tipos de choro do bebê

Tipos de Choro do Bebê – Identifique as necessidades do seu bebê

Nem mesmo as mães experientes conseguem identificar todos os tipos de choro de um bebê, principalmente porque a criança começa a chorar repentinamente pegando a mamãe de surpresa, o mesmo pode-se dizer do pediatra, que não saberá identificar exatamente qual o problema da criança, a menos que possa observar seus movimentos e realizar uma leitura do que o mesmo poderá estar sentindo.

O método mais antigo e certeiro é o famoso “tentativa e erro”, para descobrir o que a criança sente através do método de eliminação de possíveis fatores que podem estar incomodando a criança, devendo ter paciência até que se descubra o que ela quer.

tipos-choro-bebe

Os tipos de choro mais comuns

A criança não é tão complexa quanto parece, pois seus choros tem uma limitação de acordo com seu conhecimento, os quais estão relacionados ao seu instinto de sobrevivência e necessidades básicas. Ou seja, estão relacionados com a necessidade de comer ou dormir, sensações como dor, frio ou calor, desconforto e até mesmo por amparo emocional, quando o bebê se sente sozinho.

Para cada evento em que a criança dá início ao choro, a mãe deve buscar realizar um ritual de tentativas até que encontre o problema e a criança pare de chorar e se acalme.

Fome

O choro de fome pode ser identificado pelo movimento de abrir e fechar a boca, ou ainda salivar, e o mesmo se confirma quando a criança pára imediatamente de chorar para comer, podendo perceber ainda a gula que a mesma apresenta ao pegar o bico, do contrário, a criança poderá evitar o bico e continuar chorando, mesmo tendo identificado o alimento. Aliás, se você tem dificuldades para amamentar seu filho ou precisa de dicas, confira o nosso guia completo de amamentação.

Dores

O choro de dor é mais agudo, onde o bebê aparenta desconforto, podendo ainda mover as pernas ou talvez dificuldade em manter o choro. Esse choro normalmente é inconstante, com intervalos, revelando que a criança tem dificuldade de manter o choro devido a dor. Neste caso, descobrir a dor pode ser bem difícil, a criança poderá apresentar cólicas, dores de ouvido ou qualquer outro tipo de dor. Caso a mãe não consiga encontrar o motivo de maneira rápida, é aconselhável levar o bebê ao médico.

Sono

Já no choro de sono o nervosismo da criança é aparente. Quando a criança está com sono ela também apresenta outros sinais, como coçar os olhos ou esconder-se nos ombros da mãe. Esse choro é um dos mais fáceis de identificar, pois depois de alguns dias com a criança, a mãe consegue identificar facilmente os sinais de sono do bebê. Veja como fazer o bebê dormir sozinho.

Emocional

Outro tipo de choro bastante comum é o choro emocional. Nesse, a criança não tem nenhuma necessidade aparente – mas se sente sozinha e desamparada. O choro emocional normalmente é acompanhado de soluço, e ocorre quando a criança deseja de sentir segura: seja porque “estranha” algum membro ou conhecido da família ou porque ficou sozinha em um determinado ambiente.

Agora que você já conhece as formas mais comuns de choro dos bebês, vai ficar muito mais fácil para lidar com a criança no dia a dia. Lembre-se sempre: quando a criança começar a chorar, embora o barulho seja desesperador e acarrete naquela vontade de chorar junto com o bebê, você deve manter a calma e seguir a sua rotina para descobrir o motivo pelo qual a criança está chorando.

Aprenda fazer sapatinhos de bebê para economizar e até para vender para outras mamães.

E você, conhecia esses tipos de choro? Você já tem estabeleceu um “checklist” para o choro do seu bebê? Compartilhe as suas dicas com as mamães aqui do blog! Deixe seu comentário nesse artigo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *