Sua Casa é Segura para o Seu Bebê? Evite acidentes terríveis

Ninguém quer ter que passar por momentos terríveis com acidentes domésticos com o bebê, muito menos ter que correr para um pronto socorro ou hospital, certo? segurança doméstica para bebês Então que tal ler nosso post e verificar se você já fez tudo que é possível para ter uma casa segura para seu bebê? segurança-domestica-bebes As crianças são muito curiosas e isso é totalmente natural. Imagine que tudo para eles é novidade, então os ajude a perceber o mundo sem que se machuquem, esse é seu papel e sua responsabilidade como mãe. Mas fiquem tranqüilas, pois vocês não podem impedir tudo! Acidentes acontecem, mas podem ser evitados. As dicas a seguir são as mais básicas para manter a segurança dos pequenos na sua casa.

Segurança para a sala

A sala é um ambiente relativamente seguro enquanto o seu filho for bebê, não engatinhar e não andar, você não precisará se preocupar. Porém, quando ele começar a engatinhar e andar tudo vai parecer perigoso se você não tiver adequado o ambiente para isso. Uma dica importante é sempre deixar o chão o mais livre que você puder. Se tiver objetos de decoração, vasos ou qualquer coisa do tipo, enquanto seu filho for pequeno, retire do chão e guarde em algum lugar para que depois você possa colocar novamente. Tome cuidado com quinas, objetos e móveis pontiagudos. No mercado existem protetores específicos para isso, normalmente são transparentes e protegem seu bebê contra batidas mais fortes que podem causar galos e também cortes na cabeça.

proteção de quina de mesa

Tenha um cuidado especial com as tomadas, apensar do novo padrão brasileiro de tomadas ser muito mais seguro, você também pode colocar protetores nelas para evitar que seu filho se acidente. Choques elétricos podem causar queimaduras internas graves e podem levar a morte da criança em instantes.

bebê-domada

Dicas para um quarto de bebê seguro

No quarto as mesmas dicas da sala são válidas, o quanto antes você deixar os ambientes da sua casa prontos melhor, pois você estará com tantas tarefas e em um momento tão diferente que dificilmente terá tempo para correr atrás desses detalhes de segurança para bebê. Então aproveite o seu tempo disponível e deixe a casa segura para você poder ficar despreocupada. Tenha sempre em mente: limpeza é fundamental. Limpe sempre o chão. Existe no mercado produtos que substituem o pano e rodo, se tornando um prático utensílio, indispensável. Tenha sempre a mão um álcool gel e paninhos ou mesmo papel toalha, a limpeza é prática e rápida, com a vantagem de que não vai precisa lavar o pano depois.

Segurança extra em janelas e sacadas

Não se esqueça de colocar as redes de proteção em todas as janelas e sacadas. Caso você já tenha, veja se está dentro da validade e se continuam seguras para agüentar o peso de uma criança e não se romper. Troque-as caso perceba que já estão ressecadas pelo sol ou apresentem algum ponto de rompimento.

Redes e Grades para Piscina

O afogamento em piscinas é mais comum do que se imagina. As crianças caem na água para pegar um brinquedo, ou por um desequilíbrio andando em sua lateral. As redes podem ser instaladas por empresas especializadas, assim como as grades de proteção.

Se você mora num condomínio ou apartamento com piscina, sempre que deixar seu filho para brincar próximo à área da piscina, verifique se existe alguma grade ou trava de segurança que impeça a entrada, assim, mesmo que você se distraia por alguns minutos, você garante que seu filho não sofrerá nenhum acidente terrível na piscina. O mesmo vale para hotéis e clubes.

Grades para portas e escadas

Se tiver escada, bloqueie tanto a parte de baixo quanto a parte de cima com portões específicos para isso. São de fácil instalação e podem ser encontradas à venda na internet e em casas de itens para casa, como Leroy Merlin e C&C. Fique atenta nas distâncias das grades para que a cabeça da criança não caiba entre elas. Você pode usar uma grade dessas também na cozinha, para impedir o acesso das crianças. grade para portas

Prateleiras e estantes

prateireiras-baixas-segurança-bebe

O melhor é ter prateleiras e estantes mais altas às quais o bebê não alcance quando for pequeno, assim você pode ter uma sala bacana e adequada para todos. produtos-quimicos-segurança-bebe Use prateleiras altas na lavanderia e banheiro para deixar produtos químicos e que podem ser perigosos para as crianças. Muitas vezes as embalagens coloridas e líquidos coloridos são atrativos para as crianças, além disso, crianças adoram colocar tudo em suas bocas, o que leva à uma grande contaminação e à um enorme risco à saúde.

Babás Eletrônicas com câmeras

babá eletronica com camera motorola

Uma maneira prática de proteger seus filhos é usando a tecnologia. você já ouviu falar das babás eletrônicas com câmeras? Equipadas com uma câmera, tipo essas webcam de se comunicado pelo computador, você pode ficar de olho nos seus pimpolhos. Veja mais sobre as babás eletrônicas com câmera aqui.

Mais segurança para as Portas

Para evitar que as portas se fechem e prendam os dedos das crianças, você pode usar este prático protetor de portas, que até tem uns desenhos bem fofos. espuma para proteção de porta Existem modelos mais simples também, sem desenhos. Uma alternativa bem prática e barata também é comprar aqueles tubos de flutuação para piscina (espaguete de piscina) e cortá-los, de forma que se prendam na porta e evitando que se fechem. Comprando apenas um, você consegue cortá-lo em vários e proteger todas as portas da sua casa. proteção de porta barato E aí, sua casa está segura para o seu bebê? Quais itens você já fez e quais estão ainda por fazer? Tem mais alguma dica para compartilhar com outras mamães? Deixe seu comentário no nosso site!

Gostou desse artigo? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário!