Grávida com Menos de 20 anos – O que você precisa saber?

Toda grávida precisa tomar vários cuidados, mas as grávidas com menos de 20 anos devem ter uns cuidados extras aos normais. Muitas vezes o corpo da mamãe ainda não terminou de amadurecer, o que pode gerar algumas complicações. Confira abaixo nossa relação de cuidados para grávidas adolescentes:

adolescente-gravida

Pré Natal é Essencial

Em qualquer gravidez o pré-natal é essencial, mas para as grávidas com menos de 20 anos esse cuidado é ainda mais indispensável. Pois é durante a gravidez que o seu obstetra vai identificar grande parte dos cuidados que você precisará tomar.

Independente da idade, a primeira coisa que a mãe deve fazer ao descobrir que está grávida é ir ao médico. Nas primeiras semanas o bebê desenvolve o tubo neural – que no futuro irá desenvolver a maior parte do sistema nervoso da criança. Nessa fase a ingestão de ácido fólico é essencial. Por isso, meninas, corram para o médico.

Demorar para ir ao médico não irá fazer você ficar menos grávida. Muito pelo contrário, você vai perder alguns momentos importantes ao adiar a sua consulta. Por isso, mesmo que você ainda não tenha contado para sua família, agende a primeira consulta com o seu obstetra, ele vai recomendar a lista de exames necessários para seu pré-natal e assim pode acompanhar a sua gravidez com todo o cuidado necessário.

Apoio da Família é essencial

A grande pressão de ficar grávida antes do 20 anos normalmente se dá pelos pais.

Lembre-se: uma gravidez inesperada pode acontecer em qualquer idade, mas você precisará do apoio de sua família e amigos para lidar bem com toda a gravidez e a criação da criança. Por isso, procure sua família para explicar a situação.

Muitas vezes é difícil para os pais aceitarem que sua princesinha está esperando um bebê. Por esse motivo, procure ter paciência, lembre-se que eles apenas gostariam que você já estivesse em uma posição mais estável na vida para garantir um excelente futuro para a criança, e você. Dessa maneira, fique calma que com a chegada de um bebê normalmente a família tende a se acalmar. =)

Dicas Extras sobre Gravidez na adolescência

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Não deixe de estudar: O contato com a vida escolar continuará sendo essencial. Independentemente se estiver no colégio ou na faculdade, o contato com pessoas da sua idade e pensar em assuntos que também são importantes para o seu futuro irão te ajudar a passar por essa fase. Inclusive nos processos seletivos das faculdades e também no ENEM, você pode indicar que está grávida no formulário do inscrição e seus professores podem te ajudar nas tarefas de casa, ajustando as datas e trabalhos para que não fique sem uma prova ou entrega de trabalho importante para a sua nota final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *