Todos os Cuidados ao Viajar Grávida

Viagens nem sempre são um problema para grávidas, mas existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar riscos e problemas desnecessários. Vamos te dar algumas dicas para uma viagem tranquila e e segura.

grávida aeroporto

O planejamento é fundamental. Se você quer viajar durante a gestação, escolher o destino certo vai fazer com que a viagem seja mais gostosa e agradável.

O fato de você estar grávida não impede de você sair de casa, mas também não vai me inventar de pular de para-quedas ou fazer esportes radicais em plena gestação, correto?

Escolha destinos onde possa caminhar, tenha uma boa piscina e um lugar para relaxar. Muitos hotéis e pousadas oferecem serviços de massagem e relaxamento, lá você pode aproveitar para descansar seus músculos das pernas e a região das costas que são muito exigidos durante a gravidez.

Se for fazer uma viagem de carro, leva água e frutas para um lanche e também faça paradas para que possa esticar as pernas e ir ao banheiro. Ficar muito tempo numa mesma posição é muito desconfortável e pode te deixar com dores após chegar ao destino final. Verifique se o seu carro tem recomendações sobre o local onde a gestante deve se sentar, em alguns modelos de carros com air-bag, a recomendação é que a gestante faça a viagem de carro no banco traseiro. Prefira viajar no período da tarde ou no começo da manhã, assim o sol não é tão intenso e o calor será menor.

Em viagens de avião, peça preferência para embarcar, as grávidas tem esse direito, assim pode-se acomodar com mais facilidade. No momento da compra dos bilhetes de avião, prefira os assentos com acesso ao corredor, assim você tem caminho livre ao banheiro se precisar. Evite viajar de avião sem necessidade e consulte seu médico antes de viajar.

Pode ser que você não tenha o mesmo pique que antes de engravidar para fazer todos os passeios que deseja durante a sua viagem, então preparar o roteiro do dia com cuidado é fundamental. Se está em uma cidade histórica, aproveite para visitar os museus e outros pontos turísticos. Informe-se com os guias locais os dias menos concorridos, assim você pode passear com mais calma e tranquilidade.

A alimentação sempre é importante mesmo antes da gravidez, e você deve ficar atenta à qualidade dos alimentos que está consumindo durante a viagem. Prefira alimentos frescos e feitos na hora. Também vale a dica de comer de três em três horas para não ficar enjoada e também para não comer de mais nas refeições principais.

Leia mais em nosso artigo sobre alimentação da gestante durante viagens:

Dicas de Alimentação para Viagens

Para as grávidas, ir ao banheiro durante viagens é um verdadeiro tormento, muitas vezes estão nojentos ou praticamente interditados, mas é importante não ficar se segurando muito tempo. Leve com você um pacotinho de papel daqueles de assoar o nariz, assim mesmo que não tenha papel, você tem algo para se limpar. Hoje também é fácil encontrar embalagens de álcool gel em farmácias, do tamanho certinho para passeios. Se precisar pode limpar as mãos ou dar uma limpadinha no assento antes de sentar.

Para facilitar a sua vida de gestante, use roupas que são fáceis de tirar, assim você não vai sofre na hora de ir ao banheiro. Também caso esteja disponível, você pode usar o banheiro de deficientes, que tem um espaço muito maior, o que vai facilitar a sua movimentação.

Quando estiver viajando, não se esqueça de cuidar do seu corpo. Muitas vezes acabamos andando e ficando muito mais tempo em pé do que nos momentos que estamos em casa ou no trabalho. Durante a gestação são comuns os inchaços nas pernas e pés, além de cãibras e outras dores.

Tente se alongar a cada uma hora para que a circulação de sangue melhore, evitando trombose e varizes, que podem aparecer na gravidez justamente pelo excesso de peso da gestação e deficiência na circulação. Use calçados confortáveis e não tenha vergonha de usar um chinelo ou sandália baixa caso você se sinta melhor assim.

Se você for se expor ao sol, lembre-se de usar protetor solar, algumas grávidas ganham algumas manchas na pele durante a gravidez, que podem ou não estar relacionadas ao sol, mas sempre é bom se prevenir.

Você tem alguma outra dica de viagem para compartilhar? Então deixe seu comentário!

Dúvidas sobre Gravidez e Viagem

Grávida pode viajar de avião?

Normalmente as grávidas podem viajar de avião tranquilamente no primeiro semestre da gravidez, ou seja, até 27 semanas você pode ir e vir de avião sem muitos problemas. Entretanto, em algumas condições, pode ser interessante confirmar com o seu obstetra se é recomendado – pois em alguns casos a grávida pode até perder o filho.

Se você apresenta condições como pressão alta, diabetes ou mesmo pequenos sangramentos vaginais ou ainda, já passou por um parto prematuro no passado ou sua família tem tendência a ter partos prematuros, você vai preferir conversar primeiro com o obstetra para que ele possa avaliar se você pode ou não viajar de avião.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Algumas empresas não aceitam grávidas a partir da 28 semana de gravidez. Por isso, mesmo com o aval do seu médico, procure verificar as regras da cia de viagem.