também as nossas dicas sobre como economizar na compra de fraldas.

O acúmulo de urina na fralda, pode causar alergias na pele do bebê, como assaduras e brotoejas, sendo assim, todas as trocas de fralda devem ser acompanhadas de uma higienização e pomada protetora.

O bebê urina de hora em hora e pode fazer cocô algumas vezes no dia, sendo assim, sempre mantenha a atenção na quantidade de urina que há na fralda para realizar a troca, mesmo que o bebê não se queixe da fralda suja ou molhada, evitando que surjam as alergias.
Tenha próximo do local da troca, todos os itens necessários para este procedimento, como uma fralda limpa, algodão e água morna ou lenços umedecidos caso seu filho não apresente alergias a composição e pomada.

Deite o bebê sobre a cama ou sobre o trocador de fraldas, retire as fitas adesivas que seguram a fralda e abra a fralda suja, cole estas fitas nelas mesmas evitando que grudem no bebê durante a troca de fraldas. Erga um pouco as pernas do bebê, de modo que consiga dobrar a fralda abaixo da criança e comece a limpar a região com algodão e água morna ou com o lenço umedecido, observando os locais que podem acumular sujeiras, como dobrinhas da virilha, se for menina verifique se há sujeira na vagina.

Após a limpeza, passe a pomada e erga novamente as pernas do bebê para trocar a fralda suja pela fralda limpa, a parte que tem adesivos, ficará embaixo do bebê para posteriormente se ajustar na barriga do bebê, deixando justo, mas não apertado. Garanta que a parte que fica em contato com a virilha está esticada, evitando que o atrito incomode a criança, e se a criança for maiorzinha, permite maior mobilidade ao usar a fralda.

E você, tem alguma dica extra para compartilhar com as mamães aqui do blog?

Compartilha:

Dicas para economizar na compra de fraldas – Compre mais barato aqui

Compartilha:

As fraldas são responsáveis por um dos maiores custos do bebê, então vamos dar algumas dicas para você economizar na hora de comprar fraldas e ainda poder respirar no final do mês.

Fralda

Muitas mães tem optado por fazer chás de fralda ao invés do tradicional chá de bebê, nessas festas, o presente principal, como o nome já diz, são fraldas. Você vai ganhar fraldas de diversos tamanhos, então é só garantir um espaço em casa para guardar tudo e vai ter um bom estoque de fraldas para seu bebê.

Outra dica é sempre ficar de olho em promoções de fraldas. É bem provável que durante a gestação e logo após o nascimento do seu bebê você fique presa em casa, então aproveite este tempo para pesquisar os preços de fraldas na internet. Muitas lojas fazem boas promoções de fraldas o ano todo, com 20% ou 30% de desconto e ainda com algum brinde como lenços umedecidos.

As promoções nos supermercados são também importantes, mas algumas delas tem limitação de compra. Para aproveitá-las você precisa ficar de olho nos anúncios de jornal e da TV, e claro, contar com a ajuda do marido, pedindo para que ele passe no corredor de fraldas sempre, mesmo que ele tenha ido ao mercado só para pegar cerveja e gelo.

Algumas mães também se organizam de forma que uma avisa a outra e até compra as fraldas em promoção para depois entregá-las às amigas, neste caso, combine como vai pagar as fraldas, e nada de dar calote hein!

Também dá pra combinar com as amigas algumas trocas de pacotes, se uma delas já não está usando mais fraldas P e ela precisa de fraldas M que você tem de monte, é só vocês combinarem de trocar e pronto. Ninguém sai perdendo.

Prefira as marcas de fraldas de mais qualidade, você vai economizar muito sem precisar trocar fraldas que vazam e não absorvem o xixi e também que podem não oferecer o mesmo conforto ao seu bebê.

E para você já se preparar para o desfralde e não usar mais fraldas com o seu bebê, leia nosso artigo.

Evite ficar sem estoque de fraldas, o produto normalmente tem uma validade bem grande e você dificilmente vai perder. O ponto para economizar está aqui, se planejando da maneira correta, você não precisa recorrer ao seu mercado de bairro ou na farmácia, onde os preços praticados são bem maiores e os pacotes são menores.

Compartilha:

Dez dicas para desfraldar o bebê! Siga nossos passos simples

Compartilha:

Quase toda mãe tem a mesma dúvida, quando é a hora certa de o bebê deixar de usar as fraldas?

Você não precisa ficar neurótica achando que seu bebê nunca vai sair das fraldas, é um processo natural e de desenvolvimento do seu filho. Dá pra seguir algumas dicas sobre como desfraldar o bebê e assim vai ser mais fácil para o bebê e para você também.

Fralda

1 – Comece tirando as fraldas logo depois que a criança acorda, levando à ao banheiro e falando para usar o vaso para o xixi e o côco, pode ser um daqueles penicos coloridos também.

2 – se for usar o banheiro, use aqueles redutores do assento, não quer ver o seu bebê cair dentro da água do vaso sanitário, certo?

3 – Ele pode estranhar das primeiras vezes e sair pouco xixi, mas logo aprende. As crianças aprendem as coisas mais rápido do que você imagina, e quando você perceber, já vai estar sendo chamada para levá-lo ao banheiro. Para garantir que não vai acontecer nenhum acidente, você pode fazer visitas ao banheiro à cada duas horas.

4 – O período de adaptação sem as fraldas pode levar até 4 meses, este período é o tempo necessário para que toda a musculatura que controla a saída das fezes e da urina se desenvolva. Neste período é normal acontecer acidentes, mas no período noturno ainda vai precisar usar fraldas.

5 – Durante à noite, a criança deve ter acesso fácil ao banheiro, assim se ela sentir vontade, pode ir sozinha e sem chamar ninguém. Deixe luzes acessas ou aquelas lâmpadas de tomada para iluminar o caminho. Também é bom ficar atento aos brinquedos no chão do quarto, para não serem pisoteados e causar um acidente.

6 – Aos poucos você pode tirar a última mamada do dia, assim terá menos líquido na bexiga na hora de dormir. Mas essa recomendação deve ser combinada junto com o seu médico, pois se ele ainda estiver se alimentando pouco com outros alimentos, pode ser que retirar esta mamada seja ruim para o seu desenvolvimento.

7 – Crie o hábito de sempre levar a criança ao banheiro antes de dormir, pode ser que ela não faça nada, mas não custa nada tentar. Assim você também evita que a criança queira ir ao banheiro 10 minutos após você colocá-lo na cama.

8 – Tempo de mais com a fralda pode ser ruim, a criança se acomoda e acaba não aprendendo. Claro que também não dá pra tirar as fraldas de um dia para o outro, mas não se deve brigar com a criança, pois é um processo de adaptação mental e do próprio corpo da criança.

9 – Se o processo de desfraldar não estiver dando certo, talvez o mais ideal seja esperar 15 dias e iniciar novamente.

10 – Claro que essas dicas todas podem te ajudar, mas sempre você terá seu pediatra para perguntar, então não fique só nos sites e fóruns da internet.

Veja aqui dicas para economizar na compra de fraldas.

Claro que a maturidade da criança conta neste momento, e isso é fundamental para o aprendizado. Tente não fazer do desfralde um processo traumático para a criança, dedique tempo e carinho durante todo o processo, ela vai agradecer.

Compartilha: