Hemorróidas na Gravidez – Dicas para Evitar a Hemorróida

Compartilha:

As hemorróidas são um problema que afetam boa parte das grávidas – estima-se que cerca de 15% das gestantes têm predisposição a desenvolver hemorróidas durante a gravidez. Se você já está grávida e passando por essa situação, compreenda aqui os motivos e saiba como aliviar e tratar os sintomas.

hemorroidas-gravidez

O que São as Hemorróidas?

As hemorróidas são veias dilatadas que surgem na ânus. Elas são normais em mulheres durante a gravidez pois com o aumento de volume de sangue no corpo da mamãe, a pressão nesse músculo aumenta muito, o que provoca as hemorróidas. Para as hemorróidas vale os mesmos cuidados que para as câimbras durante a gravidez:

Além disso, também evite passar muito tempo sentada ou em pé, ou seja, procure alternar seus movimentos ao longo do dia. Aliás, também evite sapatos com salto alto.

Quando se sentar, sempre apóie corretamente os pés no chão e evite cruzar as pernas, pois esse movimento pode prejudicar a circulação do sangue nas pernas.

Normalmente os sintomas das hemorróidas incluem: dor e ardência durante o uso do banheiro, vestígios de sangue no papel higiênico logo após usar o banheiro, bem como coceiras ao redor do ânus.

Porque as Hemorróidas na Gravidez são tão Comuns?

Esse problema é comum nas grávidas por diversos fatores. Entre eles, o aumento do volume de sangue circulando no corpo aumenta a pressão sanguínea no local. Além disso, a pressão exercida pelo bebê nas veias que se situam abaixo do útero também auxiliam a formação dessas incômodas “varizes”. Aliás, pessoas que tem intestino preso possuem uma predisposição maior a apresentar esse problema.

Tratamentos para Hemorróidas

Na grande maioria dos casos, a hemorróida e uma condição passageira, e pode ser tratada com remédios sem prescrição médica. Entretanto, antes de recorrer aos remédios, você pode mudar a sua alimentação para amenizar os sintomas. Procure consumir:

  • muita água: pessoas que consomem pouca água podem apresentar prisão de ventre – o que aumenta a pressão nas veias do sistema digestivo
  • alimentos ricos em fibras: as fibras auxiliam na formação do bolo fecal e ajudam o organismo a expelir as fezes

Aliás, se você tem dúvidas sobre a gravidez, não deixe de conferir nosso artigo com as principais dúvidas sobre a alimentação das grávidas.

Nas hemorróidas leves podem ser usadas pomadas para aliviar a dor e os demais sintomas. Embora seja possível comprar pomadas e supositórios com essa finalidade sem prescrição médica, procure a orientação do seu obstetra: ele vai te indicar a melhor opção para não prejudicar o seu bebê.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Nos casos mais graves pode ser necessária a cirurgia. Por esse motivo, se você apresentar os sintomas de hemorróidas, procure o acompanhamento do seu médico, de maneira que se o quadro se agravar você já terá orientações à respeito da solução dos problemas.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Uma ideia sobre “Hemorróidas na Gravidez – Dicas para Evitar a Hemorróida

  1. Luciana

    Em casos de hemorróidas em estagio avançado pode ser necessário a cirurgia. Parece que a THD (Desarterializaçao Hemorroidaria Transanal) é uma das mais indicadas para fazer durante esse periodo de gravidez. A THD é uma minicirurgia segura, minimamente invasiva e sem cortes, o que proporciona um pos operatório rapido e indolor.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *