Do que é feito o leite materno?

O leite materno é o alimento mais completo e indicado para os recém-nascidos, e é apenas substituído se houver falta de leite da mãe ou algum outro problema que impeça o aleitamento, sendo de suma importância para o desenvolvimento do bebê durante os seis primeiros meses de idade.

Mas você sabe o porquê dessa importância e qual é a composição do leite materno? Do que o leite materno é feito?

Se você está curiosa, fique por aí que você já vai descobrir!

Baixe nosso Guia da Amamentação

Composição do Leite Materno

Proteínas – Que têm na sua composição aminoácidos essenciais para a formação dos tecidos e dos órgãos do bebê, assim como a regulação para um funcionamento perfeito do metabolismo e das células de defesa do recém-nascido.

Gorduras – Que contêm o ômega 3 e 6, o ácido araquidônico (ARA) e o ácido docosahexanóico (DHA), todos eles importantes no desenvolvimento do sistema nervoso e de alguns dos 5 sentidos, como a visão e a fala.

Vitaminas – As vitaminas encontradas no leite materno são a vitamina A, C, D, E K e as vitaminas do complexo B. Elas garantem uma correta multiplicação celular (essencial para o desenvolvimento dos órgãos e para o crescimento), uma formação óssea adequada e o fortalecimento das defesas do bebê, garantindo assim uma maior imunidade a diversas doenças.

Prebióticos – Os prebióticos são um tipo de carboidrato não digerível, mais conhecido como fibras. Eles garantem o bom funcionamento do trânsito intestinal do bebê, evitando assim que o mesmo sofra, por exemplo, de prisão de ventre.

Carboidratos – Que têm como principal função o fornecimento de energia para o organismo do recém-nascido.

Minerais – Dentre os minerais que podem ser encontrados no leite materno temos o fósforo e o cálcio, que são essenciais para a saúde óssea e bucal; o ferro que ajuda na transportação de oxigênio para as demais células do corpo humano; o zinco que proporciona a divisão celular e ajuda no sistema imunológico, e ainda o sódio, o magnésio, o manganês e o selênio.

A composição do leite materno é bem diferente do leite de vaca, tanto o de caixinha como o leite em pó, na proporção dos elementos encontrados em ambos. Assim, a alimentação para o bebê mais indicada e mais completa durante os primeiros meses de vida é, definitivamente o leite da mamãe.

As mamães também podem esquecer os mitos sobre a alimentação, como o de que certos alimentos aumentam a produção de leite. Desde que a mulher tenha uma alimentação bem equilibrada a produção de leite não será afetada. (veja algumas dicas de alimentação durante a amamentação)

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Algumas mães também reclamam do desconforto durante a amamentação, para elas é indicada a utilização de almofadas para amamentar, que ajuda na posição do bebê e da mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *