Conheça tudo sobre a Diabetes Gestacional – Dicas de alimentação saudável para Grávidas

Você sabia que a diabete gestacional é muito mais comum do que você imagina?

O diabetes gestacional é um tipo de diabete específico, que diagnosticado durante a gestação. De acordo com estudos recentes, 18% das mulheres que estão grávidas tem a diabetes gestacional em algum momento da gravidez.

diabetes gestacional

O que é a Diabestes Gestacional?

Assim como a diabete tipo 1 e tipo 2, ela é verificada com exames de sangue, que indicam níveis mais altos de açúcar no sangue, e podem ter consequências graves para grávida e para o feto, já que compartilham dos mesmos nutrientes através do cordão umbilical.

Existem alguns fatores de risco que podem ser controlados e investigados durante a gestação, ou até prevenidos caso você tenha um plano de engravidar em breve.

O órgão responsável pela produção da insulina, o pâncreas, devido à gravidez, pode produzir menos menos insulina do que o necessário, assim aumentando a quantidade de açúcar não metabolizado no sangue. Aí quando você faz o teste de glicemia, os níveis de açúcar aparecem maiores que os recomendados.

O que causa a diabetes gestacional?

A causa da Diabetes Gestacional é uma soma de fatores, que incluem o aumento dos níveis hormonais, aumento da alimentação e redução das atividades físicas. Dois desses fatores você pode controlar, que são as calorias que você ingere, principalmente açúcar e as atividades físicas, que não podem ser esquecidas.

Em nosso site temos algumas dicas de atividades perfeitas para grávidas, então não deixe de ler.

Como é feito o diagnóstico de diabetes gestacional?

Para se ter controle da diabetes gestacional, são realizados exames de sangue durante a gravidez, que podem ser realizados em um exame de sangue tradicional ou somente para o controle do diabetes, fazendo um furo no dedo e usando um equipamento portátil próprio para esse exame.

Para ser considerado uma nível alto de açúcar no sangue, os índices devem ser superiores à 85 mg/dL para se considerar uma grávida como portadora da diabetes gestacional. Este é o número determinado pelo  Consenso Brasileiro de Diabetes Gestacional, mas sempre se oriente com o seu médico, pois podem ter fatores que podem fazer este número cair ou subir para cada pessoa.

O exame da diabetes é feito como rotina já no pré-natal, pois assim ela pode ser controlada desde o início da gravidez, este exame mede os níveis de açúcar no sangue com a grávida em jejum, portanto lembre-se disse quando for realizar o exame.

Para gestantes com resultado normal, abaixo de 85 mg/dL, o exame só é repetido entre o quinto e o sétimo mês, para controle.

Para quem infelizmente fica acima desse número, é realizado o teste de curva glicêmica, que é um estudo dos níveis de açúcar no sangue durante um determinado período de tempo.

Conheça os Fatores de risco para a diabetes gestacional

– Histórico de diabetes na família, principalmente em parentes de primeiro grau (pais, avós e irmãos);
– IMC (índice de massa corpórea) pré-gestacional maior que 30;
– Idade superior a 25 anos;
– Se, em uma gravidez anterior, o bebê nasceu com 4 kg ou mais;
-Histórico pessoal de intolerância à glicose;
– Perdas anteriores de bebês durante a gestação, sem causa aparente, ou nascimento de crianças com má formação também sem causa aparente;
– Açúcar na urina na primeira consulta de pré-natal;
– Ser portadora da síndrome dos ovários policísticos;
– Uso atual de medicações à base de corticóides;
– Ser hipertensa ou estar com hipertensão durante a gravidez;
– Diabetes gestacional em gravidez anterior.

alimentaçao para grávidas

Além de fatores genéticos, sua alimentação pode ajudar muito na sua saúde e também no controle da diabetes gestacional. Veja neste artigo mais dicas sobre a alimentação para a gestante.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

É importante que já na primeira consulta sejam levantados todos os fatores de risco à gravidez, não só a diabetes gestacional. Seja o mais claro e tenha o maior histórico médico possível seu e de seus familiares diretos, assim é possível para o médico realizar todos os exames necessários para uma gravidez tranquila e sem sustos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *