Arquivo da categoria: parto

Parto Natural – Dicas para Parto Humanizado

Decidir pelo parto natural não é tão simples quanto parece – você precisa se preparar emocionalmente e verificar com o seu médico se ele te aconselha a prosseguir com esse tipo de parto. Confira nesse artigo dicas que vão te ajudar a se preparar para o parto humanizado.

parto natural

Encontre um Profissional de Saúde

Você vai precisar de um profissional de saúde que seja dedicado ao parto natural, pois ele vai te ajudar a evitar a indução do parto e uso de medicamentos para a dor, te ajudando em todo o processo do parto. O profissional pode ser um médico ou parteira, mas eles tem que ser tão comprometidos quanto você com a causa do parto natural. Se você tem uma gravidez de risco, talvez o parto humanizado não seja a melhor escolha, confira também os demais tipos de parto.

Tome cuidado com as expectativas

Se você optar pelo parto natural, talvez é melhor evitar a opinião de pessoas leigas no assunto. Normalmente as pessoas têm uma certa aversão ao parto natural, bem como muitas podem não entender totalmente o processo e acabar te passando medos e teorias infundadas, te deixando mais ansiosa do que deveria e até mesmo tentando influenciar em sua decisão. Por esse motivo, procure conversar apenas com pessoas especializadas e evite feedbacks negativos de pessoas que não entendem do assunto.

Encontre um ambiente para o parto natural

Ao invés de optar pelo parto natural em casa, procure um ambiente hospitalar como plano backup, pois se a gravidez é de risco ou ocorre alguma emergência, é mais interessante que você já esteja em um hospital.

Prepare-se para a dor

Sim, o parto é dolorido, por isso é essencial que você estude técnicas para gerenciar a dor – meditação, técnicas de respiração e yoga podem ser bastante úteis.

Aliás, nos meses que antecedem o parto, procure atividades que te mantém relaxada e ajudam a gerenciar a ansiedade. Toda mãe fica ansiosa para ver o filho nos braços, principalmente nas últimas semanas de gravidez. Além de se preparar fisicamente, procure manter a mente em uma boa sintona, evitando pensamentos que conduzem apenas à ansiedade.

Não passe fome

Muitas mulheres ficam com medo de fazer cocô durante o parto natural – e é muito provável que isso aconteça. Você precisa de energia para passar por todo o processo do parto natural e os profissionais envolvidos sabem das consequências. Por isso, fique tranquila.

contrações braxton hicks

Contrações de Braxton Hicks – Tudo que você precisa saber

Você está no trabalho ou você está apenas experimentando as contrações de prática ou contrações de Braxton Hicks? Saiba como dizer a diferença – e o que esperar.

contrações braxton hicks

Entenda as Causas

Também chamado de “trabalho de parto falso”, “contrações de prática”, ou contrações de Braxton Hicks (nomeado para o médico Inglês do século 19 John Braxton Hicks, que “descobriu” o evento), você quase certamente experimentar este aperto periódico ou endurecimento das sua barriga. Essas contrações geralmente são indolores, mas ocasionalmente podem ser bem desconfortáveis.

Essas contrações são a forma que seu útero encontrou de “praticar” para o trabalho de parto, além disso, também podem fazer parte do trabalho de parto, uma vez que elas ajudam a dilatar o colo do útero. Elas normalmente começam a aparecer durante o segundo trimestre (perto das 20 semanas de gravidez), mas também podem vir mais cedo.

Como prevenir e aliviar os sintomas?

Beber muitos líquidos pode ajudar,pois a desidratação é um fator que contribui para as contrações de Braxton Hicks. Se você passar pelo desconforto dessas contrações, faça o seu melhor para relaxar quando elas atacam. Experimente deitar e relaxar e pratique os seus exercícios de respiração até que elas passem.

Fale sempre com seu médico

Se você experimentar qualquer desconforto durante a gravidez ou estiver desconfiada que está passando pelas contrações de Braxton, avise o seu médico imediatamente: jamais tente fazer diagnósticos sozinha, pois em alguns casos as contrações podem ser sinais de trabalho de parto adiantado ou mesmo outras complicações.

Prós e Contras da Cesariana – Entenda para escolher seu parto

Esta questão sempre é muito discutida na roda de amigas e também nos bate-papos de grávidas, e de certa forma é uma escolha pessoal ou muitas vezes por motivos médicos, é a melhor forma de parto para o bebê. Vamos aprender um pouco mais sobre o parto por cesariana?

Vantagens do parto cesárea

A cesárea acaba muitas vezes sendo escolhida pelas mulheres, mas também pode estar relacionada à uma condição de risco para o bebê e para a gestante, então siga a recomendação do seu médico em relação ao tipo de parto que pretende escolher.

  • O parto por cesariana pode ser agendado, dando mais tranquilidade para o parto, assim você não precisa sair correndo para o hospital caso a bolsa estoure.
  • O risco de complicações durante o trabalho de parto é menor, já que ele é acompanhado por uma grande equipe médica e auxiliares.
  • A chance de problemas no parto para o bebê são menores, como falta de oxigenação, demora no trabalho de parto, entre outros contra-tempos.
  • Como são aplicados sedativos e anestésicos, o parto é muito menos doloroso do que o parto normal.

>>>>>>> Conheça mais sobre os diferentes tipos de parto. <<<<<<<

Problemas após a cesariana

Boa parte das desvantagens do parto por cesariana estão relacionados ao pós-parto, vamos à elas.

  • A recuperação do parto por cesariana acaba sendo mais demorada e o tempo no hospital no pós-parto pode ser maior.
  • Podem haver problemas na cicatrização dos pontos na barriga.
  • Algumas mulheres relatam perda de sensibilidade na pele no local onde foi realizado o corte.
  • Devido ao corte realizado na região abdominal, podem surgir infecções, e o tratamento pode incluir antibióticos e antiinflamatórios, que indiretamente serão consumidos pelo bebê através do leite materno.

E você? Qual a sua opinião sobre o parto por cesárea? Já passou por um parto assim? Teve complicações no pós operatório ou correu tudo bem?

Diferentes tipos de parto – Aprenda sobre todos os métodos

Hora do Parto. Na fase final da gravidez geralmente a grávida é tomada por grande ansiedade, diante disso surgem às preocupações quanto ao nascimento do bebê, ansiedade e medo se misturam, até porque durante a gravidez, muitas histórias são contadas por aquelas que já passaram por essa experiência.

tipos de parto
Continue lendo