Como dar mamadeira para o bebê?

Compartilha:

Muitas vezes, especialistas em alimentação infantil, consultores de amamentação e outros especialistas na área de lactação humana são necessários para ensinar a maneira correta de dar a mamadeira para um bebê. A alimentação do bebê por leite materno direto no peito da mãe não é sempre possível, por isso é importante saber como dar a mamadeira para a criança. Confira aqui algumas dicas.

mamadeira

Quando dar a mamadeira para o bebê?

O bebê deve ser alimentado apenas quando apresenta sintomas de que está com fome, e não por uma “agenda” ou “cronograma”. Muitas mães ou babás normalmente seguem uma agenda, o que pode ser interessante quando você já descobriu os horários do bebê, mas é importante sempre seguir as indicações que o próprio bebê passa.

Posição da amamentação

Aliás, a posição em que o bebê é alimentado é importante. Jamais amamente o bebê enquanto ele estiver deitado, pois essa posição está associada com a cárie de mamadeira e um aumento da frequência de infecções de ouvido. Ainda levando em consideração a posição, jamais alimente o bebê apenas de um lado, essa é uma vantagem dupla: além de estimular o bebê visualmente, também impede que o bebê adote uma preferência lateral (que pode ser desconfortável para a mãe quando a criança estiver maior).

Tempo de mamada

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que a alimentação pela mamadeira deve durar tanto quanto a amamentação no seio da mãe – ou seja, entre 10 e 20 minutos até uma hora. O responsável por dar a mamadeira para o bebê deve ser ensinado a fazer com que a alimentação na mamadeira dure tanto quanto a amamentação. Outro ponto importante: o tempo é importante, pois o sistema da criança precisa de tempo para reconhecer a saciedade.

Não empurre a para o bebê

Ao invés de empurrar a mamadeira para o bebê, procure desenhar o bico na boca do bebê ao invés de empurrá-lo na boca do bebê, de modo que o bebê reconheça que a amamentação irá começar. Também devem ser feitas pausas durante a mamada, tanto para auxiliar o bebê a reconhecer quando está satisfeito (ao invés de enchê-los de leite).

Aliás, se o bebê estiver sonolento ou dormir durante a alimentação, não acorde o bebê para que ele termine a mamada. Quando o bebê dorme enquanto está mamando, quer dizer que ele está satisfeito.

Conclusão

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

A amamentação com a mamadeira também precisa de treino e tempo de adaptação. Aos poucos você vai reconhecer as necessidades e as quantidades de leite que seu bebê costuma tomar e assim vai saber se ele está mamando bem ou não, além do ganho de peso natural ao longo dos meses. Amentar, na mamadeira ou no peito, é fundamental, pois o leite é o principal alimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *