importância do acido fólico

O que a grávida não pode comer?

Uma das principais dúvidas de todas as grávidas é justamente o que pode ou não pode comer. Se você está grávida e está pensando que vai ter que revolucionar o seu cardápio, confira aqui as nossas dicas e saiba o que você pode ou não pode comer durante a gravidez.

importância do acido fólico

O que as Grávidas não podem comer?

Grávida pode comer sushi? E carne mal passada?
A grávida deve sim ingerir proteínas, durante a formação do feto e desenvolvimento do bebê, a grávida irá precisar (e muito) de proteínas. Não existe problema em consumir as proteínas cruas ou mal passadas, nesse caso, o problema é o risco de contaminação. Nos melhores casos você vai ter apenas uma intoxicação alimentar, mas você também corre o risco de adquirir toxoplasmose – uma doença muito perigosa para o bebê. Para evitar problemas, sempre consuma carnes bem passadas.

Grávida pode tomar café? E bebidas energéticas?

A cafeína e outros estimulantes, em pessoas não grávidas, aumenta a freqüência cardíaca. Entretanto, o corpo da grávida já está trabalhando a mil, bombeando mais sangue e suportando várias transformações. Para as grávidas, as bebidas energéticas podem aumentar as chances de desenvolver a pressão alta durante a gravidez, o que não é bom nem para a grávida, muito menos para o bebê. Além disso, o ideal é procurar manter uma alimentação mais natural, uma vez que energéticos podem conter conservantes e outras substâncias que podem fazer mal para o bebê.

Grávida pode tomar chá?

Que a gravidez é um momento que a mulher não pode sair experimentando várias comidas e chás diferentes, isso todo mundo sabe. Aqui, a preocupação é justamente os chás abortivos, muitos chás possuem essa propriedade (mesmo que atenuada), o que pode comprometer a saúde da criança e da mãe.

Chá de camomila, erva-doce e hortelã são liberados, mas não podem ser tomados em grandes quantidades. Já os chás: mate, canela, sene, verde (branco, vermelho e outras variações dessa planta, como o chá preto), devem ser evitados. Por via das dúvidas, confira com seu obstetra a lista completa dos chás que você deve evitar.

Grávida pode tomar cerveja? E vinho?

O álcool pode prejudicar – e muito – a formação do feto. Por ser uma das substâncias que passa a barreira placentária, seu consumo deve ser evitado.

Existe uma grande polêmica sobre a quantidade de álcool que a grávida pode ingerir – alguns médicos são mais radicais e cortam totalmente esse item do cardápio, outros limitam a uma taça de vinho na semana. Por esse motivo, não deixe de conversar com o seu obstetra sobre o consumo de álcool e, de preferência, corte esse item do cardápio.

Grávida pode comer maionese?

É bom evitar, dizem alguns especialistas. A maionese contém ovo cru – que pode causar salmonela, o que não é interessante durante a gravidez.

A salmonela, além de ser um grande desconforto por causar vômitos e diarréia, também pode aumentar o risco de um parto prematuro e prejudicar a saúde da criança. Por esse motivo, fique de olho, alimentos que contenham ovo crú devem ser evitados a todo custo.

Grávida pode comer queijo frescal? E gorgonzola?

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

É bom evitar. Queijos de casca branca, com fungos e que são produzidos com leite não pasteurizado podem causar a doença listeriose. Essa doença é muito prejudicial para a criança e tem sérias consequências para o seu desenvolvimento. Por via das dúvidas, confirme com o seu obstetra os tipos de queijos que você pode consumir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *