Como vestir o Bebê Recém-Nascido no Verão? Dicas para os dias mais quentes

Compartilha:

Tem sido difícil enfrentar as altíssimas temperaturas desse verão, não é mesmo?

Agora, com todo esse calor, é quase impossível vestirmos muitas roupas e isso é válido também para os recém-nascidos.

Foi-se o tempo em que as pessoas diziam que os bebês sentem mais frio ou mais calor que os adultos.

Hoje, após o nascimento, os bebês vão direto para um bercinho aquecido até que se habituem com o ambiente e pronto!

É hora de aprender e se acostumar com as temperaturas de sua nova “casa”.

E as mamães “de primeira viagem”, por receio de que seus pequenos sintam frio ou calor geralmente exageram na quantidade de roupinhas.

Se você é uma delas, acompanhe as dicas a seguir, sobre como vestir o recém-nascido no calor.

como-vestir-bebe-verao

Leia também: Como evitar as brotoejas causadas pelo calor

Como vestir o bebê no verão?

O ideal é que o recém-nascido se sinta sempre confortável e bastante à vontade, independente do fato de ele ter apenas alguns dias de vida.

Portanto, vista a criança sempre levando em consideração a temperatura ambiente e a sensação térmica.

Também sempre leve em consideração a liberdade de movimentos, jamais use peças muito justas ou menores que o bebê.

Aliás, se você ainda fica inseguro ou insegura na hora de comprar as roupinhas do bebê, confira nossas dicas de como acertar no tamanho da roupa do bebê, bem como nosso artigo sobre como comprar o enxoval da criança. 😉

Como vestir o bebê durante o dia

Com o calor severo que temos enfrentado, o ideal vestir o recém-nascido com roupas bem leves.

No caso de usar o macacão, prefira os de algodão, mais fininhos.

Outra alternativa são os bodies de manguinha, deixando as perninhas de fora. O mesmo vale para os sapatinhos! Nada de colocar sapatinhos muito quentes quando o bebê está com calor.

Mesmo as meias são desnecessárias. Você pode perceber que muitos bebês ficam sempre com os pés de fora mesmo e você pode colocar uma meia só no final do dia, se esfriar um pouco.

Se, porém, o bebê sentir muito calor, você pode usar a dupla camiseta e fraldinha, observando atentamente como o recém-nascido ficará ao longo do tempo, principalmente se a temperatura oscilar demais em sua região.

Se ele estiver quentinho ou fresquinho, por exemplo, tudo bem deixá-lo assim, à vontade. Agora, se sua pele estiver fria, é hora de colocar mais roupa, para aquecê-lo.

Como Vestir o bebê durante a noite

Para a noite e também na hora de dormir, existem conjuntinhos e até pijaminhas, como o body e o mijão – esse conjunto pode ser colocado, pois são peças fresquinhas e leves.

Assim, o bebê poderá dormir tranquilo. Usar um ventilador pode não ser o mais recomendado, pois o vento pode deixar a criança resfriada.

Se precisar, deixe o vento de uma forma indireta, pensando muito mais na circulação do ar do que direcionar o vento diretamente na criança.

Alguns modelos de ventiladores e climatizadores permitem colocar um pouco de água na parte inferior, o que ajuda muito a diminuir a temperatura do ambiente, e essa é uma alternativa melhor do que só um ventilador comum.

Se você não tiver opção e tiver que deixar as janelas abertas, a principal preocupação são com os pernilongos e também com o mosquito da dengue, que costuma aparecer no verão devido às chuvas frequentes.

Neste caso, como o bebê vai estar usando pouca roupa, você pode colocar uma tela mosquiteiro sobre o berço e também usar repelentes específicos para bebê, que podem ser encontrados em qualquer farmácia. Os repelentes elétricos também são eficientes e não são prejudiciais ao bebê e também servem contra o mosquito da dengue.

No carro

Durante o transporte no carro, é importante estar atenta à temperatura do carro, pois muitas vezes ligamos o ar condicionado e a roupa de verão acaba sendo um pouco fria para o bebê.

Durante o trajeto veja se as mãos e os pés estar frios de mais, neste caso é só ter uma mantinha ou subir um pouco a temperatura do ar condicionado.

Outra coisa que sempre temos que ficar atentos é que no carro, durante o verão, as crianças na cadeirnha de bebê, não tem a mesma ventilação que nós, então é bem provável que elas passem calor quando transportadas.

Quando descer do carro, providencie rapidamente um suco, mamadeira ou dê o peito para que o bebê possa se hidratar.

E, não se preocupem, mamães, pois se o bebê estiver sentindo alguma coisa, seja frio ou calor, ele se manifestará de diversas formas: chorar é uma delas. O fundamental é se manter atenta e observar o seu pimpolho, pois logo você saberá exatamente como vestí-lo adequadamente.

Na piscina

Assim que o pediatra liberar, você já pode levar seu filho para a piscina (normalmente a partir 6 meses).

Então você pode passar um bom protetor solar, usar um chápeu ou boné e também vestí-lo com uma camisetam proteção solar UV, que pode ser encontrada em lojas de esportes (Decathlon em SP tém), e também em lojas de roupas de praia. Nem preciso dizer que o melhor horário é até às 10h e depois das 16h, certo?

Depois do sol, você pode usar um hidratante para bebê da sua preferência.

Outra coisa que precisa ser dita é que hoje existem fraldas próprias para piscina, que não possuem o gel, assim elas não vão se inchar ao entrar na água.

O bebê pode ficar no ar condicionado?

Claro que pode, mas é importante lembrar que você precisa fazer a manutenção do ar condicionado, limpeza dos filtros e ter certeza de usar uma temperatura agradável.

Outra dica é evitar as mudanças de temperatura brucas, então se você vai sair de casa para a rua, desligue o ar condicionado primeiro, espere alguns minutos antes de sair para não ter um choque térmico.

Essa recomendação é válida também no seu retorno, evite sair do sol forte e entrar imediatamente num lugar frio. O bebê vai sofrer com essa variação de temperatura dos ambientes com ar condicionado.

Gostou das dicas sobre roupas de bebê no verão?

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre como vestir o bebê no calor? Também procura deixar seu bebê mais à vontade ou prefere enrolá-lo na mantinha? Compartilhe sua opinião e experiência com a gente! Deixe seu comentário! 😉

Compartilha:

Recomendados Para Você:

4 ideias sobre “Como vestir o Bebê Recém-Nascido no Verão? Dicas para os dias mais quentes

  1. Marcieli Rodolfo

    Ameeiiii as dicas, realmente vão me ajudar um monte! Só uma dúvida meu bebê vai nascer em fevereiro, eu posso dormir com o ar condicionado ligado? Se sim qual temperatura?

    Responder
    1. Tudo para Grávidas Autor do post

      Se precisar, num dia muito quente, ligue sim o ar condicionado. Veja se ele tem aquela função de umidificar o ambiente, se não tiver usa uma bacia de água no quarto que já vai ajudar bastante a não deixar o ar seco de mais. Também se perceber que o ar está seco, é só passar um sorinho (rinosoro) no nariz do bebê. A temperatura do ar condicionado pode ficar entre 23 e 25 graus, mas nesse caso, você tem que colocar uma roupinha mais quente no bebê, pois ele pode passar frio.

      Responder
  2. Marcia Bueno

    Ameii as dicas.. meu bebe pode chegar a qualquer momento, estou gravida de 39 semanas, mãe de primeira viagem. . Ajudou mto, so colocar em pratica.. GRATA!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *