dúvidas sobre sangramento durante a gravidez

Sangramentos Durante a Gravidez

Pequenos sangramentos durante a gravidez são comuns, especialmente durante o primeiro trimestre, e, geralmente, não é motivo para alarme. Mas o sangramento às vezes pode ser um sinal de algo sério. Por esse motivo, é importante saber as possíveis causas, e se verificado pelo seu médico para ter certeza de que você e seu bebê estão saudáveis.

dúvidas sobre sangramento durante a gravidez

Sangramento no primeiro trimestre

Cerca de 20% das mulheres têm algum sangramento durante as primeiras 12 semanas de gravidez. As possíveis causas de sangramento primeiro trimestre incluem:

Implantação

Você pode experimentar alguns sangramentos nos primeiros 6 a 12 dias após a concepção. Esse sangramento é chamado de sangramento de implantação e é normal confundí-lo com uma menstruação normal. Sua duração pode variar entre algumas horas e alguns dias.

Aborto espontâneo

O aborto espontâneo é comum durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Mas calma, não é porque você apresentou um sangramento durante o primeiro trimestre que você perdeu o bebê, é sempre essencial verificar os demais sintomas e marcar uma consulta com seu obstetra. Os demais sintomas de um aborto espontâneo são fortes cólicas no abdome inferior e tecidos junto com o sangramento.

Gravidez ectópica

Em uma gravidez ectópica, o embrião se implanta fertilizados fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Se o embrião continua a crescer, ele pode fazer com que o tubo falópico se rompa, que pode representar um risco de vida para a mãe. Embora a gravidez ectópica seja potencialmente perigosa, ela só ocorre em cerca de 2% das gestações.

Outros sintomas da gravidez ectópica são cólicas fortes ou dor no baixo ventre e tonturas.

Gravidez molar

A gravidez molar, também chamada de doença trofoblástica gestacional, é uma condição muito rara em que o tecido anormal cresce dentro do útero ao invés de um bebê. Em raríssimas ocasiões o tecido é cancerígeno e pode se espalhar para outras partes do corpo. Além do sangramento, outros sintomas da gravidez molar são: náuseas e vômitos, e rápido alargamento do útero.

Alterações cervicais

Durante a gravidez , os fluxos de sangue extra para o colo do útero. A relação sexual ou um exame de Papanicolau , que causa o contato com o colo do útero, pode provocar sangramento. Este tipo de sangramento não é motivo de preocupação.

Infecções

Qualquer infecção do colo do útero, vagina, ou doenças sexualmente transmissíveis (como clamídia, gonorréia ou herpes) pode causar sangramento no primeiro trimestre.

Sangramento no segundo e terceiro trimestres

Sangramento anormal no final da gravidez pode ser mais grave, pois pode sinalizar um problema com a mãe ou o bebê. Ligue para o seu médico logo que possível se tiver algum sangramento em seu segundo ou terceiro trimestre. As possíveis causas de sangramento no final da gravidez incluem:

Placenta prévia

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Esta condição ocorre quando a placenta fica baixo no útero e parcialmente ou completamente cobre a abertura do canal de parto. A placenta prévia é muito raro no terceiro trimestre, ocorrendo na proporção de uma em cada 200 gestações. A placenta prévia causa sangramento mas não apresenta muitos outros sintomas e pode ser totalmente indolor. Por esse motivo, se você estiver no segundo ou terceiro trimestre e tiver um sangramento, corra para o seu médico imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *