contrações braxton hicks

Ovulação – O que é e porque ela é importante na Gravidez

Se você está pensando em engravidar, já falou com o seu médico ou está apenas pesquisando sobre o assunto, já deve ter ouvido falar da ovulação. Confira aqui tudo que você precisa saber sobre ela.

ovulação e gravidez

O que é a ovulação?

A cada mês, o seu corpo se prepara para uma possível gravidez, liberando hormônio folículo-estimulante (FSH). Esse hormônio faz com que os óvulos amadureçam nos folículos individuais localizados nos ovários. Cada folículo produz estrogênio, outro hormônio, que deve atingir um certo nível para que ocorra a ovulação. Quando estrogênio suficiente foi produzido – geralmente de 12 a 18 dias após o início do ciclo menstrual – um óvulo amadurecido, menor que a cabeça de um alfinete, explode a partir do folículo mais maduro. A libertação do óvulo é conhecida como ovulação.

O acúmulo de estrogênio nos folículos estimula a produção de um terceiro hormônio, o hormônio luteinizante (LH). Dentro de 24 horas do pico de LH, o óvulo emerge de seu folículo e é imediatamente arrastado para as trompas de falópio. Enquanto isso, o folículo vazio – agora chamado corpo lúteo – começa a produzir ainda um outro hormônio, a progesterona, que impede a libertação de outros óvulos duração o ciclo fértil.

Posso saber quando estou ovulando?

Cerca de um quinto de todas as mulheres experimentam dor abdominal inferior, também chamada de mittelschmerz, quando ocorre a ovulação. Desconforto nos seios também é comum. A maioria das mulheres têm um corrimento vaginal que é claro e um pouco elástico nos dias que antecedem a ovulação.

Mas se você não apresenta nenhum desses sinais ou quer saber com precisão quando está ovulando, você pode usar um kit de previsão de ovulação. Existem diversos kits no mercado e eles tem como finalidade detectar o pico de LH que ocorre antes da liberação do óvulo, eles são vendidos em farmácias e tem diversos preços, de R$3 a R$30, e são conhecidos como testes de ovulação. O teste de ovulação pode ser feito como o teste de gravidez, através da urina, ou ainda de maneira mais fácil, através da coleta da saliva, dependendo do modelo de teste que você comprar.

Você também pode usar a tabela de gravidez – bastante similar a famosa “tabelinha”, a tabela para engravidar ajuda a mulher a marcar o seu período fértil.

Os testes de ovulação também são muito importantes para casais que tem problemas de gravidez, pois sabendo o período fértil corretamente, podem manter relações sexuais programadas, que aumentam a chance de uma gravidez.

O que acontece com o óvulo após a ovulação?

Depende se ocorre ou não a fertilização. Se o óvulo é fertilizado, ele vai passar a próxima semana viajando através das trompas de falópio para o útero, conforme você pode conferir nas primeiras semanas do ciclo da gestação. Após ir para o útero, o óvulo irá se fixar e nos próximos meses irá se desenvolver até um lindo bebêzinho.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Se o óvulo não for fertilizado, ele irá se desfazer cerca de 12 a 24 horas após o seu lançamento, ser reabsorvido pelo corpo da mulher ou ser expelido através do fluxo menstrual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *