Como secar o leite materno rapidamente?

Compartilha:

Precisando secar seu leite? As mamadas precisam reduzir ou parar? Veja aqui como fazer.

Muitas mulheres por diversas razões, como a volta ao trabalho, a idade do bebê ou criança, entre outros motivos, necessitam parar ou reduzir a amamentação e por isso precisam secar o leite materno.

secar0leite

Em alguns casos a secagem do leite ocorre naturalmente. Com o crescimento do bebê e a redução do número de mamadas, outras em contrapartida, necessitam de algumas técnicas para deixar a produção de leite.

Para as mamães que necessitam secar o leite materno e não sabem como fiquem por aí porque hoje vamos falar exatamente disso!

Lembrando que se você, mamãe, produz mais leite do que o consumido pelo seu filho não se esqueça de que há pessoas que precisam desse alimento.

Por isso procure um banco de leite e faça a doação de leite materno, você estará ajudando outra vida.

No caso de você não ter tempo ou disposição você também pode fazer a retirada do leite em casa mesmo, com a ajuda de uma bomba tira leite, você armazena o leite materno e leva-o até esses centros ou até a alguém que precise.

Uso de remédios para secar o leite

Alguns medicamentos, principalmente os que possuem hormônios, eventualmente podem ser recomendamos pelos médicos para ajudar a secar o leite materno.

Quando isso não acontece naturalmente, principalmente depois que o bebê começa a se alimentar de frutas e papinhas, é hora de procurar algum medicamento específico para reduzir e acabar com a produção de leite materno.

O simples fato de parar de amamentar reduz a produção do leite. Você pode também reduzir o tempo das mamadas gradativamente.

Normalmente, seu próprio corpo se encarrega disso, mas as vezes sua produção de prolactina ainda é alta e você realmente precisa de algum medicamento.

Os anticoncepcionais também podem ajudar a diminuir o leite, já que controlam a produção de hormônios. Mas verifique com seu médico para saber qual é seguro para mães em fase final de amamentação.

Quais remédios posso tomar para secar o leite

ATENÇÃO: não use remédios em receita, veja os métodos de secar leite naturalmente lendo nosso texto abaixo.

Não vamos ser irresponsáveis e deixar nomes de medicamentos aqui, pois cabe à você visitar um médico especialista para te recomendar e te dar uma receita médica para secar o leite.

Lembre-se que todo remédio que você consome, pode ser transmitido pelo leite para o seu filho, e pode fazer mal.

Fique atenta, o remédio que pode não fazer mal para você, pode ser letal para o seu filho.

Dicas de como secar o leite materno naturalmente

Ao seguir as dicas abaixo, o leite começa a secar em poucos dias, mas lembre-se que pode variar de uma mulher para outra. Para algumas mulheres, o leite pode acabar dentro de uma semana.

O ideal é que o leite diminua gradativamente, assim você não vai ter dor, nem leite empedrado.

Aplique compressas de água gelada nos seios, no mínimo três vezes ao dia. Lembrando que o gelo não deve estar em contato direto com a pele, porque isso pode causar uma queimadura na pele.

Evite o uso de bombas para tirar o leite, pois isso irá estimular a produção de leite, afinal seu corpo entenderá que precisa de mais leite.

Utilize-as apenas para minimizar o desconforto e o inchaço dos seios quando estão demasiado cheios.

Reduzir o tempo de mamada e a frequência delas também ajuda a reduzir a produção de leite, já que não haverá o estímulo para sua produção.

Beba muita água! Algumas pessoas acreditam que a ingestão de água aumenta a produção de leite.

Pelo contrário, se a mulher ficar desidratada isso sim aumentará a produção de leite e ainda o desconforto nos seios, afinal estarão desidratadas e inchadas.

O uso da Sálvia para secar o leite

A Sávia é um remédio caseiro que pode te ajudar a secar o leite.

Chá de Sálvia. A sálvia é um estrogênio natural que ajuda a secar o leite materno.

Por isso é indicada a ingestão de chá de sálvia para as mamães que já não amamentam ou que desejam parar de produzir leite naturalmente.

A sálvia também pode ser consumida diretamente com outros alimentos.

Para algumas mulheres em final de amamentação, o chá da erva tem efeitos super rápidos.

A sálvia já faz o efeito desejado de um dia para o outro.

Tomando o chá de sálvia 3 vezes ao dia, já é possível notar a redução do volume de leite produzido. Também a diminuição dos caroços, inchaço e dores causadas pelo acúmulo de leite materno.

A sálvia contém um tipo de estrogênio natural, e a presença desse hormônio em seu corpo indicará aos seus seios que reduzam ou não produzam mais leite.

É o mesmo hormônio presente em alguns anticoncepcionais e também é o hormônio liberado durante a sua menstruação.

Também por ser um método natural de secar o leite, esta erva é utilizada por mães que infelizmente perdem seus filhos em um aborto ou momentos após o nascimento.

Outra vantagem da sálvia é que o seu chá pode também te ajudar a emagrecer depois da gestação.

Outro método natural

Faixa sobre os peitos. Esse método da faixa sobre os peitos também pode ser útil para as mamães que querem deixar de amamentar sem ter que fazer o uso de remédios.

Algumas mães deixam de amamentar de um dia para o outro e já notam dores, incômodos e desconfortos  devido ao leite que fica empedrado.

Para evitar isso, é importante que a redução seja algo planejado e regressivo, pois dificilmente a criança vai largar o peito de um dia para o outro.

A faixa pode ser comprada em qualquer farmácia. Coloque gaze na região dos mamilos para não machucar. Peça ajuda para deixar a faixa bem firme junto ao seu corpo.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para você que está tentando parar de amamentar e secar seu leite materno. Lembrando que você deve tentar todos os métodos naturais antes de usar qualquer remédio.

As dicas podem funcionar ou não, dependendo de mulher para mulher. E muitas vezes pode acontecer de você seguir várias dicas de uma só vez e não saber qual delas funcionou.

Caso tenha problemas em conseguir reduzir e parar a sua produção de leite materno, procure seu médico. Ele pode indicar exames e instruções personalizadas para ajudar a secar o leite.

Gostou das dicas para secar seu leite? Você conhece alguma outra dica e quer contar pra gente? Deixa seu comentário aí abaixo.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Visita também nosso Facebook, lá tem inúmeras dicas incríveis para grávidas e para mamães! www.facebook.com.br/tudoparagravidasoficial/

Compartilha:

Recomendados Para Você:

9 ideias sobre “Como secar o leite materno rapidamente?

  1. Polyane Raquel

    Obrigada pelas dicas.
    Estou insegura quanto ao processo de desmame.Mas com essas dicas sei que tudo vai dar certo.

    Responder
  2. welita

    otimas dicas! gostei muito!
    tenho uma duvida:
    tomando o cha de salvia o bebe ainda pode continuar mamando ate o leite secar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *