Se preparare para uma Gravidez Saudável – Passo a Passo

Deixe seu corpo preparado para a chegada de um novo bebê

Fabiane Gonçalves tem um mestrado em saúde pública em uma grande universidade, mas claro, ela se preocupa com sua própria saúde. Então, “quando chegou a hora de tentar engravidar, eu tinha algumas precauções extras” ela disse.

gravidez saudável

Ela abaixou seu consumo de cafeína, todo mundo pensa no café, mas chá também tem cafeína, e limitando a ingestão de álcool para um copo de vinho por semana.

Exercícios e Vitaminas para Grávidas

Ela ficou com sua rotina de exercícios regulares, correr ou andar de bicicleta de cinco ou seis dias a cada semana, para manter um peso saudável.

exercicios para gravidas

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para as grávidas. Hoje, o Pilates e também o Yoga para grávidas tem feito muito sucesso, pois dá resistência física e também elasticidade para a mulher. Outro exercício também muito escolhido pelas gestantes é a hidroginástica. O sucesso dessa modalidade é tão grande, que se formam turmas com aulas e movimentos específicos de hidroginástica para gestantes. A vantagem da hidro é que os movimentos são mais suaves e não existe tanto impacto nos joelhos e pés como numa caminhada.

Ela acrescentou legumes frescos e vitaminas pré-natais para sua dieta, uma das mais importantes é o ácido fólico e também a vitamina D, juntamente com cálcio e óleo de peixe suplementares. Como segurança, ela parou de tomar seu remédio de ansiedade e buscou formas naturais para aliviar a ansiedade, porque ela encontrou nenhum estudo sobre os efeitos da droga em mulheres grávidas.

“Eu não quero arriscar nada”, disse Fabi.

Seu empenho valeu a pena. Ela deu à luz uma menina saudável em 2013.

Idade certa para gravidez

“Uma das maiores preocupações que temos junto à mulheres em idade fértil é que as pessoas começam a pensar sobre a gravidez apenas quando já estão grávidas,” disse o Dr. Robert Atlas, membro do departamento de obstetrícia e Ginecologia no Mercy Medical Center. “Há coisas que desejamos que as pessoas façam antes da gravidez que os ajudaria a reduzir o risco de complicações”.

inseminação artificial

Muitas mulheres acabam passando por problemas para engravidar quando ficam mais velhas, mas as soluções tecnológicas podem aumentar as chances de sucesso na gravidez. As clínicas de reprodução humana estão cada vez mais modernas e os métodos de inseminação artificial estão tendo uma taxa de fecundação e nascimentos muito maiores, já que são feitos acompanhamentos muito precisos das mulheres que estão tentando engravidar e não conseguem.

Você não precisa ter um grau de saúde perfeito para se preparar para a gravidez, mas você pode alterar sua alimentação, ter hábitos menos sedentários com mais exercícios e hábitos de vida para beneficiar o seu corpo e o bem-estar do seu futuro bebê.

Alimentação correta para gestantes é a base para a Nutrição ideal

alimentaçao para grávidas

Nutricionista registrada Vandana Sheth, porta-voz da Associação Dietética Americana, disse que uma alimentação saudável é a base para uma gravidez saudável, assim como nos período pós gravidez e durante toda a sua vida.

Compre e prefira grãos integrais em produtos como cereais, pão ou bolachas; comer frutas da época para benefícios nutricionais e também para pagar mais barato; tente comer pelo menos três porções de alimentos de baixo teor de gordura e ricos em cálcio, diariamente; não tenha receio de comer muitos vegetais verdes, com folhas (só cuidado no tempero, óleos e azeites devem ser utilizados com cuidado); prefira a proteína de carnes magras ou tofu; e por final consumindo lentilhas secas, feijões e leguminosas.

“Na verdade, se você está tentando engravidar, [esta] pode ser uma boa chance em que realmente você pode virar e ficar saudável, para que preparar o corpo para o bebê e você e também pode definir um novo padrão para a saúde ao longo da vida,” Sheth disse.

Antes da gravidez você deve também adicionar certas vitaminas e minerais à sua dieta. Aumente sua ingestão de cálcio e ferro, porque as mulheres grávidas têm a necessidades de ambos. Tome leite e como queijos magros, quanto menos queijo amarelo melhor, cálcio todo dia e aumente de absorção de ferro comendo um alimento rico em ferro, folhas verdes escuras e com uma comida que tem vitamina C, como frutas cítricas.

Um multivitamínico também pode ajudá-lo a obter todos estes nutrientes essenciais, se você está esperando para engravidar.

“A maior coisa que alguém pode fazer é, na verdade, tomar uma vitamina.- vitaminas diárias,” Atlas disse.

A gravidez provoca diversas mudanças no corpo da mulher, no primeiro semestre, os sintomas como dores nos seios, enjôos e mal estar são comuns na gravidez, mas devem ser observados com cuidado pelo médico.

Doenças comuns na gravidez

doenças perigosas na gravidez

A preocupação com a saúde deve ser redobrada, principalmente se você já tem algum histórico familiar de doenças com a diabetes gestacional e alterações na pressão sanguínea. Todos os exames da gravidez, conhecidos como o os exames do pré-natal serão solicitados pelo seu médico e você deve fazer o acompanhamento periódico do crescimento do seu bebê, pelo exame de ultrassom e também acompanhando o crescimento da sua barriga.

Evite estresse nos primeiros meses da gravidez

decoracao de quarto de bebe

Passados os primeiros meses de encantamento, é preciso começar a planejar a estrutura da casa para receber o bebê. Alguns casais podem planejar se mudar de casa, e/ou muitas vezes precisam realizar uma reforma. O ideal é que elas sejam feitas com calma, ainda no final do primeiro trimestre da gravidez ou no começo do segundo. Assim você terá tempo suficiente para escolher o berço do bebê e planejar toda a decoração do quarto do bebê com carinho, pintando as paredes ou usando lindos papéis de parede. O stress das obras e também toda a sujeira e a poeira das reformas pode fazer com que você tenha problemas respiratórios ou alérgicos, que não são bons para o seu corpo e consequentemente não é o melhor para o seu bebê.

Cuidados com a saúde no último trimestre da gravidez

dor ciatica na gravidez

O último trimestre, você vai estar com uma barriga muito maior, e se estiver saudável, vai poder se dedicar para fazer uma grande festa de chá de bebê ou chá de fraldas e fazer as últimas compras antes do bebê nascer. Nesta fase da gravidez, é muito comum você se cansar muito mais rápido do que o normal, assim como dores nas costas e nas pernas.

moda grávida

A vaidade não pode ser esquecida durante a gravidez, a saúde mental pode ficar abalada com tantas mudanças e você não pode ficar com a auto-estima baixa. Vestir se bem e cuidar do seu corpo devem ser cuidados em todo o período da gestação. Suas roupas podem não mais caber e você vai precisar de roupas novas, mas existem diversas lojas especializadas em moda gestante, com roupas certas para se adaptarem ao seu novo corpo e sem incomodar apertando aqui ou ali.

Cuidados com a pele da gestante

Hidratantes

Sua pele do rosto pode ficar mais sensível durante a gravidez, então mesmo que você saia pouco de casa e pegue pouco sol, para evitar manchas no rosto comuns na gravidez, é importante usar um protetor solar. Não precisa ser um protetor solar específico para grávidas, mas use algum que você goste e de uma boa marca. Outra parte da pele que sobre bastante com a gravidez é a barriga e quadril. Devido ao aumento da barriga, a pele se estica, e se você não tomar cuidado, pode ficar com diversas estrias na barriga. Se não tratadas, as estrias da gravidez podem ficar bem marcadas e avermelhadas, e o tratamento para voltar a ter a barriga sem estrias pode sair bem mais caro do que um hidratante de estrias para grávidas.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

Claro que estas não são todas as recomendações de saúde para se preparar para a gravidez, mas com certeza já é um bom guia para tudo que você vai passar nos próximos meses. E se ficou ainda alguma dúvida, entre em contato conosco.

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