Infecções urinárias durante a gestação

Durante a gestação, as infecções urinárias merece atenção, já que 20% das grávidas acaba tendo infecção urinária durante os 9 meses antes do bebê chegar.

A infecção urinária na gravidez é causada por bactérias que acabam entrando nas vias urinárias e dependendo da gravidade da infecção, pode até causar a mortalidade da mãe e do bebê.

E você deve estar pensando, o que posso fazer para não pegar uma infecção urinária na gravidez?

Se você já teve infecção anteriormente, você pode falar com a sua gineco ou obestetra para tomar medicações preventivas e também beber bastante água e sempre ir ao banheiro quando tiver vontade, evitando segurar o xixi por tempo longo de mais.

Caso você perceba alguma diferença na hora de ir ao banheiro como ardência, dores ao urinar, náuseas, febre e sangue na urina, isso pode ser sinal de que algo não vai bem, então é importante consultar seu médico.

E antes de sair tomando qualquer remédio ou procurar uma solução caseira na internet, as infecções urinárias são tratadas com antibióticos e precisam de receita médica para a compra, portanto o risco de você tomar qualquer remédio que afete o bebê é muito grande, e você não quer isso, quer?

O exame de urina também pode ser recomendado nos exames pré-natal, já que você pode estar com uma infecção e nem saber disso, além de outro exame de urina no meio da gravidez, mesmo sem nenhum sintoma.

Se a infecção não for tratada, as bactérias vão liberar toxinas que causam contrações do útero, que em casos extremos podem evoluir para um trabalho de parto fora de hora. Assim como outros tipos de infecção, ela pode migrar para outras partes do corpo causando uma infecção generalizada.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Para adquirir o hábito de tomar água com mais frequência para evitar uma infecção, tente sempre ficar com uma garrafa de água por perto, no trabalho ou em casa. Assim você pode tomar pequenos goles de água durante o dia, o que vai ser o suficiente para garantir que você fique hidratada e diminuindo as chances de uma infecção. Se você não gosta tanto de tomar água, troque por suco natural, água de côco e até frutas que comtém bastante água, como melão e melância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *