Como dar Banho no Bebê Recém Nascido? Dicas e Truques para o banho do bebê

Compartilha:

Não existe pai ou mãe que não se sinta inseguro quando o assunto é o primeiro banho do bebê, e essa insegurança é ainda mais acentuada quando o filho em questão é o primeiro.

Mas calma, com o passar do tempo a insegurança passa e os pais começam a aproveitar mais a hora do banho do bebê, pois essa hora é um momento muito especial: as crianças adoram água e pode ser muito divertido, tanto para os pais quanto para o nenêm.

Uma das dúvidas mais comuns dos pais é quanto a frequência dos banhos. Quando eles são pequenos não é necessário dar banho nos bebês todos os dias, principalmente no inverno. A partir do momento que eles começam a engatinhar, o banho diário é essencial.

Mas para aproveitar esses momentos com o bebê, algumas observações e cuidados são necessários. Seguem abaixo:

Temperatura

A temperatura é essencial. O cômodo onde o banho será dado deve ter uma temperatura entre 22 e 25 graus. Já a temperatura da água deve ser exatamente 36 graus.

Para garantir a temperatura do ambiente do banho, é interessante você ter a mão dois termômetros. Um ambiente e outro para a água.

Preparo do Banho

Para evitar choques de temperatura, sempre prepare o banho com antecedência e deixe tudo que você vai precisar durante e após o banho à mão: sabonete, toalha, esponjas, escovas, banheira, etc. Lembre-se: jamais deixe o bebê sozinho na banheira.

Além disso, é importante habituar a criança com a rotina e os banhos devem ser dados sempre no mesmo horário.

A Escolha dos Produtos

Em geral, é bom sempre usar sabonetes e xampus neutros, especialmente desenvolvidos para bebês. Vale lembrar que é melhor não utilizar grandes quantidades, pois a pele do bebê pode ficar sensível e ficar ressecada.

Como Secar o Bebê

Após o banho, o nenêm deve ficar bem sequinho. Sempre mantenha uma toalha muito macia para uso exclusivo do bebê. Prefira os modelos com capuz, que facilitam enrolar a criança e mantê-la aquecida.

Lembre-se que a pele do bebê é muito frágil e não é necessário esfregar a criança para secá-la, mas sim pressioná-la levemente para secar o bebê. Não se esqueça de secar o bebê completamente: dobrinhas, pescoço, orelhinhas e os dedinhos.

Dicas extras

É comum quando o bebê se encolhe e chore nos seus primeiros contatos com a água. Para amenizar esse efeito e ajudar a criança a se acostumar com a água, é necessário ir familiarizando a criança com a água: segure a criança próxima à banheira e vá molhando o bebê aos poucos, seja com uma toalha embebida em água morna ou mesmo com as mãos. Somente quando o bebê estiver mais seguro é que você poderá colocá-lo na banheira.

Outro ponto que é bastante desconfortável para o bebê é o contato com o xampu. Para evitar que a criança chore ou a espuma escorra para os olhos, primeiro esfregue o xampu em suas mãos e faça espuma e somente depois coloque na cabeça do nenêm. Esse gesto evita o contato direto do xampu com a cabeça da criança, evitando a sensação de frio que desagrada o bebê.

Dicas para o Primeiro Banho do Bebê

O banho deve ser feito com água morna e se estiver em casa e não há a necessidade de encher a banheira, somente alguns poucos centímetros bastam, a mesma pode ser extraída do chuveiro, enchendo a banheira e experimentando a água em local de pele fina antes de mergulhar o bebê, este teste pode ser feito na parte interna do braço em que a pele é mais fina.

Todo o ambiente deve estar preparado para o banho, garantindo que não há correntes de ar, que todos os itens de higiene estão no local e principalmente a roupinha do bebê, pois estes cuidados evitam que o bebê fique sozinho ou enfrente a corrente de ar para ir com a mãe buscar suas coisas.

Os produtos que banho do bebê devem ser neutros, considerando o sabão e o shampoo, e por ser recém nascido, a criança não terá atenção a brinquedos no banho, não havendo necessidade de levar nada para a banheira além dos produtos de higiene e o bebê.

Algumas mamães iniciam o banho de frente, outras de costas, mas as duas posições serão necessárias no banho. Ao dar início ao banho de costas, segure o bebê pelo braço e axila apoiando seu peito no antebraço e com firmeza, molhe suas pernas, costas e cabeça, passando a mão rapidamente no rosto para não assustar o bebê com a água ou ainda afogar.

Passe o sabão por toda esta região e aproveite para lavar a cabeça, concluindo grande parte do banho. Posterior a isso, sente a criança na banheira segurando-a pelas axilas e braço, apoiando as costas no seu antebraço, e mantendo a criança levemente inclinada de modo que a água não ultrapasse os quadris e finalize ensaboando e enxaguando a criança com a outra mão.

Dicas Extras: E agora, como secar o bebê?

Durante a compra do enxoval do bebê, encontramos toalhas muito fofas e macias para o trato com o recém-nascido, e somente quando temos este bebê nos braços, nos damos conta da fragilidade de sua pele e a necessidade da criança de ter um material apropriado para seus cuidados.

A toalha é o que protege o bebê da friagem após o banho, além disso, estas toalhas bem felpudas absorvem bem a água do corpo das crianças, mas a mãe deve ter muita atenção para secar, já que o bebê tem o corpo e membros delicados e muitas dobrinhas que acumulam água e podem causar irritações e assaduras.

Algumas mães se sentem mais a vontade apoiando o bebê na cama ou no trocador para secar o bebê. Já as mais experientes conseguem secar o bebê segurando-o no colo, sendo assim, a mamãe deve experimentar o que for mais confortável e seguro para ela e para o bebê.

secando-o-bebe

A toalha não deve entrar em atrito com a pele do bebê, ou seja, evite esfregar a toalha para secar a criança, já que este é um hábito para os maiores. Sendo assim, pressione levemente a toalha contra o corpo do bebê parte por parte, dessa maneira você faz com que a toalha absorva a água do corpo da criança, sem comprometer a sua delicada pele. Durante o processo de secagem do bebê, seque delicadamente a cabeça, orelhas, pescoço e suas dobrinhas, braços, dedos e palmas das mãos. As pernas também tem muitas dobrinhas, e os dedinhos dos pés também devem ser secos com cuidado.

É interessante evitar abrir toda a toalha para secar o bebê, assim evita-se que a criança fique exposta a friagem após o banho, sendo assim, mantenha o bebê enrolado na toalha e faça as pequenas pressões para secar, conferindo a cada etapa se determinada região já está seca, abrindo uma pequena brecha na toalha para olhar.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Durante o período em que ainda estiver no hospital com o bebê, peça auxílio a enfermeira e dicas de como secar o bebê, para poder adquirir experiência e confiança, ao voltar para casa e realizar este procedimento sozinha.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *