Como fazer o bebê largar a chupeta

Para muitas crianças, geralmente de 1 a 3 anos de idade, chupar a chupeta ou o dedo é uma forma de relaxar. Por isso muitas delas só conseguem dormir chupando algum desses elementos.

como-tirar-chupeta

Chupeta ou dedo, será que essa é uma prática saudável?

Não, como muitas de vocês já devem saber, o fato da criança chupar chupeta ou bico, e o dedo pode causar problemas graves no desenvolvimento da fala, no crescimento dos dentes e até mesmo infecções de ouvido. Por isso é melhor fazer o seu filho deixar esse mau hábito.

Mas como fazer meu filho largar a chupeta?

Confira a lista de truques e estratégias que preparamos para te ajudar a tirar a chupeta ou o hábito de chupar dedo do seu filho.

  • Crie períodos de uso da chupeta, por exemplo, só nas horas que a criança for dormir, ou só quando estiver passeando de carro.
  • Vá diminuindo os períodos de uso da chupeta gradativamente, para que seu filho não sofra.
  • Restrinja esse período para apenas quando ele for dormir ou quando estiver doente. Nesta etapa vai ser preciso bastante firmeza da mãe, pois a criança vai chorar e pedir muito.
  • Converse com a criança e estabeleça prêmios por, por exemplo, cada semana que ela passar sem chupeta ou sem chupar o dedo.
  • Escolha premiações como passeios, brincadeiras e presentinhos simples – Nunca dê doces ou guloseimas como prêmio, isso pode causar obesidade infantil.
  • Insista em repetir para eles que as crianças mais velhas não usam chupeta e nem ficam com o dedo na boca. Isso serve porque elas adoram se sentir mais velhas, e as crianças aprendem basicamente copiando exemplos.
  • Incentive o seu filho a dar todas as chupetas para alguém, por exemplo ao Papai Noel se for época de natal, ou ao coelhinho da páscoa. E se não houver nenhuma data festiva por perto invente uma, como a “fada da chupeta”.

 Conclusão

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Todos os processos com as crianças podem ser mais fáceis ou mais difíceis de acordo com cada criança, mas é importante saber que o uso prolongado da chupeta pode causar sérios danos aos dentes da criança, então lembre-se sempre disso. Hoje existem pais que nem oferecem mais a chupeta para o bebê, impedindo assim que a criança adquira este hábito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *