Como guardar leite materno corretamente?

Compartilha:

Armazenar o leite materno da forma correta é fundamental se você pretende oferecer o seu leite para o bebê num copinho ou mamadeira.

guardar-leite-materno

Muitas mulheres por vezes têm a necessidade de retirar o leite materno, seja para esvaziar o peito, para aumentar a produção de leite ou ainda porque a mãe vai ficar algum tempo afastada do bebê e precisa armazenar esse leite de maneira a que seja aproveitado.

Nesses casos é necessário um armazenamento adequado para que o bebê possa consumir esse leite sem nenhum dano para a sua saúde.

Vamos então aprender como fazer a retirada e o armazenamento do leite materno.

Retirada do leite

A tarefa de extrair o leite pode ser feita de duas formas:

Manual: onde a mãe faz a compressão da auréola de modo a simular a sucção do bebê, facilitando assim a retirada do leite.

Com ajuda de uma bomba (manual ou elétrica): onde a bomba faz o trabalho de sucção do leite.

Lembrando que para qualquer um dos métodos citados é necessário antes lavar bem as mãos e fazer uma massagem nos seios para ajudar na retirada do leite.

Armazenamento do leite materno

O leite materno deve ser armazenado em sacos plásticos esterilizados ou então em mamadeiras. Ele pode permanecer à temperatura ambiente por apenas 6 horas. Caso seja pouco tempo para a sua utilização é necessário coloca-lo na geladeira (por até 12 horas) ou então congelar o leite (por até 15 dias) para conservar todas as suas propriedades.

Mas como congelar e descongelar?

O leite deve ser congelado num recipiente de vidro, a 4º C, e não deve estar completamente cheio, deixe cerca de 2 cm abaixo da borda.

O melhor método para descongelar o leite é com o banho-maria, que acontece de maneira lenta preservando todas as propriedades do leite.

Não é aconselhável o uso de micro-ondas nem o aquecimento direto do leite, pois isso faz com que se percam alguns dos benefícios deste alimento.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

O leite materno é a melhor opção de alimento nos primeiros meses de vida do bebê, então se possível, ofereça o leite do peito para seu bebê, assim ele vai crescer forte e saudável, além de estar previnido contra doenças e infecções, já que o leite tem essa função também, de proteger o bebê em seus primeiros dias de vida.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *