Fumar Durante a Gestação: Riscos e Efeitos do Cigarro

Fumar durante a gravidez realmente não é recomendado. Agora se você fuma ou ainda tem dúvidas sobre isso, vamos para alguns números.

Cigarro-na-Gravidez

Pesquisa sobre os efeitos do cigarro na gravidez

Uma recente pesquisa realizada em Valencia, na Espanha, (https://www.ucv.es/) revela que o cigarro é responsável pela perda de pelo menos 20 gramas de peso do bebê no momento do nascimento, podendo chegar à até alarmantes 200 gramas a menos de peso no momento do nascimento.

Um detalhado estudo foi conduzido com 140 grávidas, onde mães que fumavam entre 5 e 10 cigarros por dia, foram acompanhadas durante a gestação, e ao final dela, foi constatado a perda de peso entre 100 e 200 gramas.

O método de análise da pesquisa considerou mais variáveis além do cigarro, e fez descobertas importantes para você que ainda está pensando se vai tentar parar de fumar ou não na gravidez.

Parar de fumar cigarro ajuda na gestação?

Segundo os dados coletados na pesquisa, as mães que param de fumar antes das 20 semanas de gravidez, não são afetadas com a perda de peso do feto.

As pesquisas são ainda bem recentes, mas estão aí para provar o que muitas de nós já encaramos como verdade, fumar durante o período de gestação não é legal!

Se você não fuma, mas alguém na sua casa é fumante, saiba que os riscos existem para você também. Como as partículas de fumaça ficam no ar, você estará em contato com substâncias desnecessárias para o seu corpo, mas os riscos são bem menores.

O que fazer para parar de fumar?

Primeiro você deve estar com muita disposição para isso. Querer parar de fumar depende de você e do que você deseja para a saúde do bebê. Hoje, existem programas para parar de fumar sem o uso de remédios, já que no caso de estar grávida, os remédios para parar de fumar podem fazer tão mal para o bebê como o próprio cigarro.

Uma boa alternativa é tentar parar e começar alguma atividade física, pois é comprovado que fazer exercícios enquanto se tenta parar de fumar é muito benéfico. Fale com o seu médico e veja se você pode aliar algum exercício físico para gestantes no seu pré-natal e veja o que ele recomenda. Para relaxar e reduzir a ansiedade gerada pela falta de cigarro, o yoga e o pilates para gestantes sempre são recomendados, assim como a hidroginástica.

Outra coisa bem comum com mulheres e homens que estão tentando deixar de fumar, é aumentar o consumo de doces e alimentos em geral, mas é preciso ficar atenta ao ganho de peso na gestação, assim como a ingestão exagerada de açúcar, que pode causar a Diabetes Gestacional, principalmente se você já tiver casos na família.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Os benefícios de parar de fumar vão fazer bem para você e para o seu bebê, então força, você consegue! E se você já conseguiu parar de fumar, nos conte como você fez e deixa as dicas para as outras futuras mamães que querem parar de fumar também antes de ter o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *