Mudança de Humor nas Grávidas – Entenda de onde vem

Compartilha:

Variações de Humor na Gestação: Porque?

Durante a gravidez grande parte das mulheres apresentam variações bruscas e repentinas de humor, podendo passar de pessoas delicadas e sensíveis a um poço de irritação em apenas alguns segundos. Mas calma, essas variações de humor são normais e fazem o maior sentido.

Ao longo da gravidez a mulher passa por diversas alterações, hormonais e ou não, desde a produção dos hormônios femininos que controlam o ciclo menstrual e produção de substâncias que preparam o corpo da mulher para o parto, até as mudanças mais aparentes como o ganho de peso e aumento dos seios e os desconfortos inerentes a gravidez: como os enjôos matinais e dores no corpo.

Alterações Hormonais: Progesterona, Estrogênio e HCG

A grande maioria das mulheres (e homens) conhecem os efeitos da variação da progesterona e o estrogênio: esses são os famosos hormônios que controlam o ciclo menstrual e são responsáveis pela famosa TPM.

Quando ocorre a fecundação do óvulo, o corpo da mulher começa a produzir o hormônio HCG: esse hormônio é responsável por dizer ao corpo da mulher:

1) para produzir ainda mais progesterona e estrogênio, pois o corpo da mulher precisa se preparar para receber e acalentar o bebê durante os próximos meses.

2) que o feto não é um corpo estranho.

Agora imagine: se em pequenas quantidades esses hormônios são responsáveis pela TPM, imaginem em uma quantidade muito maior?

Mudanças de Humor na Gravidez são naturais

Esse conjunto de alterações pode deixar a mulher emocionalmente sensível e um pouco instável, o que é perfeitamente compreensível e deve ser encarado como um fenômeno absolutamente natural. Geralmente as alterações mais bruscas de humor são mais intensas no início da gravidez, quando o corpo da mulher ainda não se acostumou com as mudanças, e tendem a diminuir com o final da gestação.

Em alguns casos, quando o parto é atrasado, a mulher tende a ficar irritada e sensível. Essa alteração é perfeitamente natural, pois com o final da gravidez, a ansiedade relacionada ao momento do parto tende a aumentar e, quando ocorrem atrasos, a mulher pode se sentir mais desconfortável e ansiosa.

Papais e mamães: O importante é sempre lembrar que essas alterações de humor são absolutamente normais.Futuras mamães: jamais de sintam culpadas, pois o seu corpo está passando por tantas modificações que de vez em quando é normal se irritar mais do que o “normal”.

Como amenizar as mudanças de humor?

Para amenizar esses sintomas, é muito importante que a grávida comprometa parte de seu tempo em atividades que lhe sejam prazerosas. Além disso, sempre é importante ter alguém para se abrir e conversar sobre essas mudanças que acontecem no seu corpo: amigos, família e principalmente amigas que já tenham passado pela linda experiência de ser mãe.

Caso essas mudanças de humor te incomodem, pode ser interessante consultar um terapeuta: ele vai te mostrar o quanto normais essas alterações de humor são, e poderá de ajudar a passar por essa fase com mais tranquilidade.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Outro ponto que é essencial nesse período é manter a positividade: lembrem-se de que existe uma vida muito especial aguardando o momento certo para nascer e se tornar alguém muito especial na vida do casal: o filho. Esses tipos de pensamentos geralmente trazem muita alegria e podem ajudar você a relaxar e aproveitar melhor sua gravidez.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *