O que é Gravidez Psicológica? Sintomas e Tratamento

A gravidez é normalmente um momento emocionante para os futuros pais. Mas a gravidez nem sempre termina com o tão esperado bebê. Em casos raros, a mulher acredita que está grávida, apenas para descobrir que seus sintomas não foram causadas pela gravidez , mas por algo completamente diferente.

gravidez psicológica

Gravidez Psicológica: O que é?

Clinicamente deconominhada como “pseudociese”, a gravidez psicológica acontece quando a mulher (ou até mesmo o homem) acredita que está esperando um bebê quando na verdade não está. Pessoas com pseudociese tem muitos, se não todos, os sintomas de gravidez – com a exceção de um feto real. Esta condição incomum acontece a uma taxa de 1 a 6 para cada 22.000 nascidos vivos. Em casos raros, até mesmo os homens podem ter uma falsa gravidez. Alguns homens sofrem de um fenômeno relacionado conhecido como “couvade”, ou “gravidez simpática”. Eles irão desenvolver muitos dos mesmos sintomas que suas parceiras grávidas, incluindo ganho de peso, náuseas e dores nas costas.

Só recentemente os médicos começaram a entender os problemas psicológicos e físicos que estão na raiz de pseudociese. Embora as causas exatas ainda não sejam conhecidas, os médicos suspeitam que fatores psicológicos podem enganar o corpo e fazê-lo “pensar” que está grávida.

Quando a mulher sente um intenso desejo de engravidar, o que pode ser frustrado por causa da infertilidade, abortos repetidos, iminente menopausa, ou um desejo de casar-se, seu corpo pode produzir alguns sinais da gravidez (como uma barriga inchada, aumento dos seios, e até mesmo a sensação de movimento fetal) . O cérebro da mulher, em seguida, interpreta esses sinais como a gravidez, e provoca a liberação de hormônios (como o estrogênio e prolactina) que levam a sintomas reais de gravidez.

Alguns pesquisadores sugeriram que a pobreza, a falta de educação, o abuso sexual na infância, ou problemas de relacionamento podem desempenhar um papel no desencadeamento falsa gravidez.

Sintomas da Gravidez Psicológica

Mulheres com pseudociese tem muitos dos mesmos sintomas das grávidas reais, incluindo:

  • Interrupção do período menstrual
  • barriga inchada
  • Aumento dos seios e, em alguns casos, a produção de leite
  • Sensação de movimentos fetais
  • Náuseas e vômitos
  • O ganho de peso

Estes sintomas podem durar apenas algumas semanas, meses e até mesmo vários anos. Mas apenas uma porcentagem muito pequena de pacientes com falsa gravidez chega ao consultório do médico ou hospital alegando dores de parto.

Como diagnosticar a Gravidez Psicológica?

Para determinar se uma mulher está passando por uma gravidez psicológica, o médico deverá avaliar os sintomas, realizar um exame pélvico e ultra-sonografia abdominal – os mesmos testes utilizados para sentir e visualizar o feto durante a gravidez normal.

No caso de uma gravidez psicológica, nenhum bebê será visualizado no ultra-som , e não haverá qualquer pulsação. Às vezes, no entanto, o médico irá encontrar algumas das mudanças físicas que ocorrem durante a gravidez, como um útero aumentado e colo do útero amolecido. Os testes de gravidez que analisam a urina serão sempre negativos nestes casos, com a exceção de cânceres raros que produzem hormônios semelhantes aos da gravidez.

Certas condições médicas podem imitar os sintomas da gravidez, inclusive gravidez ectópica, obesidade mórbida e até mesmo certos tipos de câncer. Estas condições só podem ser descartadas com testes.

Tratamento da Gravidez Psicológica

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Quando uma mulher acredita que está grávida, especialmente durante um período muito longo, pode ser muito perturbador para ela descobrir que não está. Os médicos precisam passar a notícia de maneira delicada e fornecer apoio psicológico, incluindo terapia, para ajudar o paciente com pseudociese a recuperar-se de sua decepção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *