Gravidez Semana a Semana – Tudo que você precisa saber sobre o Ciclo da Gestação

No começo da gravidez é comum ter inúmeras dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, o seu crescimento e o ciclo da gestação.

A gestação pode ser dividida em algumas fases, com mais detalhes através de um acompanhamento semana à semana ou de forma mais ampla, a cada trimestre.

Em ambos os casos, este acompanhamento é acompanhado de diversas mudanças no corpo do bebê e também no seu corpo. Ou seja, é possível acompanhar o feto em desenvolvimento, bem como as alterações no corpo da mamãe durante a gravidez.

O ciclo gestacional começa no momento da fecundação do óvulo dentro do sistema reprodutor feminino e termina no momento do parto do bebê.

Gravidez Mês a Mês

ciclo-gestacional

Gravidez Semana a Semana

O acompanhamento do ciclo da gravidez semana a semana é o mais comum, pois é o que usamos para marcar as consultas no médico, para marcar o ultrassom e também para a realização dos exames pré-natal. Uma gravidez saudável termina entre 38 a 42 semanas.

O acompanhamento semanal é importante para gestações de risco e também para mulheres que já tiveram problemas em gestações anteriores.

Você pode utilizar um aplicativo de celular ou tablet, criar um tabela ou ainda usar um caderno para registrar tudo que acontece com seu corpo durante cada semana da gravidez, registrando fotos, seu peso, sintomas da gravidez, tamanho da barriga etc.

O registro pode ser útil para o acompanhamento médico, além dos exames de rotina solicitados ao longo da gestação.

gestaçao semana a semana

Acompanhamento da gravidez semana a semana

O acompanhamento da gravidez semana a semana é muito útil para as mães que querem saber de tudo que se passa com o seu futuro bebê.

Além das informações aqui do site que você pode ler abaixo, hoje é possível ter todas as informações possíveis através de aplicativos no seu celular ou tablet.

Nesses aplicativos também é possível registrar todas as informações sobre o crescimento do bebê, com as informações obtidas em cada um dos exames de ultrassom que você fizer durante a gestação.

Vale lembrar que apesar de você fazer seu acompanhamento da gestação, você precisa ir ao médico, para ele solicitar os exames de sangue e para verificar se sua saúde e a saúde do seu bebê está em ordem.

Eventualmente, você vai ter que tomar suplementos e vitaminas, como o ácido fólico, vitamina D e ferro.

1 Semana de Gravidez – Primeiro Semestre – primeiro mês da gravidez

A primeira semana da gravidez é contada a partir de sua última menstruação. Como não é possível calcular com exatidão o dia da concepção, normalmente a contagem de semanas de gravidez é realizada a partir dessa data.

Tecnicamente a mamãe ainda não está grávida, mas para a contagem de semanas a última menstruação é a data mais certa. Você pode até se perguntar como saber se estou grávida, mas mesmo os testes sanguíneos podem falhar, então os testes de farmácia também não server, não gaste seu dinheiro ainda. Neste momento o melhor é tentar reduzir a ansiedade.

2 Semanas de Gravidez

A menstruação acabou e em breve ocorrerá a liberação do óvulo maduro pelos ovários. Esse óvulo ficará na trompa até a chegada do espermatozóide – quando ocorrerá a fecundação e o início do desenvolvimento do bebê.

Na segunda semana de gravidez é bem possível que os testes de farmácia já apontem alguma coisa, mas escolha aqueles que são mais sensíveis, que infelizmente são os mais caros.

3 Semanas de Gravidez

Na terceiras semana de gravidez, o óvulo acabou de ser fecundado, mas o feto não é muito maior que uma cabeça de alfinete nessa fase.

Nessa semana, a grande maioria das mamães ainda nem sabem que estão grávidas. O óvulo fecundado desce para o útero, onde continuará se desenvolvendo.

4 Semanas de Gravidez

Na quarta semana de gravidez é que podemos oficialmente falar que a mamãe está grávida.

Nessa semana o óvulo deixa de ser um conjunto de células para se tornar um embrião – pois nessa fase todos os seus órgãos estão se preparando para o desenvolvimento, inclusive do sistema nervoso.

5 Semanas de Gravidez – Segundo mês

Na quinta semana de gravidez o feto já possui pouco mais de 1 milímetro. Os órgãos e músculos já começam a se desenvolver, bem como ocorre a formação das primeiras células ósseas e sanguíneas.

Essa fase é crucial para o sistema nervoso central da criança, e é nessa fase que você precisará prestar atenção a quantidade de ácido fólico ingerida.

Vale lembrar que nessa fase a placenta ainda não está completamente formada e a barreira placentária (a proteção do bebê) ainda não está ativa. Por esse motivo, evite substâncias que possam prejudicar o bebê, como álcool, cigarro, entre outros… Aliás, acostume-se com uma alimentação mais saudável. 😉

6 Semanas de Gravidez

Nessa fase o feto já possui cerca de 6 milímetros de comprimento e apresenta os vestígios de membros. O coraçãozinho já está pré formado e tem batimentos que variam entre 120 e 160 vezes por minuto. Também existe a base dos demais órgãos.

Nessa fase a futura mamãe tem mais enjôos. Aliás, quer saber mais sobre os enjôos? Não deixe de conferir o nosso artigos sobre como amenizar os enjôos da gravidez.

7 Semanas de Gravidez

Na sétima semana de gravidez o feto já possui bracinhos e perninhas. Os pés e mãos ainda não estão desenvolvidos. O sistema nervoso continua em desenvolvimento. O ouvido já está bem desenvolvido e o bebê já começa a escutar.

Apesar do bebê já ter começado a se desenvolver, sua barriga ainda não mostra muitos traços de que você está esperando um bebê. Mas a quantidade de sangue no organismo já aumentou e é normal que você sinta vontade de ir ao banheiro várias vezes por dia.

8 Semanas de Gravidez

Na oitava semana de gravidez o feto já tem 2 centímetros. Nessa fase a barreira placentária já é bastante eficiente. Nessa fase o feto já possui várias características de um pequeno bebezinho: ombros, bracinhos, nariz. As estruturas internas da região do pescoço também já estão mais desenvolvidas.

Sua pele pode apresentar uma predisposição a manchinhas, seu intestino também pode funcionar mais devagar e seu estômago pode ficar mais sensível.

Para esses problemas: não esqueça do filtro solar e beba bastante água.

9 Semanas de Gravidez – Terceiro Mês

Embora seu bebê ainda não seja muito grande (apenas 3 centímetros), as articulações do feto já estão formadas e ele se movimenta dentro da bolsa.

Nessa fase o cérebro cresce bastante. Aliás, com a audição cada vez melhor, é interessante cantar e conversar com o feto.

10 Semanas de Gravidez

Com 10 semanas seu filho deixa de ser um feto e passa a ser um bebê. Nessa fase, seu filho já tem a grande maioria dos órgãos vitais funcionando. Aliás, é a partir dessa semana que o bebê vai se desenvolver em tamanho.

Nessa fase o médico vai te solicitar o primeiro ultrassom – o que vai te ajudar a avaliar a idade do bebê, bem como identificar quaisquer problemas de formação que o bebê possa vir a ter. Nesta fase, as chances de um aborto espontâneo já caem bastante, então você já pode começar a se planejar como vai dar a notícia para os amigos e familiares.

11 Semanas de Gravidez

Na décima primeira semana a cabeça do bebê já está bem formada. Os músculos relacionados a respiração estão se formando, bem como os dedinhos das mãos e dos pés. Os órgãos sexuais externos também começam a tomar forma. Nessa fase a mamãe sente menos enjôos.

12 Semanas de Gravidez

Com 12 semanas o bebê já tem 6 centímetros e cerca de 14 gramas. Suas cordas vocais estão em formação, as unhas dos dedinhos já começam a se formar e eles também já podem responder a estímulos.

Nessa fase os primeiros sintomas de que você está grávida começam a aparecer: sua barriga começa a crescer, os seios também. Aliás, é comum ganhar um pouco de peso e você sentirá mais fome. Os enjôos também acabam.

13 Semanas de Gravidez- Segundo Trimestre – Quarto mês

Nas próximas semanas o seu bebê vai crescer – e muito. Nessa fase os rins já estão bem formados e ele já é capaz de fazer xixi. Acabou o primeiro trimestre da gravidez e os momentos mais críticos da formação do bebê, mas é necessário manter os cuidados.

14 Semanas de Gravidez

Nessa semana o bebê já tem papilas gustativas e seus órgãos internos praticamente formados, com todas as estruturas principais. Nessa fase o bebê se mexe, já é capaz de fazer caretas e até mesmo chupar o dedo. Nessa fase as mamães sentem muita fome, mas é bom tomar cuidado para não engordar demais.

15 semanas de Gravidez

Nessa semana o bebê já possui cerca de 10 centímetros e 50 gramas. Ele também é capaz de perceber alterações de luz no ambiente, apesar de seus olhinhos ainda estarem bem fechados. Se você tem curiosidade sobre o sexo do bebê, a partir dessa semana já é possível saber.

16 Semanas de Gravidez

Na décima sexta semana o bebê já pesa cerca de 80 gramas. Os ossos continuam a se formar e os sistemas circulatório e urinário estão terminando de se formar.

17 Semanas de Gravidez – Quinto mês

Nessa fase o bebê já tem cerca de 12 centímetros e se movimenta bastante. Ele também começa a ganhar gordura para preservar a temperatura. Nessa fase já é possível começar a sentir os movimentos do bebê: mas calma, se você não começou a sentir não precisa se desesperar.

18 Semanas de Gravidez

Agora o bebê já tem cerca de 14 centímetros e pesa 150 gramas. O órgãos genitais estão bem mais visíveis, então se nos ultrassons anteriores vocês não conseguiram saber se o bebê é menino ou menina, a partir dessa semana será bem mais fácil.

Agora que o bebê está esticando, mamãe, atenção redobrada na hidratação da pele: não esqueça de ingerir muito líquido e usar (e abusar) de loções hidratantes. Aliás, confira com o seu obstetra as opções de hidratantes para gestantes.

19 Semanas de Gravidez

A partir dessa semana a mielina começa a se formar, o que garante a transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios. A partir dessa semana podem ocorrer contrações fora de horas e é bom se informar sobre os diferentes tipos de contração e manter a dieta equilibrada.

20 Semanas de Gravidez

Nessa semana o seu bebê já deve ter em média 260 gramas e 16 centímetros. Nessa fase o organismo da mamãe começa a se preparar para o parto: a pele do bebê fica coberta por uma substância oleosa chamada “vernix caseosa”.

Nessa fase também é comum a mamãe começar a produzir o colostro, o leite das primeiras mamadas do bebê.

21 Semanas de Gravidez

Nessa fase o seu bebê, além de ganhar peso e tamanho, começa a desenvolver o intestino grosso e o sistema digestivo já está funcionando muito bem.

22 Semanas de Gravidez – Sexto mês

Seu bebê já tem a feição completamente formada: lábios, sombrancelhas e pálpebras. A pele ainda está enrugada, então não se assuste de ver um “joelhinho” nos ultrassons.

23 Semanas de Gravidez

Nessa fase o bebê já consegue ouvir muito melhor e consegue distinguir alguns tipos de som, principalmente os mais graves. A barriga pode crescer bastante nessa fase, portanto, atenção redobrada na hidratação.

24 Semanas de Gravidez

Seu bebê já tem cerca de 21 centímetros, mas tem menos de 500 gramas. Nas próximas semanas seu bebê vai ganhar mais peso. Lembre-se que até o final da gestação seu filho pode chegar aos 3 quilos, portanto as próximas semanas serão de crescimento acelerado.

Nessa semana os pulmões começam a produzir uma substância que “amadurece” aos alvéolos pulmonares, para que quando chegar o momento do parto o bebê consiga respirar. Seu quadril também começa a alargar.

25 Semanas de Gravidez

Nessa fase acontecem as chamadas mudanças de humor repentinas, o que é absolutamente normal pois o organismo da mãe, pois os hormônios estão em ritmo bem acelerado. O seu bebê também já tem cabelos com cor bem definida.

26 Semanas de Gravidez

Nessa semana seu filho já está com cerca de 1 quilo e cada vez mais esperto. Sua audição está ficando cada vez melhor e ele consegue identificar até as batidas do seu coração. A

liás sempre que você senti-lo muito agitado, você pode cantar uma música de ninar para acalmá-lo. Aliás, o seu barrigão lindo de grávida também deve estar crescendo mais.

27 Semanas de Gravidez – Sétimo Mês

Nessa semana seu filho já deve ter cerca de 34 centímetros e seu já está praticamente pronto. Aliás, a partir dessa semana você percebe bem melhor os movimentos da criança, devido ao seu tamanho.

Algumas mulheres apresentam aqueles desejos estranhos, mas esse fato ainda não tem explicação científica. Nesta fase, é bom você já começar os preparativos com o quarto do bebê, compras do enxoval básico e também pode fazer o chá de bebê.

É bom não deixar o chá de bebê muito para o final da gestação, pois você estará muito mais cansada do que agora.

28 Semanas de Gravidez – Terceiro Trimestre

Nessa semana o seu filho já começa a ganhar mais formas. Aliás, sua visão também está se aguçando e ele consegue identificar melhor a intensidade de luz do ambiente.

Nessas semanas muitas grávidas podem reclamar sintomas de nariz entupido, mas antes de utilizar qualquer remédio, converse com seu obstetra.

29 Semanas de Gravidez

Normalmente nessa semana o bebê já está se posicionando de cabeça para baixo. Algumas mães experimentam uma sensação de formigamento nas mãos e pés, mas é apenas a circulação. Consulte o obstetra e ele vai de tranquilizar.

30 Semanas de Gravidez

Assim como na semana anterior, você deve estar experimentando os sintomas da circulação um pouco mais difícil.

Evite roupas apertadas, sapatos altos e mulheres que tem tendência a ter varizes, é recomendado utilizar meias elásticas. Mas claro: consulte o seu obstetra. Também é bom ficar alerta com a chance de um parto prematuro, principalmente para as gestantes que estão em uma gestação de risco.

31 Semanas de Gravidez – Oitavo mês

A visão do seu bebê já está praticamente formada e ele está ganhando cerca de 200 gramas a cada semana. Aliás, ele deve estar com cerca de 1,35 quilos. Nesse ponto a mamãe já deve ter ganho cerca de 12 kilos – contando bebê, placenta, líquido amniótico e tudo mais.

Deixe tudo pronto para ir à maternidade, na bolsa da maternidade vão todas as peças de roupas solicitadas e se tiver um carro, não se esqueça de comprar, instalar e ler o manual de instruções da cadeirinha de transporte do bebê.

32 Semanas de Gravidez

Seu filho, agora mais do que nunca, percebe muito bem luz e ruídos e pode reagir a eles. Aliás, você deve estar sentindo os chutes bem mais intensos nos últimos dias – e isso é um bom sinal. Nessas semanas, fique alerta a dores de cabeça, sangramentos e contrações, pois elas podem indicar o trabalho de parto.

33 Semanas de Gravidez

Nessa semana o seu bebê está maior do que nunca e esse tamanho todo pode pressionar o seu estômago, causando asias e mal estar. Procure comer menos e com mais frequência, pois dessa maneira você evita que o seu estômago dilate muito.

Nessas semanas as mamães constumam ficar bastante ansiosas com a chegada do bebê, para se distrair deixe de pensar na espera e foque sua atenção nas medidas práticas: você já montou a sua bolsa de maternidade com as roupinhas do bebê? E as lembrancinhas de maternidade?

Tem muitos detalhes a serem resolvidos e você ainda tem algumas semanas para terminar os preparativos.

34 Semanas de Gravidez

Seu bebê já está pronto para vir ao mundo. Com todos os órgãos completamente formados e sentidos já bem aperfeiçoados – os quais ele vai continuar a desenvolver mesmo após o parto.

O sistema imunológico do bebê também já está bem amadurecido. A placenta começa a envelhecer e o seu obstetra provavelmente irá checar as condições de sua placenta e líquido amniótico.

Nesta reta final, você precisa tomar alguns cuidados extras e também pode ser o momento de pedir afastamento do trabalho, caso ainda esteja trabalhando. Separamos aqui algumas dicas especiais para as últimas semanas de gestação que podem ser uma dica importante para você: Cuidados nas últimas semanas da gestação

35 Semanas de Gravidez

Nessa semana o seu bebê já deve ter cerca de 45 centímetros e 2,5 quilos. Com esse tamanho o bebê se movimenta um pouco menos, pois o espaço que já estava começando a ficar apertado, acabou de ficar ainda mais.

36 Semanas de Gravidez – Nono Mês

O seu bebê continuará ganhando peso, pois a gordura corporal ajuda o organismo a regular a temperatura interna do corpinho do bebê. Mamãe: Continue na sua alimentação saudável e não deixe a ansiedade vencer.

37 Semanas de Gravidez

Seu bebê está pronto para vir ao mundo. Ele começa a ganhar menos peso e se vier ao mundo a partir dessa semana ele não poderá ser considerado um bebê prematuro.

Seu bebê também já deve ter posicionando na pelve, ficando cada vez mais ajeitadinho para o momento do parto. Aliás, nessa semana você experimentará mais facilidade ao respirar.

38 Semanas de Gravidez

Nessa semana o bebê já formou o mecônio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do nenêm. Aliás, nessas semanas a mamãe pode sentir desconfortos durante as suas atividades rotineiras.

Mas procure descansar sempre que possível e não se deixar abater pela ansiedade.

39 Semanas de Gravidez

Bom, seu filho está pronto para nascer, mas alguns retoques são necessários: a pele do bebê ganha novas camadas para ficar mais forte. Aliás, lembre-se de ficar mais atenta as contrações.

40 Semanas de Gravidez

Seu filho já deve ter cerca de 3,5 quilos e 48 centímetros de comprimento e está prontinho para nascer, agora é só esperar o momento que as contrações ficam mais intensas e menos espaçadas.

Mas fique calma: seu bebê ainda pode levar duas semanas para continuar aproveitando o conforto da barriga da mamãe.

Gravidez por Trimestres

A gravidez neste caso é dividida em três partes, ou três trimestres.

  • O primeiro trimestre da gravidez vai da primeira à 12ª semana.
  • O segundo trimestre vai da 13ª a 28ª semana da gestação.
  • O terceiro trimestre vai da 29ª à 40ª semana da gravidez.

Sua Gravidez de Semanas para Meses

Veja abaixo a tabela de conversão de meses para semanas de gravidez:

tabela semana meses

Basicamente você precisa contar as semanas de 4 em 4 para obter os meses. Assim, nas primeiras 4 semanas de gravidez você estará no primeiro mês; da semana 5 a 8 você estará no segundo mês e assim por diante.

As Diferentes Fases da Gestação

Em cada fase da gestação, existem diferentes preocupações e detalhes para acompanhar. Claro que são muito mais detalhes, mas vamos falar das fases da gravidez de maneira simplificada e indicar onde você pode ler mais sobre casa assunto.

Nas primeiras semanas é comum sentir os enjôos e náuseas causadas pelo aumento da produção de hormônios para preparar todo o corpo para o desenvolvimento do bebê. É o começo da gestação e seus primeiros sintomas. Alguns alimentos, cheiros e também locais fechados, quentes e abafados podem causar algum desconforto. Tudo isso costuma passar por volta da 12ª a 14ª semana da gestação.

Com o crescimento do bebê dentro da barriga, e o passar dos meses e semanas, é importante você ficar atenta ao ganho de peso, que não deve ser excessivo para não causar problemas para você e também para o bebê. O peso extra pode te dar dor nas costas e pernas.

Fazer exercícios para gestantes, como hidroginástica, pilates e até uma caminhada ajuda a manter o corpo em forma e queimar calorias desnecessárias.

Também é importante ficar atenta à Diabetes Gestacional, que pode ser detectada por exames de sangue.

Ao final da gravidez, no último trimestre, é bom começar a se planejar para a festinha de chá de bebê, a escolha da maternidade e pensar no tipo de parto desejado, se é que você já não fez isso!

O parto humanizado, apesar de estar super na moda, só é recomendado em gestantes que tiveram um ciclo gestacional de baixo risco para o bebê e nenhuma complicação da mamãe.

Gravidez, semana a semana em vídeo

Sempre bate aquela curiosidade sobre o desenvolvimento do bebê, já que mesmo lendo tudo isso acima, é difícil de entender o que está acontecendo dentro da gente.

Então pesquisei e achei o video abaixo. Nele você vai entender direitinho todas fases da gestação.

Espero que esse video ajude na sua compreensão.

Se o quarto do bebê precisar de alguma reforma é bom você se apressar, pois alguns móveis demora um pouco para ser fabricados e entregues, assim como alguns detalhes da decoração do quarto do bebê.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Agora é só esperar o ciclo da gestação terminar e torcer para um bebê saudável e um parto tranquilo.

5 ideias sobre “Gravidez Semana a Semana – Tudo que você precisa saber sobre o Ciclo da Gestação

  1. patricia

    minha menstruacao era pra ter vindo dia 2/6/2015 nao veio fiquei apavorada pois tenho uma bb de 1ano e 3 meses fui na farmacia fiz o teste deu positivo depois de dois dias fui no obstetra e na ultrason nao viu nada ai meu medico pediu pra fazer o teste do xixi deu positivo,ontem dia 8 comecei com os enjoo na minhas contas to com 5 semanas pous achu q engravidei di 18-19 de maio so q hoje nao to sentindo enjoo nem sono nada doque estava sentindo esses dias,estou aqui no japao meu filho estuda na escola japonesa e sempre faz comida la e traz pros pais experimentar ontem ele trouxe Dangou feito de artemisia comi dois daqueles sera que isso afeta o bebe aqui no japao eh normal comer isso

    Responder
  2. Paloma

    Eu keria Saber de quantos meses estou realmente . Minha utima menstruacao fooi dia 16/08/2015 e hoje e 13/11/2015

    Responder
  3. Larissa de Oliveira Milagres

    Oi sou novinha,não sei mais estou de mestruação atrazada e não sei minha bariga está crecendo um pouco utimalmente e da enpreção de eu estar gravida…Pareçe que estou na 21 semana e isso me traz,dores e enjoos…As vezes quando vou ao banheiro sinto uma leve presão indo em direção do meu umbigo….As vezes mecho no meu umbigo e sinto como se tivesse um cordão pra dentro do meu umbigo em direção dele,ontem me olhei no espelho e minha bariga já não estava no padrão estava bem grandinha como havia dito…Quando estava no espelho,parei um pouco de respirar e levantei a blusa ,vi um movimento dentro da minha barriga e não consequi endentificar…Me responda por favor assim que puder…

    Responder
  4. Grazielle

    Olá , meu período fértil foi de 31/10 a 05/11, fiz relações com meu parceiro quatro dias do período.
    Estamos planejando nossa gravidez… Nessa segunda dia 14 fiz o exame de sangue e deu negativo . A alguma probabilidade de ter dado errado e eu estar gravida?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *