Dores na Amamentação

Amamentar parece fácil para muitas mães, mas conversando com calma com cada uma delas, as dores são uma queixa frequente de quase todas as mamães.

A amamentação é um ato essencial para a saúde dos bebês, pois o leite materno é o único alimento do bebê em seus primeiros meses de vida. No entanto, muitas mulheres reclamam de sofrer desconfortos e até mesmo dores na amamentação, o que dificulta esse ato.

Mas será porque que as mamães sentem dor ao amamentar? E como evitar essas dores? A resposta para essas perguntas você descobre já a seguir, basta continuar a sua leitura.

Motivos das dores na amamentação

Os principais motivos que podem causar dores ao amamentar são:

Pega errada do bebê no peito

Esse é o principal motivo da ocorrência de dores durante a amamentação, principalmente para as mamães de primeira viagem. Muitas vezes a fome do bebê faz com que ele vá ao peito com uma gana tal que chega a machucar a mãe. As posições para amamentar podem ser vistas aqui.

Fissuras nos seios

Outro fator que causa dores na amamentação são as fissuras e as pequenas rachaduras nos seios ocorridos devido à falta de hidratação dos mesmos.

Leite empedrado

O leite empedrado também causa dores nos seis das mamães. Este fato acontece quando a mulher produz mais leite do que o que é retirado, esse excesso causa o endurecimento dos seios e consequentes dores. (Veja artigo sobre leite empedrado)

Para evitar o leite empedrado amamente com maior frequência e, caso isso não seja suficiente, retire o excesso de leite com o auxílio de uma bomba.

Mas então como evitar essas dores?

Para evitar que essas dores ocorram, as mamães devem tomar alguns cuidados, tais como:

Posicionar corretamente a pega na hora da amamentação. A boca do bebê deve estar bem aberta de forma a abocanhar toda a auréola do seio e não apenas o bico. (Veja nosso artigo sobre a posição da amamentação)

Use cremes hidratantes tanto no bico como em todo o seio para evitar o ressecamento e as possíveis fissuras no mesmo. (POMADA PARA SEIOS – 40 GRAMAS LANSINOH)

Evite o uso de sutiãs apertados, cintas e roupas que possam comprimir os seios.

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas básicas para você conter as dores dos seios durante a amamentação, mas cada pessoa é diferente e a mesma técnica que funciona para uma mulher, pode não funcionar para outra.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

O mais importante é que se as dores forem muito fortes e você não consiga amamentar, você deve avisar seu médico e verificar como suplementar a alimentação do seu bebê neste período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *