Como doar leite materno?

Compartilha:

doacao-leite-materno

Apesar do mais comum ser a falta de leite materno para muitas mamães, muitas mães produzem leite materno em quantidades maiores do que seus bebês podem beber. Por isso, nada melhor do que ajudar quem precisa, fazendo a doação do leite materno.

Vamos então aprender mais sobre esse ato de partilha e amor que ajuda muitas mães e bebês.

Para organizar as doações de leite materno, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Materno surgiu em 1998, numa iniciativa conjunta que partiu do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz. O principal objetivo deste projeto é recolher e distribuir o leite materno de qualidade para diminuir consequentemente a taxa de mortalidade infantil, além de orientar corretamente as mães sobre como fazer a retirada e o armazenamento correto do leite materno.

As doações de leite materno são importantes porque como já sabemos, logo após o nascimento, o aleitamento é essencial para o bebê, que deve receber uma alimentação completa, que é encontrada no leite materno. O leite é o único alimento recomendado nos primeiros meses de vida e ajuda o bebê a formar sua imunidade e também no ganho de peso.

A doação ocorre da seguinte maneira: O leite é retirado da doadora com a ajuda de uma bomba tira leite, ou até mesmo de forma manual, dependendo das instituições.

Em seguida o leite materno sofre um processo de pasteurização e vai direto para os bebês prematuros internados nos hospitais.

As mamães que procuram os bancos de leite materno para fazer doações devem ter atenção a alguns “requisitos” como, por exemplo, a apresentação de exames que comprovem a saúde da doadora. Além disso, as doadoras não podem ser fumantes nem consumidoras assíduas de álcool ou drogas.

Assim, de uma maneira geral, qualquer mãe que esteja amamentando e que tenha leite suficiente pode e deve fazer a doação. Lembrando que, a prioridade é o filho da doadora, e o leite só deve ser doado depois que esse bebê esteja satisfeito. Afinal de nada adiantaria tirar de um bebê para dar a outro, esse não é o objetivo do banco de leite.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Se você estiver interessada em doar ou receber doação, procure uma maternidade próxima da sua casa para receber todas as orientações necessárias.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *