6 Perguntas de Cuidados com o Umbigo do Recém Nascido

Compartilha:

Quando você chega em casa com seu bebê recém nascido, uma das primeiras preocupações é sobre como tratar e cuidar do umbigo. Então vamos tentar esclarecer as dúvidas principais.

umbigo do bebe

Quanto tempo demora para o umbigo cair?

O cordão não cai de um dia para o outro, podendo variar de 5 a 15 dias para o pedacinho do cordão, chamado coto secar, escurecer e cair. No momento do nascimento, o cordão é cortado e ficam 2 a 3 centímetros par fora do umbigo.

Após a queda do umbigo, você precisa cuidar da ferida na região, para que a região cicatrize da maneira correta.

Basicamente é necessário manter o umbigo do neném limpo e seco, assim evita-se infecções e outras complicações. Por ser muito frágil ainda, o bebê pode contrair até tétano por uma ferida mal cicatrizada ou infeccionada, que é uma doença muito grave para seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento.

Sempre que possível, tente deixar o bebê com o umbigo de fora da fralda, dobrando-a para que não fique cobrindo o umbigo.

O que posso usar para limpar o umbigo?

Use o produto que seu médico indicar, normalmente o álcool 70%, que hoje só é vendido em farmácias.

Aproveite todas as trocas de fraldas e banhos para fazer a limpeza do local do umbigo, passando cotenete e algodão para deixar bem limpinho. Aproveite para verificar se a cicatrização não apresenta algum tipo de área vermelha intensa ou se a região está quente, podendo indicar uma infecção.

Limpar o umbigo machuca o bebê?

Muito pelo contrário, a limpeza é indolor, e na verdade você está fazendo uma limpeza para evitar dores e problemas futuros.

Posso dar banho no meu bebê mesmo se o coto cair?

banho do bebe

O banho é sempre necessário para manter seu bebê limpinho e cheiroso. Não precisa se preocupar em relação ao coto. O que você deve fazer é sempre secar vem a área e garantir que esteja bem limpa para evitar problemas. Veja mais dicas para o banho aqui.

Quanto tempo leva para o umbigo cicatrizar?

Contando a partir da queda do coto, você pode contar de 7 a 10 dias. Pode demorar um pouquinho, mas não é motivo de desespero, isso é normal. O importante é verificar sempre se não existe infecção e se vai tudo bem na cicatrização.

Qual a função do umbigo?

Durante a gestação, o umbigo é o local onde se faz a ligação entre a placenta e o útero da mãe. Sua principal função é transportar as vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, o local da ligação entre a mãe e o bebê, através do cordão umbilical, é onde está o umbigo.

Veja algumas fotos de umbigo

Se seu bebê já está em casa, você já deve ter adquirido este hábito, mas nunca é de mais lembrar. Lave bem as suas mãos antes de de iniciar a limpeza do seu bebê. Também garanta que ele não fique com as fraldas sujas cheias de cocô e xixi para que sejam reduzidas as chances de acontecer alguma contaminação.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Agora você já sabe praticamente tudo que precisa para cuidar do umbigo do seu bebê. Tem mais alguma pergunta? Manda pra gente! Estamos esperando!

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *