Grávida pode fazer tratamento para Varizes?

Compartilha:

As varizes são um problema que assombra várias mulheres, principalmente durante o período da gestação, onde há um agravamento da situação devido às diversas mudanças hormonais e também ao aumento da pressão sanguínea, típicos desta etapa da vida.

Eis então que surge a grande dúvida…

Grávida pode fazer todos os tratamentos de varizes?

Para responder a essa questão começamos por entender em que consiste este tipo de tratamento para a dilatação das veias, principalmente das pernas.

O principal tratamento utilizado para este fim é a Escleroterapia, que consiste na injeção de certos medicamentos dentro dos vasos sanguíneos a fim de eliminar as veias dilatadas e diminuir o diâmetro das varizes.

Hoje, com todo avanço tecnológico em todas as áreas da medicina, este tratamento também pode ser feito com o uso de um laser onde o principal objetivo é secar os vasos. No entanto, este método pode causar manchas brancas na pele onde incide o raio laser.

Assim, ambos os métodos utilizados neste tratamento são estritamente proibidos durante a gravidez! A pele é mais sensível durante a gestação, e você não vai querer manchas, vai?

Isso porque os medicamentos utilizados durante o tratamento podem colocar em risco a saúde tanto da grávida como do bebê, e o laser também pode ter efeitos negativos durante a gravidez.

Por isso, os médicos recomendam que o tratamento seja feito apenas 3 meses após o nascimento do bebê. E, caso a mulher esteja fazendo algum tratamento de varizes antes da gravidez, ele deve ser interrompido durante todo o período da gestação.

Mas então como tratar as varizes durante a gravidez?

O melhor remédio para evitar e também para tratar as varizes não tem custo nenhum e só traz benefícios para as futuras mamães. Estamos falando da prática de exercícios físicos, pode ser uma hidro, pilates ou uma simples caminhada acompanhada de alongamentos.

Durante a gravidez a prática de atividades físicas estimula a circulação sanguínea, o que diminui os inchaços nas pernas e ainda ajuda a prevenir e a tratar as varizes.

Os exercícios físicos mais indicados são os de baixo impacto como caminhadas, pequenas corridas, hidroginástica e até mesmo natação. Na água, a grande vantagem é que a câmara hidrostática formada dentro da água, ajuda o retorno do sangue e dos líquidos, reduzindo significativamente o inçaso nas pernas.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Por isso, a dica para as mulheres gestantes é esquecer os tratamentos clínicos de varizes e começar a praticar exercícios físicos! Nosso site já está repleto de artigos sobre exercícios físicos para gestantes, você já viu?

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *