Como Trocar a Fralda do Bebê? – Até o papai aprende!

As trocas de fraldas devem ser feitas sempre que o bebê mamar e em todas as vezes que o bebê defecar, no entanto, trocar a fralda antes ou depois da mamada, fica a critério da mãe, porém, se a criança corre o risco de regurgitar com a movimentação da troca de fralda, considere a troca antes da mamada. Normalmente é necessário trocar o bebê cerca de 8 vezes por dia. É mamãe, não é por acaso que passamos a fazer as contas em número de fraldas. Aliás, confira também as nossas dicas sobre como economizar na compra de fraldas.

O acúmulo de urina na fralda, pode causar alergias na pele do bebê, como assaduras e brotoejas, sendo assim, todas as trocas de fralda devem ser acompanhadas de uma higienização e pomada protetora.

O bebê urina de hora em hora e pode fazer cocô algumas vezes no dia, sendo assim, sempre mantenha a atenção na quantidade de urina que há na fralda para realizar a troca, mesmo que o bebê não se queixe da fralda suja ou molhada, evitando que surjam as alergias.
Tenha próximo do local da troca, todos os itens necessários para este procedimento, como uma fralda limpa, algodão e água morna ou lenços umedecidos caso seu filho não apresente alergias a composição e pomada.

Deite o bebê sobre a cama ou sobre o trocador de fraldas, retire as fitas adesivas que seguram a fralda e abra a fralda suja, cole estas fitas nelas mesmas evitando que grudem no bebê durante a troca de fraldas. Erga um pouco as pernas do bebê, de modo que consiga dobrar a fralda abaixo da criança e comece a limpar a região com algodão e água morna ou com o lenço umedecido, observando os locais que podem acumular sujeiras, como dobrinhas da virilha, se for menina verifique se há sujeira na vagina.

Após a limpeza, passe a pomada e erga novamente as pernas do bebê para trocar a fralda suja pela fralda limpa, a parte que tem adesivos, ficará embaixo do bebê para posteriormente se ajustar na barriga do bebê, deixando justo, mas não apertado. Garanta que a parte que fica em contato com a virilha está esticada, evitando que o atrito incomode a criança, e se a criança for maiorzinha, permite maior mobilidade ao usar a fralda.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

E você, tem alguma dica extra para compartilhar com as mamães aqui do blog?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *