Doenças perigosas durante a gravidez – aprenda como evitá-las

Compartilha:

Ficar doente já é um tormento, e se você está grávida, ficar doente nesta etapa delicada da vida é algo preocupante.

Quando não se está grávida, qualquer dorzinha é algo para suportar e deixar pra lá, mas durante a gravidez, qualquer mudança na sua saúde deve ser relatada ao seu médico.

doenças perigosas na gravidez

Conheça as Doenças que são perigosas durante a gestação

Para você conhecer um pouco mais sobre as doenças que são perigosas no período gestacional, relacionamos abaixo algumas delas:

Rubéola

Apesar de pouco agressiva em adultos e crianças, pode ser fatal quando uma mulher grávida está com rubéola. Ela provoca manchas vermelhas pelo corpo da mulher e pode causar sequelas graves de desenvolvimento no bebê.

Ainda bem que existe uma vacina para esta doença, que deve ser tomada se você está pensando em engravidar. Nos bebês, assim que nascem, umas das vacinas é a da rubéola, assim se diminuem os riscos da doença no futuro.

A melhor prevenção para a rubéola é a vacina, que deve ser dada à todas as mulheres em idade fértil e todas as crianças até um ano de idade, quando a doença é mais freqüente.

Diabetes Gestacional

Assim como a Diabetes tipo 1 e tipo 2, ela indica um aumento das taxas de açúcar no sangue.

Para saber mais, veja nosso artigo dedicado à essa doença na gravidez.

diabetes gestacional

Saiba mais sobre a Diabetes Gestacional

Toxoplasmose

Esse nome feio é do nome de um parasita que causa uma infecção prejudicial ao desenvolvimento do bebê.

Apesar de afetar poucas mulheres grávidas, 2 em casa 1000, você deve fazer o exame de sangue no início da gravidez para saber se você não está infectada.

Para evitar esta doença, basta ter hábitos alimentares corretos, com alimentos bem limpos e evitar carnes cruas ou mal passadas.

Se você tem gatos em casa, consulte seu veterinário para saber se ele não está infectado, pois eles também são portadores da toxoplasmose.

O tratamento da toxoplasmose é realizado com antibióticos recomendados pelos médicos.

Saiba mais sobre a toxoplasmose aqui.

Varizes nas pernas

A sobrecarga e a retenção de líquidos na gravidez podem causar as varizes nas pernas da grávida.

Os vasos sanguíneos se dilatam, tornando-se mais visíveis.

Existem diversos fatores que causam as varizes, como as pílulas, fatores genéticos e também sedentarismo.

Para evitar as varizes na gravidez, você pode fazer exercícios como caminhadas e exercícios na água.

Os sapatos adequados, além de reduzir o desconforto ajudam a circulação do sangue.

Se você fica muito tempo sentada numa mesma posição, isso também pode te causar varizes, mude de posição a cada 30 minutos. Dica, use o temporizador (timer) do celular para te avisar.

Como frutas, verduras, fibras e se hidrate, uma alimentação saudável na gravidez vai ajudar as varizes e também a sua saúde em geral.

Problemas na pressão sanguínea

Os problemas de pressão alta ou pressão baixa são comuns na gravidez, mesmo em mulheres que antes de engravidar tinham a saúde perfeita. É importante ficar atenta à pressão devido à pré-eclâmpsia, que afeta algumas mulheres durante a gestação.

Veja mais sobre a pressão sanguínea na gravidez em nosso artigo especial abaixo:

pressao sanguinea

Controle da Pressão Arterial na Gestação

Sangramento vaginal

Não é propriamente uma doença, mas merece a sua atenção.

Se for um sangramento com um fluxo de sangue alto, é sinal de perigo. Se você está assim, pare de tentar saber a causa no Google e corra para o médico.

As causas podem ser as mais diversas, no momento da implantação do óvulo no útero pode haver sangramentos, algum deslocamento de placenta, lesões ou inflamações também podem causar sangramentos.

O que ninguém deseja, mas pode ocorrer, é que o sangramento seja um abortamento, mas isso quem vai confirmar é o médico e um exame de ultrassom.

Para você não se desesperar, 10% das mulheres grávidas apresentam sangramento em algum momento da gestação. O importante é sempre ir ao médico caso isso aconteça.

Essas são algumas doenças que você deve ficar atenta durante a gravidez. Algumas são bem fáceis de prevenir, outras precisam de dedicação sua para se alimentar corretamente e com cuidado.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Se tiver mais dúvidas, não deixe de nos perguntar. Também não deixe de tirar todas as dúvidas com o seu médico, pois ele vai saber te orientar corretamente.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *