Desfralde do Bebê – Guia Completo para Tirar a Fralda da Criança

Ensinar a criança a usar o penico ou vaso sanitário pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser.

Os pais muitas vezes passam tanto tempo se preocupando com o desfralde e discute sobre a melhor maneira de fazer isso, mas se a criança estiver realmente pronta, não há muito o que se preocupar.

Não gaste uma enorme quantidade de tempo no desfralde – a vida continua e um dia seu filho vai apenas usar o banheiro.

Tal como acontece com outras atividades, como comer, andar, falar e fazer amigos, as crianças fazem as coisas em seu tempo, não no nosso tempo.

Portanto, não importa quando, seu filho acabará por usar o banheiro – embora alguns mais cedo e outros mais tarde.

desfralde-bebe-usado-penico

Como eu sei que a criança está pronta para o desfralde?

Aqui são pistas que seu filho pode estar pronto: ele mostra um crescente interesse em usar o penico, se sente desconfortável em fraldas sujas; fala sobre o penico; pode se vestir sozinho, vai ao banheiro em algum tipo de cronograma; pode seguir simples instruções, e permanece seco durante longos períodos de tempo.

Estes são alguns sinais de que seu pequeno pode estar pronto para dar adeus às fraldas, mas ele não precisa demonstrar todos estes comportamentos, basta olhar para ver se ele mostra um interesse geral e capacidade para usar o penico.

Normalmente as crianças começam a usar o banheiro entre os 18 e 24 meses de idade. Mas não fique muito preocupado com a idade da criança, fique de olho nos sinais que ela apresenta.

Passo a Passo para Tirar a Fralda do Bebê

Passo 1: Apresente o penico e o vaso sanitário

Próximo ao primeiro aniversário do seu filho, comece a falar sobre o penico, ocasionalmente, para despertar o interesse.

Mantenha livros infantis sobre o treinamento do penico pela casa, e leia junto com o seu filho.

Lembre-se de trazer o assunto para suas conversas, diga coisas como: “Eu me pergunto se Elmo [ou bicho de pelúcia favorito da sua criança] precisa ir ao banheiro” ou “eu tenho que fazer xixi eu estou indo para o penico”.

A idéia é conscientizar a criança sobre o penico e torná-lo mais confortável com o assunto.

Passo 2: Compre o penico certo

Comprar o equipamento necessário, seja um penico cheio que se senta no chão ou os assentos que vão em cima do vaso sanitário adulto.

Alguns pais preferem colocar vários penicos em toda a casa (por exemplo, manter um na cozinha ou na sala de estar, bem como no banheiro e/ou no lavabo), mas os especialistas aconselham a não usar essa estratégia.

Pois depois você terá que acostumar o seu filho a usar apenas um penico ao invés de vários, e só depois o vaso sanitário.

Confira abaixo alguns modelos de penicos e assentos para vaso:

Passo 3: Escolha a hora certa!

Mesmo que seu filho pareça pronto, prefira não fazer o desfralde em tempos de transição ou estressantes, como férias, um novo bebê a caminho, um divórcio ou o começo das aulas, por exemplo.

Aprender essa nova habilidade será uma atividade mais simples e prazeirosa quando a criança estiver mais tranquila e relaxada.

Quando você decidir que é hora de começar a treinar o desfralde, tenha em mente que, se você quer que seu filho vá ao banheiro independentemente do dia ou da noite, certifique-se que ela já esteja dormindo em uma cama grande para criança (ou seja, uma cama de onde ele consegue sair com facilidade).

Além disso, garanta que a criança tenha acesso a um penico sempre que precisar. Dessa maneira eles conseguem alcançar o penico por conta própria, no momento que precisarem.

Passo 4: Mostre como usar o banheiro

Quando você estiver pronto para começar a treinar, escolher determinados momentos do dia para levar seu filho ao banheiro (mesmo que ele não tenha que ir).

Você pode ter que sentar a criança a cada duas horas no penico, antes de sair de casa, antes dos cochilos e antes de dormir – e incluir esse hábito como a primeira coisa a ser feita na manhã.

É interessante é ter momentos chave ao longo do dia e, da mesma maneira quando ensinou o bebê a dormir na cama dele e nos horários certos, você precisa adotar um ritual: peça para a criança tirar as roupinhas necessárias, e sente-a no vaso sanitário por alguns minutos.

Leia um livro ou use um jogo de perguntas para ajudar a passar o tempo de uma maneira divertida.

Mesmo que a criança não faça suas necessidades naquele momento, faça-a lavar as mãos e a parabenize pelo esforço.

como usar o banheiro

Passo 5: Elogie e Incentive!

Quando a criança está no processo de deixar de usar as fraldas, os acidentes são parte do processo. Algumas crianças ainda molham a cama por 5 ou 6 anos.

Nunca puna o seu filho para molhar ou sujar as calças, ele está começando a aprender e você deve ajudá-lo e incentivá-lo.

Na verdade, quando usamos de punição nesse processo, isso só fará com que seu filho tenha medo de usar o penico – o que atrasa o processo de desfralde.

Por isso, sempre que o seu filho usar o penico corretamente, ofereça suporte e uma pequena recompensa. Mas não exagere! Palavras de conforto são suas melhores aliadas.

crianca-usando-penico

Como Incentivar a criança a usar o banheiro?

Calendários coloridos e diário do banheiro

Uma das maneiras mais interessantes é montar um gráfico decorado com o super herói o personagem favorido da criança.

Depois de cada ida sucedida ao banheiro, ele pode colocar uma etiqueta colorida no calendário.

Outra forma de incentivar a criança é mostrar para ela o quanto ela está sendo corajosa e evoluindo. Monte um “diário” do banheiro e, sempre que a criança for bem sucedida ao ir no banheiro, acrescente mais uma história no diário.

Mas lembre-se de sempre colocar a criança como um herói ou heroína, e convidar a criança a te ajudar na escrita.

Sacola de presentinhos

Coloque vários brinquedos baratos e adesivos coloridos em um saco de presente colorido. Cada vez que seu filho usar o banheiro corretamente, permita que ele pegue uma surpresa do saco.

Dúvidas e problemas mais comuns no Desfralde

Meu filho está pronto para o desfralde mas parece assustado!

Seu filho pode se sentir intimidado com a grande tarefa de aprender a usar o banheiro. É necessário incentivar a criança, dizer que a criança já está se tornando uma mocinha ou mocinho, comprando peças de roupa íntima “especiais” e estabelecer alguns incentivos para sempre que a criança vai ao banheiro corretamente.

Ao incentivar a independência da criança você a tranquiliza, mostrando que ela está pronta para deixar as fraldas para trás.

Meu filho faz xixi na cama

Se a enurese é uma ocorrência de repetição, tente acordar a criança a usar o banheiro uma ou duas horas depois de ir dormir.

Mantenha o vaso sanitário de treinamento para fora e adicionar luzes noturnas no quarto e banheiro para tornar as viagens noturnas ao banheiro mais fáceis para a criança.

Meu filho tem “acidentes” durante o dia

Como a criança ainda está se adaptando a ter que ir ao banheiro, ela provavelmente terá alguns acidentes durante o dia.

Quando isso acontecer, mantenha a tranquilidade e não adote uma punição. Tente verificar os horários que a criança tende a ter “acidentes” e a incentive a ir no banheiro.

Assim que você montar o “calendário” de idas ao banheiro, procure lembrar a criança perto dos horários de banheiro: mas somente quando você ver que a criança não está se lembrando.

Procure incentivar a criança a se lembrar de ir ao banheiro, mas não controle as idas!

Meu filho tem recaídas e se recusa a usar o banheiro

Se o seu filho começa a resistir muito ao treinamento de desfralde, pode ser que ela não esteja emocionalmente pronto. Não importa o que ele fizer, jamais adote punições físicas.

Nesse caso, pare o treinamento de desfralde por algumas semanas e, em seguida, tente novamente.

Pode levar esta breve pausa para deixar a criança preparada para passar a usar o banheiro corretamente.

Meu filho não usa o banheiro na creche ou na escola

A rotina de banheiro é diferente em cada creche ou escola, dessa maneira você precisa saber qual a rotina da escola ou creche do seu filho, de maneira a descobrir como incentiva-lo a usar o banheiro fora de casa.

Meu filho fica chateado quando pede para usar o banheiro

O desfralde nem sempre é uma situação fácil para os pais, mas não se esqueça que ele também é frustrante para o seu filho.

Se ele começa a ficar chateado, diga a ele o quanto você quer que ele se torne um mocinho. Ao invés de gritar, deixar claro que ele é a parte mais importante do processo, deixando-o saber que você precisa de sua ajuda.

Se a criança continua a ficar chateada, pare o desfralde por alguns dias e, em seguida, retome quando ela estiver pronta novamente.

Meu filho passou pelo desfralde, mas voltou a ter “acidentes”

Fazer o seu bebê se sentir mal sobre um acidente pode se transformar em uma luta de poder. É provável que ela esteja reagindo a uma grande mudança em casa ou na escola, portanto, seja paciente e de-lhe algum tempo.

Espere até que seu filho lhe diga que está pronto para usar o banheiro novamente e o incentive.

Meu filho não consegue fazer cocô no banheiro

Celebre quando a criança consegue fazer cocô no banheiro – caso contrário, ele pode estar com medo de fazer uma bagunça.

Tente incentivos e recompensas para que ele saiba que você está orgulhoso, ele está agindo como uma criança grande.

Se ele ainda é incapaz de ir, tente tomar nota de quando ele faz cocô durante todo o dia e certifique-se que ele está em um banheiro nesses momentos.

Vou viajar, mas meu filho está no meio do desfralde

Leve na viagem todas as “ferramentas” que você usa em casa.

Se você estiver dirigindo, verifique os pontos de parada e banheiros ao longo do caminho.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Para outros meios de transporte, vá com seu filho regularmente no banheiro, para que ele entenda que o banheiro é uma rotina que deve fazer parte da viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *