Como Evitar o Sapinho – O que é, como é e como curar

Apareceu umas plaquinhas brancas na boca do seu bebê e não sabe o que é? Fica atenta! Pode ser sapinho!

como evitar sapinho

O que é e como evitar o sapinho

É uma infecção ocasionada pelo fungo chamado Candida albicans. Geralmente parecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua do bebê. É um problema mais comum em bebês de até dois meses de idade, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.

sapinho bebe

Não precisa se desesperar tentando limpar a casa para eliminar este fungo, já que ele é do nosso próprio corpo, faz parte do nosso sistema digestivo.

Mas o sapinho só aparece quando alguma coisa vai mal no sistema digestivo do bebê, aí se torna uma infecção. Como o sistema imunológico do bebê é extremamente frágil, variações hormonais podem afetá-lo, assim como o uso de antibióticos pela mãe, no caso da criança ainda ser amamentada, ou pelo bebê. Limpar e higienizar bem a boca do bebê também pode ajudar a evitar qualquer problema bucal.

Como saber se é sapinho mesmo

Tenha o hábito de sempre verificar a língua e a boca do seu bebê. Caso note uma camada branca com a língua e você perceber que passando uma gaze limpa e úmida essa camada não se desfaz, pode ser um indício de que se trata de sapinho.

O choro na amamentação ou a recusa da chupeta também podem ser sinais de que seu bebê está com sapinho.

Mas, afinal, Como se trata a candidíase oral?

A recomendação de sempre, pergunte ao pediatra qual o tratamento ideal para o sapinho na boca do bebê. Ele vai avaliar o estado geral da infecção e vai recomendar o remédio antifungo certo, também pode descartar a doença e pode ser até outro tipo de infecção.

Também existem pomadas que são passados nos mamilos, que são práticas para as mães que ainda amamentam, assim evita-se que a mãe também pegue a infecção.

É importante evitar qualquer receita caseira para tratar o sapinho. Além de existirem remédios testados e aprovados para o tratamento, se você ficar tentando remédios alternativos, pode acabar até demorando mais na recuperação da infecção. Enquanto isso, seu bebê não vai se alimentar direito, chorar mais, se mostrar mais irritado e consequentemente não vai ganhar peso como deveria.

Imagens de bebês com sapinho na língua e na boca

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

E você? Já passou ou está passando por isso? Não esqueça que mesmo sendo algo muito comum entre todos os bebês, é importante algum acompanhamento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *