Dor Ciática na Gravidez – Evite a mais temida das cores nas costas

Ter dores no corpo já é complicado, na gravidez então, ter dores nas costas pode ser bem pior do que você imagina!

dor ciatica na gravidez

Nervo Ciático: O que é?

Nervo Ciático é um nervo que começa na base da coluna e vai até os pés. Ele é responsável por grande parte dos movimentos da parte inferior do corpo, principalmente quadris, joelho, tornozelos, coxas e pés. Esse nervo é bastante conhecido entre as pessoas pois cerca de 15% da população sofre de ciatalgia, que nada mais são as dores causadas por inflamações ou compressões das raízes nervosas.

Dores durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações e muitas vezes causam dores nas costas e quadris. Mas, ao contrário do que se imagina, as condições da gravidez não causam dores no nervo ciático, mas sim as dores pélvicas. Ou seja, se você está grávida e tem dores no nervo ciático, é muito provável que você tenha essas dores mesmo após o nascimento da criança.

Dor no Nervo Ciático versus Dor Pélvica

A dor no nervo ciático pode aparecer de diversas maneiras, na forma de sensação de formigamento, queimação ou até mesmo pontadas. A intensidade dessas dores podem variar ao longo do dia e dependem também dos esforços realizados. Em alguns casos as dores são tão intensas que podem chegar a impedir os movimentos.

Já a dor pélvica é caracterizada por uma dor constante, na região da pélvis. Essa dor é causada pelo hormônio relaxina, que torna os ligamentos da pelve mais elásticos (para facilitar a passagem do bebê no parto). Por esse motivo, as articulações da pelve podem ficar mais soltas e doloridas.

Como tratar essas dores?

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Durante a gravidez, a mulher não pode ingerir medicamentos antiinflamatórios nem contar com uma cirurgia. O ideal é consultar o médico que está acompanhando a gravidez ou um ortopedista, eles estão aptos a indicar exercícios que podem auxiliar a reduzir as dores. Outro item que podem auxiliar a mulher nesse período são as cintas e faixas, que podem ajudar a sustentar o peso da barriga, aliviando a pressão na coluna.

Dicas caseiras para aliviar as dores

  • Compressas sempre podem ser utilizadas nas regiões doloridas.
  • O uso de salto alto normalmente já pode prejudicar a sua coluna. Durante a gravidez, procure utilizar sapatos baixos e confortáveis.
  • Fique sempre atenta a sua postura: mantenha a coluna sempre correta e evite pegar pesos.
  • Para dormir, use travesseiros para ajudar a sua coluna ficar bem posicionada. Você também pode usar travesseiros para apoiar o peso da barriga.
  • Após o nascimento do bebê, fique atenta a sua postura nas tarefas diárias: pegar o bebê do berço, trocá-lo ou amamentá-lo. Lembre-se: coluna sempre reta.

2 ideias sobre “Dor Ciática na Gravidez – Evite a mais temida das cores nas costas

    1. Tudo para Grávidas Autor do post

      Olá, Teresa

      Existem várias modalidades de exercícios que são recomendados para as futuras mamães – Pilates, Yoga e até mesmo hidroginástica. Confira o nosso guia de exercícios e converse com o seu médico sobre a modalidade mais apropriada para você e seu bebê.

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