Cuidados nas últimas semanas da Gravidez

Compartilha:

E então, a gravidez chega ao final, as últimas semanas de gravidez são um misto de sensações, felicidade, alívio e claro, muito ansiedade. Mas veja os cuidados que você deve tomar nas últimas semanas da gravidez, para não ter problemas com a chegada do bebê.

últimas semanas de gestação

Muitas futuras mamães estão tão contentes com a chegada do bebê que praticamente ignoram as dificuldades como pernas inchadas, cãimbras e dores nas costas, mas cada sinal de dor é sinal de que alguma coisa não está em ordem, então respeite o seu corpo, não faça longas caminhadas, use o calçado ideal e na medida do possível, não abuse, você não sabe quando o seu bebê vai querer nascer e você vai precisar de todas as suas forças para isso, mesmo que seu parto seja uma cesária.

Grávidas ao Volante

Alguns médicos também recomendam que a mãe não dirija nas últimas semanas da gravidez, pois a proximidade do volante com a barriga da gestante pode ser fatal para o bebê em caso de uma colisão, por mais fraca que seja, alguns médicos recomendam um palmo de distância do volante, ou cerca de 20 centímetros, para garantir uma direção segura para a mamãe e o bebê, fora que a limitação dos movimentos por causa da barriga pode dificultar a manobra do carro, então neste caso, já de táxi ou de carona.

Fique atenta também à posição do cinto de segurança, tanto como motorista como quando você é a passageira. A imagem abaixo ajuda a ilustrar o que estamos falando.

cinto de segurança

O cinto deve ficar na parte inferior da barriga e não cruzá-la, assim você garante que o bebê não será pressionado em caso de uma colisão. Andar de moto não é recomendado para as gestantes em final de gravidez, somente até o terceiro mês.

Viagens nas últimas semanas da gestação

Evitar viagens nas últimas semanas também é uma boa recomendação, já que a bolsa pode estourar a qualquer momento, estando longe de casa você vai demorar muito mais para conseguir chegar à sua maternidade, o que pode acarretar problemas para o bebê. Tenha em mente que depois que seu bebê nascer, você vai poder voltar à passear bastante e se divertir, vale à pena se resguardar nas últimas semanas da gestação pela saúde do seu bebê, faça somente viagens se elas forem realmente necessárias, lembrando que as viagens de avião durante a gestação, à partir do sétimo mês de gravidez só são autorizadas pelas companhias aéreas com uma autorização médica prévia.

Trabalho até o final da gestação

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Se seu emprego permitir e tiver a liberação médica, você pode trabalhar até os sinais do final da sua gestação, claro que no final, até tarefas simples como sair para almoçar, ir e voltar ao trabalho, serão uma grande jornada, seja de carro, como falamos acima e ainda pior se depender do nosso transporte público. Neste caso, o que você pode fazer é solicitar ao seu chefe um horário especial de entrada e saída para evitar o horário de pico, assim pode pegar o ônibus e o metrô com mais tranquilidade, e dependendo do seu trabalho, apesar de ser raro ainda, algumas empresas podem permitir que você trabalhe de casa alguns dias da semana ou que faça toda a sua carga horária sem sair de casa. Aproveite os últimos dias de gestação ainda frequentando o trabalho para deixar toda a parte administrativa em ordem, se vai emendar suas férias com a licença maternidade, tire suas dúvidas sobre o plano de saúde da empresa, etc, assim evitará dores de cabeça posteriores.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *