Conheça os principais Sintomas de Gravidez

Compartilha:

Basta um atraso no ciclo menstrual para que mulheres do mundo inteiro se questionem se estão ou não grávidas. Veja os sintomas mais claros de uma gestação e os métodos para se certificar disso.

sinais de gravidez

Quais são os sintomas de gravidez?

Atraso menstrual: é o primeiro dos sintomas e mais conhecido. Em geral, de fato é sinal de que um bebê está a caminho, porém para algumas mulheres isso pode ser apenas mais uma irregularidade do ciclo menstrual. Há ainda aquelas que tem pequenos sangramentos vaginais nos primeiros meses, o que faz com que pensem que é um fluxo mais fraco. Claro que se a intenção é engravidar, isto deve ser encarado como um sinal positivo e outros exames que comprovam a gravidez devem ser realizados.

Na maioria dos casos, o atraso na menstruação é um alerta e pode ser sintoma de algum outro problema não relacionado à gravidez, mas você deve ficar atenta principalmente se houve relação sexual desprotegida no período menstrual anterior. Se este é o seu caso, tente lembrar se você teve relações sexuais em seu período fértil. Vale lembrar que mesmo a pílula, se tomada da maneira incorreta e camisinha colocada de forma errada podem falhar.

Náuseas e vômitos: costumam acontecer entre a 6ª e 12ª semanas de gravidez, esses sintomas da gravidez se estendem até a 20ª da gestação.

Fruto das alterações hormonais femininas, muitas mulheres estranham sabores e cheiros mais fortes. Algumas mulheres mal conseguem usar alguns tipos de perfumes e podem se incomodar até com o odor de seus maridos.

É importante relatar este desconforto ao seu médico, pois ficar sem a alimentação correta e desidratada pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e complicações futuras ao feto.

Na maioria dos casos, é indicado um comprimido para enjoo e os sintomas são amenizados.

Algumas grávidas tem também essas sensações ao andar de ônibus ou de carro, ficando nauseadas com o balanço e os movimentos nas curvas. Leia mais sobre o mal estar da gravidez aqui.

Inchaço e dor nos seios: é causado principalmente pela elevação do estrogênio e da progesterona, e é um sintoma de uma gravidez mais avançado, o que acontece é esses hormônios estimulam o crescimento das glândulas mamárias. Esta é uma fase se preparação para a maternidade, já que você vai ter que amamentar seu bebê.

A dor tende a passar ao longo das semanas da gravidez, mas não deixe de relatar este fato ao seu médico também, caso o desconforto seja de mais.

Tente experimentar outros modelos de sutiã que são próprios para grávidas, com suporte e formatos apropriados. São encontrados em lojas de roupas para gestantes e também em lojas de lingerie.

Cansaço: causada pelo aumento da progesterona no corpo, o cansaço é mais comum nos três primeiros meses, algumas mulheres relatam ter muito sono e acabam não relacionando este cansaço com sintomas de gravidez e sim como resultado de um vida mais corrido ou uma noite de sono ruim. Em mulheres próximas dos 40 anos podem se sentir cansadas por mais tempo.

Procure ficar menos tempo em pé e distribuir as tarefas do trabalho e de casa de maneira que sempre possa parar para relaxar um pouco.

É um momento delicado da gestação pois vão haver dias que a única coisa que você vai querer fazer é dormir.

Uma boa alimentação pode ajudar a reduzir os níveis de cansaço, além de uma noite tranquila. Evite muita agitação antes de se deitar, leia um livro e tome um chá para relaxar.

Excesso de urina: durante a gravidez o corpo expele mais sódio, ou sal, e para isso os rins passam a funcionar com maior frequência. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, assim você pode repor os líquidos perdidos.

É importante manter a hidratação e se disciplinar para ir ao banheiro quando necessário. São comuns os casos de mulheres que tem problemas urinários na gravidez como infecção urinária.

Constipação intestinal: devido à compressão dos órgãos responsáveis pela digestão.

Escolha os alimentos com maior teor de fibra. Novamente sua alimentação é sua aliada. Caso tenha dificuldades, oriente-se com seu médico se pode tomar algum produto laxativo natural.

Azia:também devido à compressão dos órgãos responsáveis pela digestão, principalmente do estômago. Tente identificar os alimentos que são mais prejudiciais para seu estômago, assim você pode adequar o seu cardápio, escolhendo as opções que te fazem bem.

Mudanças de humor: causadas pelas bruscas variações hormonais. Não tente entender o que se passa nestes momentos. Avise seu companheiro e pessoas próximas sobre a situação, elas vão compreender e vai ser mais fácil passar por esses momentos junto com eles.

Evite descontar na comida ou ferir os sentimentos de outras pessoas, tente se controlar e procure algo que lhe dê conforto neste momento. Pode ser um canto da casa, uma leitura de um texto. Para entender melhor sobre a mudança de humor na gestação, leia aqui.

Desejos ou enjôos de determinados alimentos: não tem uma explicação específica, em geral são causados por uma soma de fatores. É quase um mito que os desejos de grávida existem, mas muitas mulheres relatam que sentem desejos estranhos durante a gravidez e até mudam seus hábitos alimentares em função da gestação.

Tonturas e/ou Dores de cabeça: causadas pelas mudanças hormonais e o acumulo de líquidos pelo corpo. Não saia tomando qualquer remédio para dor de cabeça se estiver grávida. Se puder esperar até falar com um médico, evite tomar o primeiro comprimido ou o seu remédio favorito para dor de cabeça sem antes consultar se ele é seguro para gestantes. Muitas vezes somente a leitura da bula não é o suficiente.

Dores nas costas: consequência do aumento de peso do corpo, é um sintoma de gravidez avançado. Com a mudança da distribuição do peso sobre sua coluna é normal sentir essa dor nas costas e também nas pernas. Evitar longas distâncias a pé, não carregar peso e usar um calçado apropriado para grávidas pode ajudar a amenizar este desconforto. Leia mais sobre a dor ciática na gravidez.

Exames para detecção de gravidez

Se ainda existem dúvidas se você está ou não grávida e sente vários desses sintomas de gravidez, aqui estão os métodos definitivos

Exame de Sangue

Beta hCG: Esse é o exame mais confiável de todos. Nele é dosado no sangue o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Você precisa de um pedido médico para a realização deste exame. É oferecido em diversas clínicas e o procedimento é similar à um exame de sangue.

Este teste se baseia no fato que as dosagens de hCG começam a aumentar após 8 dias da fecundação do óvulo.

Entenda os resultados do teste sanguíneo:

Abaixo de 5 mIU/ml = Negativo. Você não está grávida, ou se estiver, ela é extremamente inicial.

Entre 5 e 25 mIU/ml = Indefinido ou significam gravidez muito recente. Deve ser repetido após três dias.

Acima de 25 mIU/ml = Positivo.

Exame de Farmácia

Teste de gravidez de Farmácia: este teste segue o mesmo princípio da dosagem do hormônio hCG, porém faz a medição a partir da urina, que tem uma quantidade muito menor do hormônio que no sangue, por isso são menos precisos. Porém se forem feitos com duas semanas de atraso da menstruação, costumam ter 99% de eficácia.

Existem testes de farmácia que tem sensibilidade maior para o hormônio hCG, então não se assuste se você chegar à farmácia e encontrar um modelo que custa R$5,00 e outro por quase R$50,00. Esta variação se deve a tecnologia aplicada ao produto, que pode indicar com maior ou menor precisão sobre a sua gravidez.

O teste de gravidez é muito simples de fazer e pode confirmar se todos os seus sintomas de gravidez são mesmo de sinal de um futuro bebê à caminho.

Fotos de exames de farmácia

Veja abaixo diversas fotos e modelos de testes de farmácia:

Você está com sintomas de gravidez? Já fez o teste de farmácia e está na dúvida? Normalmente os testes de farmácia vem com um manual de instruções bem detalhado e explicativo, mas se estiver com dificuldade, pode pedir ajuda à uma amiga ou alguém próximo para tirar a dúvida. Em alguns casos, esses testes podem falhar se não forem realizados corretamente ou se estiverem com o prazo de validade vencidos. Para saber mais sobre os exames de farmácia, leia aqui.

Emagreça de 4KG a 5KG depois da gravidez com esse detox preferido das celebridades

Esperamos que esteja tudo bem com a sua gravidez e boa sorte. Acompanhe nosso site para aprender tudo sobre a gravidez e tudo para as grávidas.

Compartilha:

Recomendados Para Você:

Uma ideia sobre “Conheça os principais Sintomas de Gravidez

  1. luciana dias

    Estou apresentando vários dos sintomas de gravidez, mas já fiz duas vezes o teste e eles deram positivo. Será que estou grávida mesmo?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *