Tudo que você precisa saber sobre os Exames Pré-Natal

Compartilha:

Você está tentando engravidar ou já está grávida e tem dúvidas sobre o quais exames básicos você vai ter que fazer? Então senta aí, pega aquele cházinho e leia o que separamos para você.

exame pre natal

exames pré-natal

Pré-natal, quais exames a grávida deve fazer?

Os exames pré-natais são os responsáveis por acompanhar e avaliar possíveis problemas da mãe ou do bebê durante a gestação. Eles são pedidos pelo médico que acompanha a futura mamãe e são mensais. Veja o que fazer a cada mês da gestação para acompanhar a sua gravidez com cuidado e para evitar riscos desnecessários:

Exames do 1º mês de gravidez

Exame do Tipo sanguíneo: ABO e Rh – para evitar problemas, principalmente na hora do parto, é realizado este exame de sangue para ter certeza do seu tipo sanguíneo. É pedido pelo médico, mesmo que você já tenha um exame anterior.

Hemograma: avalia a contagem de células brancas e vermelhas (plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos). A principal função deste exame pré-natal é verificar se está tudo bem com você em níveis celulares. Assim se você tiver alguma deficiência, ela pode ser corrigida ao longo da gestação, muitas vezes com suplementação alimentar e também com vitaminas e minerais.

Pesquisa de Diabetes, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite e HIV – são doenças que podem afetar o desenvolvimento do feto, então são realizados para que possam ser controladas, caso encontrada alguma anormalidade. Para o caso do HIV, se feito o quanto antes, é possível que o tratamento permita que o vírus não seja transmitido para o bebê, deixando-o livre dessa doença.

Dentre os exames acima, a diabetes é uma das mais comuns, sendo tratada como diabetes gestacional. Então se você já fez exames anteriores à gravidez e tinha níveis altos de açúcares no sangue ou tem histórico familiar, é preciso ficar atenta e falar com seu médico sobre isso.

doenças perigosas na gravidez

Veja outras doenças perigosas na gravides aqui.

Coleta de urina – exame simples somente para descartar alguma anormalidade no sistema urinário ou alguma infecção.

Coleta de fezes (Protoparasitológico) – vermes e parasitas não são bons nem quando não estamos grávidas. Podem causar além de desconforto, desnutrição e perda de peso para a mãe e o bebê.

Exames básicos do pré-natal no 2º mês de Gravidez

Aqui começam os exames mais legais, já vai ser possível ver um pequeno embrião e você já vai poder ter as suas primeiras imagens.

Você vai fazer uma Ultrassonografia transvaginal, que define com mais precisão o tempo de gestação, verifica se o embrião está bem implantado no útero, e se é uma gestação simples ou múltipla.

Nesse exame, é possível gravar um vídeo com as imagens. No momento do agendamento deste exame pré-natal, pergunte se você pode levar um DVD ou se ele é fornecido no local.

ultrassom

Já falamos em detalhes sobre o ultrassom, mas se quiser ver mais é só clicar aqui.

Exames do 3º mês de gravidez:

Ultrassonografia de alta resolução: detectar anencefalia. É feito entre a 10ª e a 16ª semana. Apesar de bem pequeno, já é possível ouvir o batimento cardíaco e verificar se o desenvolvimento da gestação está de acordo com o esperado.

Exames durante o 4º mês:

Amniocentese e biópsia de Vilocorial: o exame é indicado para mulheres acima dos 35 anos ou com histórico de doenças cromossômicas, como Síndrome de Down, na família. São feitos entre a 10ª e a 20ª semana de gestação.

Translucêncianucal: um ultrassom transvaginal ou abdominal mede a espessura da nuca do feto e identifica o risco de problemas cromossômicos. Indicado para mulheres abaixo dos 35 anos e sem histórico familiar.

Exames durante o 5º mês:

Ultra-som morfológico: mostra o feto em detalhes.

Ecocardiografia fetal: é um exame que procura sinais de má-formação cardíaca, é feito por meio de um ultra-som pélvico e é indicado para mulheres com doença cardíacas congênitas ou com histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Exames realizados no 6º mês de gravidez:

Sobrecarga de glicose: ou teste de O’Sullivan (GPD), avalia se há diabetes gestacional e é realizado após a ingestão de um líquido adocicado altamente calórico.

Ultra-som morfológico com Doppler: analisa ossos, órgãos e fluxo sanguíneo do bebê no cordão umbilical e nas artérias uterinas. Ele detecta 90% de possíveis más-formações existentes, e verifica se o feto está do tamanho correto.

Exames básicos do 7º e 8º mês da gestação:

Ultra-som de rotina: para checar o peso do bebê, a quantidade de líquido amniótico e funcionamento da placenta.

Exames do 9º mês – reta final

O último ultra-som: este exame de ultra-som é realizado entre a 36ª e a 39ª semana da gravidez.

Esses são os exames aconselhados no pré natal, mas peça orientação do seu médico antes de sair fazendo qualquer exame, lembrando que você deve usar os sites da internet somente como fonte de consulta, a pessoa mais qualificada para sanar todas as suas dúvidas sobre a gravidez é o seu médico.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Nem todos os exames pré-natal são obrigatórios, algumas grávidas tem que fazer mais ou menos exames, de acordo com a saúde da mamãe e também da saúde do bebê. Não se revolte com seu médico ou saia perguntando por aí em todos os fóruns de grávida se precisa fazer ou não tal ou tal exame, confie no seu médico, ou caso não confie, procure outro.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *