Gestante pode… as principais dúvidas sobre gravidez

Compartilha:

Por mais longa e esclarecedora que tenha sido a sua consulta com seu obstetra ou ginecologista, sempre surgem dúvidas sobre o que a grávida pode e não pode fazer durante a gravidez.

Vamos responde de maneira rápida, diversas perguntas frequentes que você pode ter durante a gravidez. Caso não encontre o que procura, pergunte pelos comentários e vamos responder assim que possível.

É importante lembrar que, principalmente para remédios e dúvidas sobre sua saúde, a internet é somente uma fonte de consulta, e o veredicto correto e definitivo deve ser dado por um profissional da área da saúde, com os devidos exames e procedimentos médicos.

Principais Dúvidas sobre gravidez

Gestante pode tomar Luftal?

A digestão mais lenta na gravidez favorece a formação dos gases e pode causar certo desconforto em algumas gestantes. E também existem mulheres que mesmo antes da gestação já apresentam problemas com gases e isso tende a piorar na gestação.

Para isso, além de uma alimentação regular, beber bastante líquido e chás ajuda a amenizar os gases. Não havendo melhora, consulte seu médico e tome Luftal na quantidade prescrita por ele.

O mais importante é você notar se o Luftal está fazendo ou não o efeito desejado para você, pois se não fizer efeito, você precisa consultar seu médico para te receitar um novo medicamento.

Algumas gestantes preferem o luftal em gotas enquanto outras preferem a praticidade das cápsulas em gel, pois podem carregar na bolsa e tomar assim que tiver sinais de um incomodo maior causado pelos gases. Ambos tem efeitos muito bons, então a questão é só a praticidade e o preço diferente.

Se ainda estiver com receio sobre o Luftal na gravidez, segue o trecho que consta na bula do medicamento

Uso na gravidez de Luftal
Ponderando-se evidências adequadas, este medicamento representa risco mínimo quando usado em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Grávidas podem tomar omeprazol

Na gravidez, o digestão mais lenta pode causar azia, queimação e até gastrite, então em alguns casos, os médicos indicam o Omeprazol, conhecido remédio utilizado para esses fins. O ideal é saber escolher os alimentos que causam menos desconforto e evitá-los, assim você não precisa tomar remédio algum.

Você não deve sair comprando e tomando o Omeprazol sem receita do seu médico, pois apesar do baixo risco para o bebê, ainda não existem estudos comprovados sobre os riscos desse remédio para gestantes e também, o omeprazol pode nem fazer efeito para algumas mulheres.

Muitas gestantes já apresentam problemas de digestão mesmo antes de engravidar e tomam omeprazol com regularidade, neste caso, o ideal é já consultar o seu médico gastrologista sobre que tratamento seguir no caso de uma confirmação de gestação.

A bula do Omeprazol é clara em relação ao uso do medicamento na gestação e amamentação.

Mulheres grávidas: Categoria de risco na gravidez: C
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não existem estudos adequados e bem controlados sobre o uso do Omeprazol durante a gravidez e lactação. Concentrações de Omeprazol foram detectadas no leite materno após a administração oral de 20mg. O pico da concentração de Omeprazol no leite materno foi menor do que 7% do pico sérico. Essa concentração corresponde a 0,004mg de Omeprazol em 200mL de leite. Tendo em vista que o Omeprazol é excretado no leite materno, o risco potencial de reações adversas sérias em lactentes e o risco potencial de tumorigenicidade mostrado pelo Omeprazol em estudos de carcinogenicidade em ratos devem ser considerados para a decisão entre interromper a amamentação ou o Omeprazol, levando-se em conta a importância da medicação para a mãe.

No caso do Omeprazol, como vimos acima, ele é muito mais perigoso para mães amamentando do que gestantes.

Grávida Pode tormar cefalexina na gestação?

A cefalexina é utilizada principalmente em infecções urinárias e também de garganta. É um dos antibióticos mais receitados para grávidas, e mesmo passando por uma consulta médica e conversando com um médico, muitas gestantes ainda duvidam da receita e perguntam sempre na internet se é seguro ou não a sua ingestão. A dosagem o número de vezes por dia é recomendado pelo médico, e só tome remédio com orientação médica.

Gestante pode fazer Musculação?

A musculação na gravidez pode ser realizada com moderação, pois é importante não ter nenhuma lesão muscular ou nos ossos nessa fase da vida.

Os especialistas concordam que todo exercício físico na gravidez é importante, mas se você está pensando em fazer musculação, começe com uma atividade mais leve, como hidroginástica, caminhadas e alongamentos.

 

Durante a gestação, pode tomar dipirona?

Todo medicamento deve ser indicado somente pelo médico, mesmo medicamentos que não precisam de prescrição médica, pois a gravidez é um momento delicado para o corpo da mulher e para a formação do bebê. A dipirona, nome genérico da Novalgina, é utilizado principalmente para dores de cabeça, cólicas e febre.

A maioria dos médicos não receitam dipirona para gestantes, mas não existe nada comprovado que proíba o consumo do medicamento por gestantes. Na dúvida, sempre consulte um médico e leia a bula do medicamento. A internet nunca é uma fonte segura de informação médica.

Gestante pode fazer Luzes nos Cabelos?

As luzes, reflexos ou mexas são normalmente procedimentos estéticos autorizados pelos médicos no terceiro ou quarto mês de gestação, por isso você não deve deixar a sua vaidade de lado durante a gravidez.
É importante evitar somente substâncias com amônia e henna, basta ver a embalagem. Nas luzes, o contato do produto não é realizado com a pele e o couro cabeludo, o que torna o procedimento mais seguro.

Durante a Gestação, posso pintar o Cabelo?

As dúvidas sobre procedimentos estéticos na gravidez são bem frequentes, e para as futuras mamães que já faziam tinturas nos cabelos antes da gravidez, tem que se segurar durante alguns meses para garantir a saúde do bebê. Os produtos mais antigos, que usam amônia, benzeno e formol são perigosas pois são facilmente absorvidos pela pele do couro cabeludo, então é melhor evitar.
As tinturas só são recomendadas após o terceiro e quarto mês da gestação, para evitar problemas de má formação do bebê, mas alguns médicos recomendam não usar produto químico algum nos cabelos durante toda a gestação. Fale sempre com seu médico e veja o que ele recomenda.

Grávida pode pintar o cabelo com henna?

Alguns médicos e dermatologistas recomendam a pintura dos cabelos com henna, justamente por ele ser um produto natural, menos agressivo ao couro cabeludo, assim as chances de algum componente químico prejudicar o bebê é menor e você ainda fica com um visual bem bonito.

Uma gestante pode pintar o cabelo de outra pessoa?

Você deve garantir que não terá contato com a tinta, mesmo assim, o cheiro da tintura, o tempo em pé e toda a movimentação pode fazer você se sentir mal. Se não tiver sintomas rins e tomar todos cuidados, não existe problema em aplicar pintura no cabelo de outras pessoas, mesmo estando grávida.

Existe alguma restrição à pintar as unhas durante gestação?

Para as unhas, não existem restrições para as grávidas. A acetona, esmalte e os produtos usados não estão relacionados à nenhum problema ao feto, mas é importante não abusar. Vá a um salão bem ventilado para evitar inalar os vapores dos esmaltes e também de produtos para cabelo.

Hoje praticamente todo salão usa equipamentos esterilizados, ou então leve sua tesourinha e alicate. No final da gestação, é comum a grávida não alcançar mais os pés, então é bem normal fazer as unhas durante a gestação.

Grávida pode fazer Papanicolau?

O Papanicolau é um importante exame para a saúde da mulher. O exame é muito simples e rápido, e pode identificar candidíase, tricomoníase, HPV e até câncer.

O procedimento consiste numa rasparem suave no útero para coletar células para análise num laboratório. Algumas mulheres podem ter pequenas cólicas e pequeno sangramento. Se os sintomas piorarem, você deve procurar um médico.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Você tem dúvidas sobre o que a grávida pode ou não pode fazer? Deixe sua pergunta nos comentários!

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Uma ideia sobre “Gestante pode… as principais dúvidas sobre gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *