Higiene Bucal do Bebê – Dicas para Limpar a Boca do Bebê

Compartilha:

A higiene bucal do bebê se dá início desde o seu nascimento, garantindo que os resíduos de leite permaneçam na boca do bebê acumulando bactérias. Desde seu primeiro mês de vida, o bebê precisa ter sua boca sempre limpa, e a higiene bucal feita após todas as refeições até o crescimento dos dentes, é essencial. A limpeza da boca garante a saúde e mantém longe doenças como o sapinho.

A higienização da boca do bebê pode ser feita com gaze ou ainda uma fralda limpa, utilizando apenas água para a limpeza, de preferência, água filtrada. A mãe deve enrolar a gaze úmida com água no dedo, e delicadamente remover os resíduos que permanecem na gengiva, e entre a gengiva e a bochecha.

Alguns tutoriais online, mostram como o procedimento deve ser feito, de forma que não incomode ou ainda machuque o bebê, mas obter esta orientação do pediatra pode ser ainda melhor, já que o mesmo terá várias dicas de como fazer o processo de limpeza. O profissional irá orientar sobre a posição adequada para a limpeza, informar os materiais de substituição caso não tenha gaze disponível, como no caso da fralda e como esta deve ser lavada para empenhar esta função. Confira abaixo um vídeo com orientações sobre como limpar a boca da criança sem dentinhos:

Quando os primeiros dentinhos começam a nascer, após os seis meses de vida, é ideal que esta limpeza seja feita com uma escova macia apropriada para bebês desta faixa etária, e a orientação para escovação deve ser feita por um dentista, garantindo que as cerdas não machuquem o bebê.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Mesmo que o bebê ainda não se alimente com alimentos sólidos, a escovação do dente é necessária, já que as bactérias podem se instalar na superfície dos dentinhos, no entanto, o maior fator considerado para a promoção da higienização da boca do bebê, é devido o compartilhamento de itens e acessórios entre a mãe e o bebê, considerando os talheres e acessórios de cozinha que os mesmos compartilham, que podem transportar bactérias. Dentre copos, colheres e até mesmo bicos de mamadeira, estes são alguns dos principais transportadores de cáries e bactérias entre a boca da mãe e do filho, podendo comprometer os dentes da criança.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *