Como Escolher Sapato de Criança? Dicas de conforto e segurança para os pés do bebê

Compartilha:

Quando o assunto é criança, devemos ter muita atenção com tudo. No quesito calçados, por exemplo, não podemos nos deixar levar apenas pela beleza, mas sim pelo conforto que eles darão aos pés dos pequenos.

Pés confortáveis fazem bem à saúde, pois, uma vez que você permite que seu filho use calçados inapropriados, cedo ou tarde, essa escolha poderá causar problemas para o seu pequeno, desde pequenas dores nos joelhos e coluna ou até mesmo problemas de saúde mais sérios.

como-escolher-sapato-crianca

O calçado ideal para cada faixa etária

Para facilitar na hora da compra de calçados infantis, acompanhe as dicas a seguir, preparadas de acordo com cada fase:

Recém-nascidos e bebês de até 1 ano

sapatinho croche vermelho

O sapato para recém nascido tem como principal objetivo proteger o pé da criança de machucados ou ainda de impurezas, mantendo um material mais resistente do que a meia para esta proteção. A meia também sai facilmente do pé do bebê e neste caso, o sapatinho pode ser muito eficaz, já que os diferentes modelos permitem que o sapatinho fique firme no pé.

Escolher um sapatinho para o bebê recém nascido não é muito difícil, devendo dar maior prioridade aos materiais que não irritam a pele da criança, e que permitem a transpiração, mesmo que a criança esteja usando meias. Confira nesse artigo as nossas dicas sobre como encontrar e escolher o sapatinho apropriado para o pé do seu bebê.

Os modelos mais indicados para os pés dos recém nascidos, são os modelos que se parecem com meias, ou que possuem esta mobilidade, são leves e normalmente em material que não causa alergias.

Os materiais mais comuns para a pele delicada do bebê são o algodão, o croché e o tricô, não possuem solado e podem ter enfeites delicados ou ainda cadarços para manter o sapatinho firme no pé.

Normalmente o sapatinho do bebê é comprado quando a mãe ainda está grávida, e não existe uma numeração correta para esta compra. É comum que o sapatinho fique largo no pé do bebê, mas o bebê cresce rapidamente e os sapatos – mesmo quando largos – poderão ser utilizados rapidamente. Se você já sabe o sexo do bebê a tarefa de escolher o sapato do bebê vai ser ainda mais divertida, pois você poderá combinar as cores do enxoval e encontrar os mais diversos modelos.

Nos meses seguintes que a criança ganha novas proporções de tamanho, já é possível comprar um sapatinho com solado maleável, ou ainda a meia com solado, que é mais difícil de sair do pé e é confortável, além disso, anula o uso da meia, permitindo que o pé da criança transpire naturalmente.

Os sapatinhos podem ser comprados nas lojas especializadas em artigos de bebês, podendo ainda adquirir o conjunto completo da roupa com o sapatinho, se preferir comprar separado, procure pensar em uma combinação adequada e se o bebê for muito grande, consulte a vendedora sobre os tamanhos que se encontram na loja.

Para essa idade, o ideal é utilizar apenas meias confortáveis e sapatinhos de tecido bem leves, como os de tricô, feitos pelas vovós, porque, além do conforto, eles também deixam os pés bem quentinhos.

Quando o bebê alcança a fase do primeiro aninho e ensaia os primeiros passinhos, o ideal é colocar meias antiderrapantes ou, então, sapatinhos de solado flexível. Também além do calçado, é preciso aumentar os cuidados com a casa, protegendo cantos dos móveis, as portas a gavetas que não podem ser abertas. Vejas diversas dicas de segurança para a casa aqui.

Com 2 anos

sapatinho velcro bebe

Nesse período, deve-se optar por calçados de solado firme. Muitas vezes, somos tentados a escolher os calçados mais bonitos, quem nem sempre são os mais indicados. Por isso, atenção ao modelo do solado na hora da compra.

Dos 3 a 5 anos

all star para bebe

Essa é a fase na qual as crianças querem experimentar os calçados e, geralmente, os mais diferentes são os que chamam a atenção, principalmente, se o calçado tiver algum diferencial. Como as crianças querem correr e pular muito nessa etapa, opte por calçados resistentes, confortáveis e de solado flexível.

A partir dos 5 anos

Os pezinhos já estão bem acostumados às caminhadas e corridas, o que demanda a aquisição de calçados de qualidade, que proporcionem conforto aos pequenos.

Dicas para o sapatinho do bebê

Use sempre o talco nos calçados para não ficar com o famoso “chulé”, que ocorre com frequência em produtos de material plástico, que, além do odor causado, podem produzir bolhas e machucar os pés dos pimpolhos.

Também é fundamental observar o crescimento dos pés, evitando o uso de calçados apertados. Não peque pelo custo. Compre sempre o calçado ideal para sua criança.

Para os bebês mais descolados, existem diversas marcas de tênis para adultos que também fazem modelos para bebês, como Converse All Star, Nike e Adidas, como modelos que se parecem com os modelos tradicionais, mas com tecidos mais macios e velcro no lugar os tradicionais cadarços para amarrar.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

E você? Tem mais alguma dica para passar para as outras mamães? Você compra sapatinhos de bebê na internet sem conhecer o produto de verdade? Comente!

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Uma ideia sobre “Como Escolher Sapato de Criança? Dicas de conforto e segurança para os pés do bebê

  1. Sabrina Ribeiro

    Ótimo guia para futuras mamães, principalmente por não mostrar apenas o sapato ideal e sim mostrar os requisitos a serem atendidos de acordo com cada faixa etária, de forma organizada,pratica e sem muita enrolação. Gostei muito. Pensando nisso, criei uma variedade de sapatinhos em crochê, para os primeiros meses do bebê, pois achava difícil encontra-los a preços acessíveis, confiram alguns modelos no meu site.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *