O que é Normal e o que não é na Gravidez

Pode? É normal? É verdade?

A gravidez traz diversas sensações (e acredite, será assim as 40 semanas), cada fase tem suas emoções, sentimentos até contraditórios, hormônios enlouquecidos (que ficam alterados nesse período), e ainda surgem dúvidas pontuais, algumas delas vêm do tempo de nossas avós, como por exemplo, verdade que cerveja preta aumenta o leite? Conheça as principais respostas aos dilemas mais comuns.

Grávida pode alisar ou pintar o cabelo?

A escova progressiva (alisamento mais procurado dos dias atuais) talvez não cause nenhum dano ao bebê mas não existem estudos suficiente que provem como verdade absoluta ou seja, que seja 100% seguro, por isso os médicos recomendam que o alisamento seja evitado em especial no primeiro trimestre da gestação, fase importantíssima para a formação dos órgãos do bebê.

E tingir o cabelo?

Para tingir o cabelo “as regras” são mais ou menos as mesmas para o alisamento, é preciso cautela, converse com seu médico a respeito e entre nós, não custa esperar para tingir as madeixas né. Nas próprias embalagens existem orientações sobre os produtos que são utilizados na composição da tintura, então é só olhar antes de passar no cabelo.

O enjôo e mal estar das primeiras semanas da gestação também podem fazer você querer passar longe do cheiro das tintas usadas no cabelo, sendo mais um indicativo que você deve esperar mais um pouco.

É verdade que coçar a barriga na gestação dá estria?

De certo você já deve ter ouvido “Não pode coçar a barriga na gravidez que dá estrias”. Mas é mito, o que acontece é que antes de surgir a estria provoca coceira e por isso a associação, a pessoa acredita que foi o fato de coçar a barriga que provocou as estrias. A estria ocorre porque conforme a pele estica, a camada mais profunda da pele, conhecida como derme rompe e quando essa camada começa a se romper a sensação é de formigamento, como uma coceira mesmo. Para evitar as estrias, existem hidratantes e cremes, que já recomendamos aqui.

Dor no umbigo é normal?

Sim, é normal, em especial nos momentos finais da gravidez, isso ocorre porque os ligamentos fibrosos do umbigo, distendem. A dor é chata mas é esperada, agora se após o parto permanecer converse com seu médico porque pode ser hérnia umbilical.

É verdade que susto, estresse e nervoso provocam aborto?

Não, a não ser que seja uma situação muito séria, agora o estresse do dia a dia, passar um aborrecimento com o chefe ou susto por causa de um barulho inesperado não provocam aborto.

Grávida pode beber uma taça de vinho e a cerveja preta, ajuda com o leite?

Não é recomendado, claro que meia taça de vinho em um evento esporádico não vai fazer mal ao bebê de forma absurda, mas é sempre bom utilizar o bom senso já que não tem nenhum estudo conclusivo que demonstre até que ponto um copo de cerveja ou uma dose de whisky, por exemplo, é prejudicial ao bebê. Melhor evitar. E a cerveja preta não aumenta o leite. O que realmente pode ajudar na sua amamentação é uma dieta leve e balanceada, que você pode aprender mais aqui.

E você mamãe, tem alguma dúvida, compartilhe com a gente.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Lembrando que qualquer incomodo ou insegurança que não passa logo o seu médico deve ser consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *