Otite – Tipos de Dor de Ouvido e Maneiras de Evitá-las

Compartilha:

A otite é uma inflamação no ouvido percebida principalmente nas crianças, podendo afetar diferentes órgãos que compõem o ouvido e causam as famosas dores de ouvido. Os tipos de otite estão diretamente relacionados com os órgão afetados pela inflamação. Entenda tudo que você precisa saber sobre a otite lendo nosso artigo.

Os dois tipos mais comuns de otite que afetam as crianças são a otite externa e a otite média, que também pode ser chamada de otite crônica, serosa ou subaguda.

otite-crianca

Os Tipos de Otite

A otite externa é causada devido a diversas bactérias que tem acesso ao canal condutor do ouvido. A principal dessas causas é a umidade – por este motivo essa otite também é conhecida como como “otite dos nadadores”, devido a frequência que estes profissionais apresentam o quadro clínico.

Outro fator que pode colaborar para a Otite Externa é a produção de pouco cerúmem (cera de ouvido). Quando a produção de cera é ineficiente, não existem fatores que possam impedir a proliferação de bactérias dentro do ouvido.

Já a otite média geralmente é causada por por inflamações ou obstrução da tuba auditiva, muito comum em resfriados, alergias e infecções de garganta. Doenças mais graves como sarampo também podem acarretar em otite. Nesses casos o ouvido médio também fica inflamado, o que pode levar a perfuração dos tímpanos.

O risco de otite média geralmente são maiores nas crianças, pois a tuba auditiva ainda é muito pequena. Essa doença também é comum em adultos com problemas e deformações na tuba. Aliás, você sabia que a posição da amamentação pode ser um fator que contribui para a otite? Quando a criança é amamentada deitada, facilita a entrada de alimentos e sucos na tuba auditiva, o que pode causar infecções.

otite-tipos

Como Prevenir a Otite?

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar que a dor de ouvido ataque as crianças. A principal delas é a própria amamentação. Como sabemos, crianças que são amamentadas pela mãe durante o tempo correto, possuem um sistema imunológico mais desenvolvido, evitando doenças.

Também procure evitar locais de banho público (como piscinas de clubes). Também evite a exposição por longos períodos em lagoas e rios, que correm maiores riscos de água contaminada.

Já a otite média só pode ser prevenida através da prevenção de resfriados e gripes.

Otite em Crianças, como tratar?

Geralmente o tratamento da dor de ouvido causada por otite média é feito com o uso de antibióticos e analgésicos, mas esses devem ser prescritos pelo pediatra da criança. Vale lembrar que mesmo após o término do tratamento a criança pode ficar “surda” por até 3 meses e, se esse período se extender, é essencial consultar o médico novamente.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Esse artigo foi útil para você? Já precisou cuidar da Otite dos seus filhos? Compartilhe sua opinião e experiências com a gente: deixe seu comentário. 😉

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *